MTur prorroga prazo de inscrição para curso de Especialização em Atrativos Naturais

MTur prorroga prazo de inscrição para curso de Especialização em Atrativos Naturais

Os interessados podem se inscrever até o dia 16 de fevereiro


 

OMinistério do Turismo informou nesta segunda-feira (05.02) que prorrogou o prazo de inscrição para o curso de Especialização em Atrativos Naturais. A formação ofertada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) é para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Nordeste.
 

Os interessados poderão se inscrever até o dia 16 de fevereiro através do formulário (Clique AQUI), para ingresso na modalidade de Educação a Distância, no ano letivo de 2024, ofertado pelo Campus Avançado Cabedelo Centro. As ofertas chegam a 537 vagas.
 

QUALIFICA TURISMO – O MTur disponibiliza em seu site uma plataforma de cursos online voltados à formação turística. São diversas temáticas que abrangem o setor disponíveis em cartilhas, cursos e programas de qualificação.
 

Atualmente, podem ser feitos de forma online os cursos de Condutor de Turismo Náutico; Audiodescrição e Turismo Acessível; Orientação e Mobilidade de pessoas cegas em ambientes urbanos; Turismo, inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência e/ou com mobilidade reduzida e O profissional de turismo e a pessoa com deficiência e/ou mobilidade reduzida.
 

Em breve também serão ofertados os seguintes cursos: Turismo acessível na língua brasileira de sinais – Librastur; Turismo acessível às pessoas com surdocegueira e às pessoas com Deficiência Múltipla e Turismo acessível às pessoas com deficiência intelectual.
 

Dentre as cartilhas disponibilizadas pelo Qualifica Turismo, são ofertados três assuntos a respeito do turismo acessível: Introdução a uma viagem de inclusão; Mapeamento e planejamento – acessibilidade em destinos turísticos e Bem atender no Turismo Acessível.
 

Para acessar esses e mais conteúdos do Qualifica Turismo, basta clicar AQUI.
 

PARCERIAS – Além do seu próprio conteúdo de formação disponibilizado através do site do MTur, o ministério também promove cursos por todo o país com diversos parceiros.
 

É o caso do SENAC que, junto ao MTur, oferece 55 vagas em cursos gratuitos de gastronomia em Goiás e no Piauí. As inscrições ainda estão abertas e vão até o dia 13 de fevereiro. Já no Paraná, a mesma parceria disponibiliza 123 vagas para três cursos na área de gastronomia: Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional e Cozinha Japonesa. As inscrições para as vagas remanescentes também vão até 13 de fevereiro.
 

A maior quantidade de vagas disponibilizadas vem da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-grandense (IFSul). São seis mil vagas para cursos profissionalizantes nas áreas de Agente de Recepção e Reserva em Meios de Hospedagem; Copeiro e Garçom e Mensageiro, todos para as regiões Norte, Centro-Oeste e Sul. As inscrições vão até o dia 24 de fevereiro.
 

Além dessas oportunidades, os profissionais do Turismo e pessoas que desejam ingressar no setor, poderão fazer cursos de espanhol básico e intermediário. A previsão é que o início das aulas aconteça em 18 de março de 2024.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!