Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Montevidéu e Punta Del Este, duas pérolas do Uruguai que valem muito a pena conhecer!

Monumentos lindos em Montevidéu
Monumentos lindos em Montevidéu

Morando em Natal, região Nordeste do Brasil, e apesar de trabalhar no turismo, não ouvia tanto falar em Montevidéu ou Punta Del Este. Sempre ouvia Argentina, Chile, mas o Uruguai parecia longe do meu alcance. E por sugestão de uma amiga, decidimos ir conhecer Montevidéu e passar o carnaval em Punta Del Este.Foi mesmo uma aventura, a começar por pesquisar sobre o destino, o que teria para ver, qual moeda, atrativos, companhias aéreas, preços, hotéis caros, acessíveis,etc.. E comprei bem antes a passagem aérea, foi barata , mas nem tanto, se tivesse comprado antes, compraria muito mais barato. Decidimos então irmos primeiro para MOntevidéu. Fui no vôo da Gol direto para Montevidéu, aliás um excelente vôo com os funcionários exemplares no atendimento, mas o vôo lotado..Ao chegar , fomos saber quanto era o táxi até o hotel TRYP Montevidéu, no coração de Punta Carretas, um dos bairros mais chiques e super bem localizado na rua em direção ao shopping Punta Carretas, maravilhoso com lojas de griffe, restaurantes com a delicia da gastronomia de Montevidéu, com destaque para a melhor carne .

 

Montevideu e Punta Del Este- fevereiro 2015 008

Na chegada ao aeroporto, um dos mais modernos , o grande impacto foi a moeda. Já sabia que mil reais valia 9 mil pesos, mas não tinha idéia que o táxi até o hotel era mais de 1.000 pesos. Ou seja, o nosso dinheiro valia muito, mas também quando trocava valia pouco. E todo dia trocava 100 reais, que equivalia a 825 pesos , e só a comida levava um bom dinheiro,  a carne por exemplo, sem acompanhamento custava 650 pesos, um chope 95 pesos, um refrigerante 62 pesos, uma torrada 110 pesos,etc. Tinha dias que o dinheiro não dava e bote mais 100 reais e assim ia. Gostei da arquitetura da cidade, cheia de casas lindas, até parece que só tem rico lá, as ruas largas, o povo bonito e simpático, me senti na Europa. O sol aparecia, e pela manhã até dava para usar um leve vestido, mas quando chegava as 17hs da tarde, o vento começava a soprar forte e nem pensar em usar uma saia ou vestido, somente calça comprida e casacos. E quem era do nordeste do Brasil sentia mais o frio bater na cara. As ruas tranquilas, me senti segura mas sempre olhando para todos os lados.O hotel, o TRYP Montevidéu, da rede Meliá, muito bom, quarto amplo confortável, café da manhã com produtos variados, com atendimento vip dos funcionários como o Mariano e o gerente geral, Gabriel Umansky  e que inclusive fala muito bem português e  que estavam prontos para orientar.

 

 

chegada no apartamento super luxo do TRYP Montevidéu
chegada no apartamento super luxo do TRYP Montevidéu

Um dia compramos o city tour e fomos pela cidade, mas ao descer no mercado do Porto, um dos lugares mais lindos de Montevidéu, ficamos fascinados com o lugar, com praças , arquitetura antiga e com lojas de artesanato, souvenirs , sabonetes de maconha(chamavam a atenção de quem passava)e vários restaurantes , alguns com mesinha do lado de fora, com show de tango, em sua maioria lotados. A gorgeja do garçom nunca estava incluída na conta, e o garçom chamava atenção para isso. Dá a entender que tem que se pagar sempre.. E perdemos a hora e quando voltamos para o lugar que era para pegar o city tour novamente, já havia passado e compramos então outro city tour, este o ônibus no estilo jardineira e percorremos mais um pouco. A cidade tem vários shoppings, restaurantes super legais e bares como o Negroni que estivemos, mas não ficamos muito tempo por causa do frio. Lá experimentei o drink Aperol, aliás muito bom. E fica atrás do Sheraton  hotel, muito bem localizado.

 

Apt com dois quartos, e este com cama de casal era o meu, me sentindo a própria rainha com este luxo
Apt com dois quartos, e este com cama de casal era o meu, me sentindo a própria rainha com este luxo

 

Ainda no meu quarto five star
Ainda no meu quarto five star

 

Com o gerente geral do TRYP Montevidéu, Gabriel Umansky,
Com o gerente geral do TRYP Montevidéu, Gabriel Umansky,

 

 

Mariano, executivo do TRYP Montevidéu, excelente pessoa que me atendeu muito bem
Mariano, executivo do TRYP Montevidéu, excelente pessoa que me atendeu muito bem

 

 

 

 

Shopping Punta Carretas
Shopping Punta Carretas

 

TRYP Montevidéu
TRYP Montevidéu

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Hamburger do Ovo Beach, uma delícia
Hamburger do Ovo Beach, uma delícia

 

PUNTA DEL ESTE , PARAÍSO DE TODOS

Dois dias ficamos e seguimos para o paraíso de Punta Del Este, onde muita gente acredita que vai conhecer um rico por lá. Tem fama de só ter milionário e realmente tem muita gente rica, mas tem de tudo, mais ou menos, farofeiro e de tudo um pouco. E fomos de ônibus pela empresa COT ( www.cot.com.uy) bem conhecida, ótimos ônibus com ar e wi fi)..Aliás achei Montevidéu, uma cidade moderna, avançada, nada de atrasada como algumas pessoas diziam, a minha primeira impressão foi ótima. A passagem direta para Punta Del Este custou 239 pesos por pessoa, e levamos quase duas horas para chegar. Viagem tranquila e ônibus lotado, também com brasileiros e turistas em geral.

 

Os preços em peso!
Os preços em peso!

Montevideu e Punta Del Este- fevereiro 2015 060E no caminho o motorista pergunta onde vai descer, se em Maldonado ou Punta. E seguimos para Punta e chegamos na estação de ônibus e fomos andando nas ruas com malas e cuias, pois o hotel Alhambra ficava perto. Muito fácil andar em Punta De Este, as ruas se chamam Calle 28, calle 29 e a rua principal se chama Juan Gorlero, a rua do comércio, dos restaurantes, da MaC Donald, lojas de souvenirs, lojas de alfajor (aliás todos uma delícia e vale a pena comprar e trazer na mala), além do famoso doce de leite de dar água na boca.. Ai que saudades..

 

Montevideu e Punta Del Este- fevereiro 2015 076

Mas o frio era intenso. O céu brilhava, azul lindo, iamos para a praia, mas a água gelada, para quem mora no Nordeste do Brasil. Eu não aguentava. Levei vários biquines e só usei um. Levei uma mala cheia de roupas e que mal usei. Ouvia falar que tinha que levar uns cachecol, uns lenços leves,  que nada, sentia e morria de frio.  Vistas lindas paradísiacas. Realmente Punta Del Este é um lugar que atrai gente do mundo, milionários que despejam seus dinheiros em casas ou apartamentos luxuosos, mas dizem que mal aparecem por lá ou quando recebem vips para uma festa. Fiz o city tour, que foi deslumbrante passando pelos lugares mais lindos que alguém possa ver, pelas praias, um tour pelas casas de luxo e por um lugar que chamou atenção de todos, a Casa Pueblo, um lugar mágico que conta uma história linda e triste que emociona o mundo e um dos mais belos e deslumbrantes pôr do sol. Imagine um pôr do sol as 21hs da noite.*

 

 

Monumento Los Dedos
Monumento Los Dedos

 

 

Casas super luxo um por andar
Casas super luxo um por andar

 

 

No museu Ralli em Punta Del Este
No museu Ralli em Punta Del Este

 

 

 

 

 

 

 

 

Pôr do sol na Casa Pueblo, lindo imperdível
Pôr do sol na Casa Pueblo, lindo imperdível

Casapueblo é a antiga casa de verão do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró e é agora uma cidadelaescultura que inclui ummuseu, uma galeria de arte e um hotel chamado Hotel Casapueblo que fica dentro da estrutura. Ele está localizado em Punta Ballena, próximo de Punta del Este, Uruguai.

Construído ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera (Da Pioneer), foi o arquiteto Carlos Páez Vilaró, que o desenhou com um estilo semelhante ao das casas da costa mediterrânica de Santorini, mas geralmente o arquiteto refere-se ao Forneiro, um pássaro típico do Uruguai, para discutir o tipo de construção.

No interior há um museu e uma galeria de arte, mas há alguns anos ele construiu um apart-hotel chamado Hotel Casapuebloou Club Hotel Casapueblo e tem um restaurante chamado Las Terrazas (Os Terraços), que segue o estilo da construção original e oferece um saboroso cardápio internacional.

Tem uma homenagem a Carlos Miguel (filho do artista), um dos dezesseis uruguaios sobreviventes do acidente aéreo daForça Aérea Uruguaia Vôo 571 que caiu nos Andes em 13 de outubro de 1972.

A loja do Museu recebeu algumas das mais importantes personalidades do mundo político e cultural.

O hotel dispõe de vários tipos de quartos, dependendo do conforto, tipo de quarto e a época (alta temporada é de dezembro a fevereiro), mas você pode encontrar quartos com capacidade de 2 a 8 pessoas. O local é de difícil acesso aos deficientes físicos e idosos, possui uma grande quantidade de escadas e corrimãos não existem.

Casa Pueblo
Casa Pueblo

Um dos lugares também interessante é a estátua dos Dedos, Los Dedos..O Monumento al Ahogado é uma escultura de cinco dedos parcialmente enterrados na areia, localizada na Parada 4, na Praia Brava em Punta del Este. É coloquialmente referida por: Monumento Los Dedos ou La Mano. Vale a pena o registro de uma foto!

 

 

Montevideu e Punta Del Este- fevereiro 2015 169

E no ônibus de Montevidéu para Punta Del Este fui conversando com um uruguaio, muito bonito e muito legal como pessoa, que me disse que tinha uma casa linda em Punta Del Este ,mas não era rico, e achei interessante porque antes da pessoa embarcar para Punta Del Este, todo mundo tem esta impressão que só tem gente rica , e tem de tudo. É um lugar de primeiro mundo, tem o wi fit em todo canto e numa velocidade gigantesca. Na praia não vemos ambulantes vendendo como tem no Brasil, vemos algumas vezes uma barraquinha vendendo somente cachorro quente, milho , refrigerantes, água.. E na praia também tem baldes para lixo e uma barraquinha tipo uma casinha para trocar de roupa, além de banheiros químicos para atender todos .Em geral os hotéis dispõem de cadeiras e guarda -sóis, mas tem para alugar na praia o guarda sol por 150 pesos. Vale a pena, pois o sol é para torar.. Tem ruas que só tem lojas de grife famosas com preços altissimos, mas também tem outlets com preços acessíveis.

No Ovo Beach
No Ovo Beach

DICAS

Um lugar imperdível é ir no Ovo beach do Conrad resort,  pela manhã para bronzear, papear e saborear coisas gostosas como sanduiches, pratos super deliciosos, bebida gelada, drinks interessantes e gente bonita. E não é caro, vale a pena experimentar.. O hamburger nossa, é uma delícia e sem contar que vem com molho especial e num preço ótimo. Outra dica é ir curtir a Ovo Night Club do Conrad. Na ocasião que estava lá em Punta Del Este, pude conhecer e visitar e prestigiar o show com o dj francês, Bob Sinclair, um dos mais famosos do mundo e a noite foi show. Agradeço a gerente de relações públicas do Conrad, Maria Hernandez e a Cintia que me ofereceram convite vip. Mas quem foi, mulher pagou 45 dólares e os homens pagaram 60 dólares. Lá só recebe em dólar ou peso ou cartão de crédito. Um lugar lindo com gente descolada, com idades a partir dos 23 anos, com pessoas acima dos 30 e dos 40 anos..

Na noite de Punta Del Este, a balada  começa depois da meia noite.. Ou seja faz passeios de dia, vai para a praia, dorme e só acorde perto das 22hs, a meia noite começa o esquente em algum bar e a boate abre a uma e meia da manhã e as duas da manhã está no grau e vai até pela manhã ou quando aguentar.   Uma boa dica também na orla, o barzinho Moby Dick badalado com gente circulando e ao lado bares da moda.

Recomendo um city tour para conhecer e ver o que Punta Del Este e arredores tem a oferecer. Não deixe de experimentar os churros com doce de leite em lojinhas em Maldonado. Antigamente os argentinos invadiam Punta, hoje os brasileiros, mas também se vê europeus, americanos, e chilenos. Os brasileiros , sendo a maioria de SP, sul do Brasil e poucos da região Nordeste. O city tour vale a pena para passar pelos bairros das casas dos milionários de vários países, inclusive de alguns brasileiros. As casas lindas e sem muro ou segurança. Dizem que em Punta Del Este os policiais andam a paisana, mas o fato é que vi poucos policiais, aliás uns dois ou três na rua. A cidade é limpa, não há lixos na rua, todo mundo muito educado e civilizado. Outro lugar que vale a pena visitar e está incluido no city tour é o museu Ralli com obras de esculturas de grandes artistas. O city tour custa 600 pesos por pessoa e dura em torno de cinco horas e é feito  numa van ( no meu caso foi o Hotel Alhambra, que fica na Calle 28 que indicou)

Um lugar lindo é visitar o porto, aliás onde ficam as lanchas dos milionários, um lugar lindo com a vista do mar azul. Quando estava por lá um navio da MSC passou um dia desembarcando os turistas. Lá no porto próximo ao Iate  Clube pode por acaso  ver leões marinhos descansando, até cochilando e despertando a atenção dos fotográfos turistas que passam por lá. Há passeios de lancha para ilhas próximas. Muitas opções de passeios para quem está disposto a gastar mais.

Já havíamos comprado a passagem de ônibus para voltar para a estação de ônibus para  Montevideu e quando chegamos na estação em Punta Del Este não sabíamos que poderíamos descer no aeroporto. Pois é ninguém informa, e se você é turista, preste atenção neste detalhe. Ao embarcar diga que vai descer no aeroporto, então colocam as malas dentro de um espaço que somente vão para o aeroporto e primeiro passam no aeroporto e depois o outro espaço fica reservado para quem vai para a estação rodoviária de Montevidéu. Mas graças a boa vontade do auxiliar do motorista do ônibus conseguimos desembarcar no aeroporto, pois se não desembarcássemos lá poderíamos até perder o vôo. Mas este detalhe importante ninguém informa na estação rodoviária, então se for pela primeira vez para Punta Del Este pergunte.E viaje somente com seguro, e eu viajei com ASSIST CARD.

 

E para finalizar, é um destino que gostaria de voltar, se puder, o Uruguai tem muito o que se descobrir.

* Viajei por conta própria

Mas agradeço ao TRYP Montevidéu pela tarifa especial

Rua Héctor Miranda,2361

email [email protected]

(+598) 2710-3800-int 180

 

 

Onde ficar em Punta Del Este:

Hotel Alhambra – Calle 28 entre av. Gorlero y Calle 24

www.hotelalhambra.com.uy

(598) 4244-2084

O Hotel Alhambra, soberbamente localizado no coração da península, a 100 metros da praia, no Emir e ponto mais importante de Punta del Este para o seu negócio ou lazer. A 30 metros de la avenida Gorlero, a principal avenida de Punta del Este. Você vai encontrar serviços para sua completa satisfação 40 quartos equipados com: TV a cabo, mini-bar, secador de cabelo, música, Wi-Fi, 24 horas de serviço de quarto, ar condicionado, internet no lobby e nos quartos. Isto, juntamente com um pequeno-almoço excelente, Piano Bar seguro, e garagem acompanhado por um profissional de saúde qualificado para aproveitar a sua estadia ao máximo. Em nosso departamento de recepção pode solicitar qualquer informação sobre entretenimento, shows, passeios.

 

onde passear:

 

Museu Ralli

entrada livre

Pintura e escultura Latino Americana e européia

Excursão Ilha dos Lobos

Saídas diárias

www.crucerosamoa.com

email [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem