México e Cuba, locais de referência para o turismo na América Latina
- Prevê-se que, até ao final de 2023, o turismo represente 7,9% da economia latino-americana.
- Devido à riqueza cultural e às atrações turísticas, Cuba e México são dois destinos de referência na América Latina.
Durante os últimos anos, o turismo na América Latina tem verificado um crescimento exponencial. Este setor, que em 2022 teve um aumento de 34% em relação ao ano anterior, representará 7,9% da economia regional até ao final do ano, de acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo. De entre todos os países da América Latina, o México e Cuba destacam-se como destinos turísticos pela sua riqueza cultural e histórica.
Consciente do aumento da procura deste tipo de viagens nas agências, Europamundo, operador turístico especializado em circuitos de autocarro e parceiro da Soltour Travel Partners, oferece aos distribuidores turísticos 17 circuitos no México e 11 em Cuba, dando a possibilidade de combinar ambos os países em sete das suas rotas. Todos os circuitos têm duas partidas por mês, com um mínimo de dois passageiros, e estão em vigor durante todo o ano.
México, intenso e colorido
Os circuitos disponibilizados pela Europamundo no México permitem conhecer em profundidade a cultura Maia através de experiências únicas, como visitar as belas aldeias habitadas pelos índios Tzotzil ou admirar os vestidos das mulheres de Zinacantan. Desde os planos mais económicos, como o circuito Paseo Mexicano (7 dias, 955 euros) e México Colonial (8 dias, 806 euros), até aos mais extensos, como o circuito México Inesquecível (15 dias, 1.781 euros) e Rota Mariachi (17 dias, 1.915 euros); todas as opções disponibilizadas pela Europamundo levam o visitante numa viagem pela colorida e intensa cultura mexicana da forma mais segura e autêntica.
Os circuitos pelo país dos mariachis incluem visitas panorâmicas aos principais pontos de interesse turístico, como a cidade de Oxaca – Património da Humanidade – onde se pode visitar o recinto do Monte Alban, situado numa montanha de 400 metros de altura, ou uma visita a Guanajuato, com as suas encostas íngremes, ruas estreitas e templos, entre outros locais. Os circuitos incluem a entrada nas principais atrações do país, como o desfiladeiro de Sumidero, onde se pode fazer um passeio de barco, o sítio arqueológico de Chicen Itza, uma referência histórica da cultura Maia, ou um passeio de barco no rio Lagartos, com as suas fontes termais, onde os visitantes podem ter a experiência de cobrir a pele com lama.
Cuba, a capital do ritmo e da revolução
Os circuitos propostos pela Europamundo em Cuba levam os viajantes aos cantos mais autênticos da capital do ritmo e da revolução. O operador turístico dispõe de onze circuitos, entre os quais a viagem Cuba Essencial (8 dias, 886 euros), que percorre os lugares mais míticos do país, e o circuito Toda Cuba (11 dias, 1.329 euros), que permite mergulhar na cultura e na energia cubanas em grande pormenor. Os circuitos da Europamundo no país das Caraíbas incluem visitas panorâmicas aos pontos turísticos de maior interesse, como Santiago de Cuba, o centro nevrálgico do ritmo e dos contrastes culturais, Camaguey, considerada a metrópole da arte cubana, e Havana, cidade colonial declarada Património Mundial pela UNESCO. Em Havana, é possível visitar lugares tão especiais como a Plaza de la Revolución e a igreja da Virgen de Regla, um local de culto acessível por barco, onde existe um forte sincretismo entre a religião católica e as religiões afro-cubanas.
As viagens a Cuba contemplam visitas com entrada incluída aos principais pontos de referência do país, como a fábrica de Rum Bacardi ou a Hacienda Manaca Iznaga, no coração da zona açucareira que originou a prosperidade de Trinidad. Além disso, quem reservar um circuito da Europamundo em Cuba poderá desfrutar de um autêntico e especial transfer noturno num carro clássico antigo até à fortaleza de San Carlos, situada nos arredores da cidade de Havana, para assistir a uma cerimónia de tiro de canhão.
Segundo Alejandro de la Osa, CEO da Europamundo, “todos os transfers dos circuitos da Europamundo são efetuados em autocarros de qualidade superior e o profissionalismo dos guias mexicanos e cubanos, formados diretamente pela Europamundo, permitem desfrutar ao máximo da viagem e conhecer, em profundidade, a rica e diversificada cultura de ambos os países da forma mais segura e próxima“. O operador turístico, líder em circuitos turísticos de autocarro, também oferece 250 excursões privadas em Mini Van, que podem ser feitas em grupos de 2 a 7 pessoas, permitindo uma experiência mais exclusiva.