No dia 27 de setembro em Maspalomas, Gran Canária, foi celebrado o Dia Mundial do Turismo, dedicado ao “Turismo e Sustentabilidade Energética Propulsores do Desenvolvimento Sustentável”. A celebração foi organizada pela Organização Mundial de Turismo para fomentar o conhecimento da importância do turismo e seus valores sociais, culturais, políticos e econômicos entre a comunidade internacional e promoveu, nesta ocasião, uma mesa de debate sobre Turismo e Responsabilidade Social, na qual participou Lourdes Ripoll, Senior Vice-presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Meliá Hotels International.
O tema, a luta contra a exploração sexual infantil a partir do setor de turismo, interessa de maneira especial à Meliá, uma companhia que foi a primeira na Espanha em subscrever, no ano de 2006, o Código ECPAT contra a exploração Sexual Comercial Infantil e, desde então, liderou a adesão de outras onze destacadas companhias do setor. Precisamente, no evento se materializou a assinatura deste código por outras quatro grandes companhias do setor de turismo espanhol.
Outro marco fundamental no envolvimento da Meliá a favor da infância como um compromisso social básico foi a assinatura, em 2010, da Aliança Estratégica que ainda mantém com o UNICEF para a proteção à infância e a prevenção da exploração infantil, aliança que foi apresentada por Lourdes Ripoll como uma “Best Practice” na citada mesa de debate, introduzida pelo Secretário Geral da OMT, Taleb Rifai, e que foi moderada pela Presidente do UNICEF Espanha, entre outras personalidades participantes. Todos os presentes compartilharam a necessidade, enfatizada por Rifai, de multiplicar os esforços e a implicação do setor turístico para atuar de forma colaborativa para a sensibilização da sociedade.
Segundo a diretiva da Meliá, a experiência desta aliança tem sido muito satisfatória em termos de colaboração econômica, mas também pelo envolvimento alcançado por funcionários e clientes, o envolvimento das cúpulas diretivas da companhia, e a interiorização de valores compartilhados entre o UNICEF e a Meliá.
A apresentação de Lourdes Ripoll quis destacar a importância de um setor como o hoteleiro se envolver e liderar a luta pela proteção à infância. Assim, Lourdes Ripoll justificou a importância desta liderança na qual “os hotéis são um motor de desenvolvimento social e econômico fundamental, mas, além disto, tem uma capacidade de influenciar e envolver múltiplos grupos de interesse e maximizar a sensibilização e o impacto destas iniciativas”.
Para mais informações: www.melia.com
Sobre a Meliá Hotels International
Fundada em 1956 em Palma de Mallorca (Espanha), a Meliá Hotels International é uma das maiores companhias hoteleiras do mundo, além de líder absoluta do mercado espanhol. Na atualidade, dispõe de mais de 350 hotéis distribuídos em 35 países nos 4 continentes, comercializados sob as marcas: Gran Meliá, Meliá, ME, Innside, TRYP by Wyndham, Sol e Paradisus. O Club Meliá, único clube de lazer e férias entre as hoteleiras espanholas, complementa a oferta de produtos e serviços da Companhia.
Sobre a Meliá Hotels International no Brasil
A Meliá Hotels International está no Brasil desde 1992 e mantém escritório corporativo em São Paulo. Atualmente administra diversos empreendimentos localizados nas cidades de São Paulo, Angra dos Reis, Brasília e Campinas sob as marcas Meliá Hotels & Resorts e TRYP by Wyndham. A Meliá Hotels International – Divisão Brasil vem atuando principalmente no segmento de hotéis “business” e também administra o Meliá Angra Marina & Convention, no segmento “resort”. A companhia tem ainda em seus planos a abertura de novos empreendimentos de lazer no Nordeste, além de novos projetos em outras capitais brasileiras.