Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the jetpack domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114
Notice: A função _load_textdomain_just_in_time foi chamada incorretamente. O carregamento da tradução para o domínio astra foi ativado muito cedo. Isso geralmente é um indicador de que algum código no plugin ou tema está sendo executado muito cedo. As traduções devem ser carregadas na ação init ou mais tarde. Leia como Depurar o WordPress para mais informações. (Esta mensagem foi adicionada na versão 6.7.0.) in /home/cristina_shared/cristinalira.com/wp-includes/functions.php on line 6114 Medalha Municipal de Mérito Cultural atribuída a Vasco Wellenkamp - Boa Viagem por Cristina Lira
Ir para o conteúdo
A Câmara Municipal de Lisboa realiza a cerimónia de entrega da Medalha Municipal de Mérito Cultural ao coreógrafo e bailarino Vasco Wellenkamp, no dia 15 de janeiro, às 18h00, na Sala Bernardo Sassetti/Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal.
Considerado uma das personalidades mais emblemáticas da história da dança em Portugal (século XX e XXI) e com um vasto percurso profissional, Vasco Wellenkamp é hoje uma referência para várias gerações de coreógrafos e bailarinos, quer através da sua obra coreográfica, quer pelo seu papel como pedagogo e professor na divulgação da disciplina de dança contemporânea em Portugal.
“A sua dedicação à arte e ao trabalho contínuo, ao longo de mais de sessenta anos de carreira, na valorização da dança e o seu importante contributo para a promoção da criação artística, desenvolvendo a dança enquanto forma de arte viva e multifacetada, levando-a junto do grande público, nacional e internacional, com o objetivo de continuar a conquistar o maior número de espectadores e fidelizá-los pela via da qualidade dos seus espetáculos”, foi um dos aspetos enunciados na proposta subscrita pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, e pelo vereador da Cultura, Diogo Moura, e aprovada por unanimidade em outubro de 2023.
Não esquecendo também “o trabalho desenvolvido como Coreógrafo Residente, Coreógrafo Principal, Professor de Dança Contemporânea e Ensaiador do Ballet Gulbenkian, tendo criado para esta companhia cerca de cinquenta coreografias que marcaram durante duas décadas o estilo coreográfico do Ballet Gulbenkian. Foi ainda diretor artístico da Companhia Nacional de Bailado e diretor do Teatro Camões e de vários eventos como o Festival de Sintra na Área da Dança, entre outros”. Colaborou com várias companhias de dança e de ballet contemporâneo estrangeiras em diferentes países – como sejam, Brasil, Argentina, Inglaterra, Suíça, Itália, Croácia, Holanda, entre outros -, “levando à criação de um repertório coreográfico vivo, com uma identidade própria”.
Ao longo da sua carreira Vasco Wellenkamp foi reconhecido e agraciado com diversos prémios, tendo recebido por duas vezes o Prémio de Imprensa (1974 e 1981), os Prémios do Semanário Sete (1982), da Revista Nova Gente (1985 e 1987) e da Rádio Antena 1 (1982). A 10 de Junho de 1994, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi condecorado com o Grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique, “pela prestação de relevantes serviços na expansão da cultura portuguesa no país e no estrangeiro”.
Em 1997 fundou, com Graça Barroso, a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, “cuja missão fundamental é a de promover a Dança como uma forma de arte ao serviço do desenvolvimento da sensibilidade, da educação e da formação estética dos cidadãos. Uma companhia de repertório, assente numa linha estética contemporânea e diversificada onde coreógrafos, bailarinos, criadores e intérpretes de várias áreas artísticas podem pesquisar, desenvolver e amadurecer as suas linguagens construindo uma experiência artística comum”.
O trabalho desenvolvido enquanto diretor artístico desta Companhia, “reconhecida pelo traço inconfundível da linha artística que a identifica, tem regularmente contribuído para a projeção da dança portuguesa no panorama da dança nacional e internacional. Até ao presente a CPBC, estreou mais de oitenta obras. Desde a sua fundação tem atuado em todo o país, tendo sido convidada a fazer parte da programação de vários teatros internacionais”.
Ao longo da sua atividade profissional tem participado em conferências, debates, ações de formação e também como júri em várias escolas artísticas nacionais e internacionais.
Esta cerimónia contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, do vereador da Cultura, Diogo Moura, e do diretor e fundador da Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, Vasco Wellenkamp.