MSC WORLD EUROPA LIGA-SE COM SUCESSO À ENERGIA EM TERRA PELA PRIMEIRA VEZ NO MAR MEDITERRÂNEO

 

A MSC Cruzeiros continua a avançar no seu compromisso com a sustentabilidade ambiental ao ter ligado com sucesso o MSC World Europa à energia em terra no porto de Valetta, Malta- a primeira instalação de energia em terra operacional no Mediterrâneo.

 

A Companhia está comprometida com a utilização de energia em terra onde quer que esteja disponível, pois é parte integrante do objetivo  da Companhia de ter operações com zero emissões de gases com efeito estufa até 2050. A utilização de energia em terra permite que um navio se ligue à rede elétrica local e remova a necessidade de manter o motor do navio a funcionar, o que elimina emissões diretas enquanto o navio está ligado ao porto.

 

A MSC Cruzeiros efetuou os primeiros testes no inicio deste ano em Valetta e a experiência adquirida contribuiu para aperfeiçoar a processo de implementação da energia em terra. A partir de agora, o MSC World Europa ligar-se-à às instalações de energia em terra quando fizer escala em Valetta. O navio fará escalas todas as semanas durante todo o próximo ano e em 2025.

 

Desde 2017, todos os novos navios que se juntam à frota da MSC Cruzeiros foram equipados com uma ligação à rede elétrica terrestre e estão em curso planos para modernizar os navios. A Companhia conseguiu aumentar o número de escalas nos portos que utilizam energia em terra, à medida que mais portos introduzem instalações de energia em terra. A ligação histórica em Valetta segue-se às recentes ligações bem-sucedidas no Norte da Europa-incluindo Warnemünde na Alemanha, os portos noruegueses de Bergen, Alesund e Haugesund e Southampton no Reino Unido. No inicio deste ano, a MSC Cruzeiros inaugurou a nova instalação de energia em terra em Kiel, Alemanha.

 

A MSC Cruzeiros pretende adicionar pelo menos 15 novos portos ao seu plano de energia em terra entre 2024 e 2026, concentrando-se em vários portos em Itália, incluindo Génova, La Spezia, Civitavecchia, Nápoles e Trieste, bem como portos proeminentes como Barcelona, Hamburgo, Valência, Marselha, Copenhaga e o novo terminal de cruzeiros em Miami, que será inaugurado no próximo ano, contarão com capacidade de energia em terra. A MSC Cruzeiros reconhece a importância da colaboração com portos e regiões para alcançar práticas marítimas sustentáveis. A Companhia assinou um Memorando de Entendimento para melhorar as instalações de energia em terra na área do Mar Báltico e estão a ser assumidos compromissos semelhantes com outros portos no Mar Mediterrâneo.

 

Michele Francioni, SVP Cost Optimisation & Process Improvement da MSC Cruises, afirmou, “O nosso plano de energia em terra demonstra que estamos totamente comprometidos em reduzir as emissões dos nossos navios. Utilizar a energia em terra é um grande passo em frente porque nos permite eliminar as emissões diretas de um navio enquanto está atracado. Precisamos de mais portos em toda a Europa e fora dela para introduzir energia em terra o mais rápido possível, para que possamos reduzir ainda mais as emissões atmosféricas locais. Garantiremos que os nossos navios estejam prontos para se ligar onde quer que as instalações estejam disponívei. Ligar o MSC World Europa à rede elétrica terrestre em Valetta é um feito de que nos orgulhamos e estamos gratos pela colaboração e excelente cooperação com a Transport Malta, a Infraestructure Malta e as autoridades maltesas, bem como com o porto de cruzeiros de Valetta”.

 

O MSC World Europa foi o primeiro navio da MSC Cruzeiros movido a gás natural liquefeito. Sendo um dos navios de cruzeiro com melhor desempenho a operar no mundo em termos de emissões de C02 por passageiro, o MSC World Europa representa um grande passo em frente na viagem da MSC Cruzeiros no sentido de alcançar zero emissões até 2050. O MSC World Europa também está entre os primeiros navios contemporâneos de cruzeiro a incorporar tecnologia de célula de combustível de óxido sólido, com testes experimentais a mostrar resultados muito promissores.

 

 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!