Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Muito além de Dublin: destinos inusitados para seu intercâmbio na Irlanda

 

 

Não há dúvidas de que Dublin é uma cidade maravilhosa e, além disso, uma das mais queridas entre os intercambistas. Afinal, excelentes escolas, possibilidade de trabalho e boa localização são grandes diferenciais desse destino. Contudo, a Irlanda também reserva excelentes surpresas para quem busca opções mais variadas no país, como as cidades Cork e Limerick.

Agora, se assim como grande parte dos estudantes, você nunca ouviu esses nomes, saiba por que você deve começar avaliar tais destinos para o seu intercâmbio!

Cork – cidade grande com o charme do interior

Mesmo sendo a segunda maior cidade da Irlanda, Cork não se destaca como o principal foco dos turistas. Por isso, ao escolher a cidade como seu destino de intercâmbio, você poderá ter um contato muito mais próximo com a cultura irlandesa e perceber de perto como os prazeres de uma vida agitada podem ser perfeitamente equilibrados ao clima de uma cidade pequena.

O destino, que chama a atenção pela qualidade de vida e pelo ensino de excelência, possui uma infraestrutura completa eacessível. Dificilmente você irá precisar de ônibus ou trem para se locomover, já que a maioria dos trajetos podem ser feitos a pé ou de bicicleta. Prepare-se ainda para ter à sua disposição diferentes opções de shoppings, bares, pubs e cafés.

Outro diferencial de Cork é sua riquíssima tradição na música, artes e teatro. Por estar repleta de museus e atrações exuberantes, a cidade já foi considerara a capital cultural da Europa. Durante sua estadia não deixe de visitar a Cork City Gaol, uma antiga prisão do século XIX, que possui toda uma aparência de castelo, e o Museu de Cork, instituição construída em 1845, com mais de 70 mil metros quadrados de jardins, contém diversos artefatos e peças de arte da história da cidade.

Para os intercambistas que curtem uma boa história, outra atração imperdível é o misterioso castelo Blarney Castle. Localizado a cerca de meia hora do centro e construído a mais de 600 anos, sua estrutura é toda de pedra e abriga centenas de lendas e histórias.  A mais famosa se refere à pedra Blarney Stone. Segundo a lenda, quem beijá-la recebe o dom da fala. Mas, para isso você vai precisar de uma disposição para visitar todos os ambientes do castelo, subir muitos íngremes degraus, se pendurar de costas em um buraco e, enfim, beijar a pedra. Contudo, alguns ilustres visitantes, como Winston Churchill e Mick Jagger, garantiram que todo o esforço vale a pena!

Outro grande sucesso da cidade se refere justamente ao seu principal objetivo ao fazer um intercâmbio: estudar inglês. A região conta com expressivas instituições de ensino, entre elas a Cork English Academy, associada a Marketing English in Ireland, instituição que integra as melhores escolas de idioma do país. Assim como Dublin, a cidade também oferece excelentes oportunidades de trabalho aos intercambistas.

Limerick – o tradicional estilo de vida irlandês

Localizada na província de Munster, no centro-oeste da Irlanda, Limerick tem uma localização privilegiada e, mesmo fazendo seu intercâmbio na cidade, você poderá conhecer quase todos os pontos turísticos do país. A cidade é também um polo estudantil e o principal centro econômico fora do eixo Dublin-Cork. Contudo, trata-se de um destino mais tranquilo e com poucos estrangeiros. Assim, você poderá conhecer a fundo a tradicional cultura irlandesa através da intensa convivência com os locais.

Dividida em duas belas épocas, ao caminhar pelo centro da cidade você terá acesso a Irish Town, que inclui a região mais antiga da cidade, cheia de referências medievais, enquanto que nas áreas localizadas na metade sul dá acesso a English Town, reflexo de um território dominado pela Inglaterra.

Em Limerick você pode adicionar na sua lista de pontos turísticos a visita ao King John´s Castle, de 1212, que reúne história e arqueologia com uma pitada de tecnologia, a St. Mary´s Cathedral, de 1168, uma igreja anglicana que chama atenção por sua mistura romântica e gótica, o Hunt Museum, reconhecido internacionalmente por exibir uma das maiores coleções privadas de arte da Irlanda, com obras que vão do período neolítico até o século 20 e a presença de artistas consagrados como Renoir, Picasso e Yeats, e, por fim, o Thomond Park Stadium, um dos estádios de rugby mais famosos da Europa que possui um incrível museu interativo, repleto de curiosidades sobre a história do esporte.

Falando nisso, enquanto estiver por Limerick, não deixe de conferir uma partida de rugby do Munster, o time da cidade é um dos mais fortes da Europa e constantemente disputa títulos na Heineken Cup, a Liga dos Campões do rugby do continente.

Outra atração imperdível bem perto da cidade são os Cliffs of Moher, penhascos que terminam no Oceano Atlântico e formam uma vista simplesmente memorável. As praias localizadas por perto também são excelentes para que busca um pouco de adrenalina e se arrisca na prática do surf.

Para o aprendizado do inglês, uma excelente opção é estudar na Griffith College, maior escola de educação privada da Irlanda. Moderna e dinâmica, a instituição é referência no ensino do idioma no país e recebe mais de 7 mil alunos anualmente somando todas as suas unidades.

E, então? O que achou de Cork e Limerick? Agora, que você já sabe mais sobre essas duas cidades encantadoras, já pode avaliar melhor qual destino na Irlanda combina mais com o seu perfil. Feito isso, procure uma agência de intercâmbio especializada e confira todas as oportunidades que esse país incrível pode te oferecer!

Maurício Marques é diretor comercial da Global Study, franquia de intercâmbios.

Sobre a Global Study:

www.globalstudy.com.br

A Global Study tem como missão democratizar o acesso ao intercâmbio, oferecendo vários destinos com pacotes que incluem passagem aérea, acomodação, escola e, às vezes, até um emprego no país de destino. Com operação desde 2007, a rede possui 13 agências no Brasil e parceria com as melhores escolas em mais de 14 países, entre eles Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda, Estados Unidos e Inglaterra. A franquia custa entre R$ 80 e R$ 100 mil.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem