Mais de uma centena de personalidades de renome debatem em Lisboa como despolarizar a Europa

Mais de uma centena de personalidades de renome debatem em Lisboa como despolarizar a Europa

Cientistas, decisores políticos e representantes da sociedade civil vão debater os desafios da polarização e da desinformação num ano crítico para a democracia, uma vez que mais de 4 mil milhões de pessoas em todo o mundo vão ser chamados a eleger os seus representantes em 2024. O Fórum Anual do think tank apartidário Re-Imagine Europa, acolhido pela Câmara Municipal de Lisboa, contará com a participação do presidente do Município, Carlos Moedas, da antiga ministra do Emprego e antiga deputada ao Parlamento Europeu, Maria João Rodrigues, e de Erika Staël von Holstein, CEO da Re-Imagine Europa.

Mais de uma centena de pensadores de renome vindos de toda a Europa irão reunir em Lisboa, nos dias 1 e 2 de fevereiro, para participar no Fórum Anual da Re-Imagine Europa, um think tank apartidário fundado pelo antigo Presidente francês Valéry Giscard d’Estaing para encontrar soluções para os grandes desafios societais do nosso tempo, que ultrapassam os interesses nacionais, partidários ou pessoais.

O evento “Despolarizar a Europa: Redefinir Narrativas, Unir Futuros”, acolhido pela Câmara Municipal de Lisboa, reunirá cientistas europeus de renome e um vasto leque de representantes da sociedade civil para analisar como é que as narrativas polarizadoras e desinformação afetam as nossas instituições e processos democráticos. Com base na investigação feita pelo primeiro Observatório das Narrativas para combater a desinformação e a polarização na Europa (NODES), recentemente lançado por um consórcio liderado pela Re-Imagine Europa (RIE), os peritos trabalharão em conjunto para reimaginar temas fundamentais da nossa sociedade, como a Democracia Deliberativa, Narrativas sobre o clima, a Agricultura, os Impostos, o papel da Europa no mundo e Dados e a Inteligência Artificial. A Fundação Calouste Gulbenkian acolherá, no dia 31 de janeiro, um workshop satélite sobre como despolarizar o debate em torno da Agricultura Sustentável, coorganizado pela RIE e pela ALLEA, a Federação Europeia das Academias de Ciências e Humanidades.

A sessão de encerramento incluirá um discurso de Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e membro do Conselho Consultivo da Re-Imagine Europa; bem como um painel de discussão sobre “Narrativas, Emoções e Polarização”, com uma intervenção inicial do Professor Manuel Castells, Sociólogo, Membro do Conselho Consultivo da RIE e antigo Ministro das Universidades do Governo Espanhol. O painel será composto por Maria da Graça Carvalho, Deputada ao Parlamento Europeu; Erika Koehler, Conselheira Estratégica para o Departamento da Europa do Ministério dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos; Mario Scharfbillig, Conselheiro para a Política Científica do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia; e Heriberto Tapia, Chefe da Equipa de Investigação do Gabinete do Relatório do Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A Professora Maria João Rodrigues, Presidente do Conselho Consultivo da Re-Imagine Europa, Presidente da FEPS e antiga deputada ao Parlamento Europeu, proferirá o discurso de encerramento.

O dia terminará com uma intervenção de Daria Tataj, fundadora e CEO da Tataj Innovation e membro do Conselho Consultivo da RIE, sobre como “Reimaginar a Inovação”, um tópico destacado pelo Presidente Carlos Moedas, uma vez que Lisboa foi selecionada como Capital Europeia da Inovação: “Acolher o Fórum Anual da Re-Imagine Europa é uma oportunidade única para discutir uma das questões mais prementes do nosso tempo: a polarização política. Lisboa é a cidade perfeita para “reimaginar” a forma como enfrentamos o aumento do populismo e do radicalismo na Europa. Uma cidade onde promovemos a tolerância e a paz social, ao mesmo tempo que apostamos ativamente em políticas moderadas”.

Professora Maria João Rodrigues também destacou a importância de enfrentar este desafio, antes da realização do evento: “2024 será um ano crucial para a democracia em todo o mundo. Mais de quatro mil milhões de pessoas, incluindo os cidadãos da União Europeia, irão votar num contexto marcado por discursos polarizadores e uma crescente falta de confiança nas nossas instituições democráticas. A Europa deve liderar o processo de restabelecimento da confiança nas nossas instituições, trabalhando em conjunto com a comunidade científica para fornecer soluções baseadas em factos que permitam criar um debate mais aberto, inclusivo e construtivo na esfera pública”.

Erika Staël von Holstein, CEO da Re-Imagine Europa (RIE), explicou como o think tank está a trabalhar “para resolver o paradoxo que define a nossa era: por um lado, há um reconhecimento generalizado da necessidade de uma profunda mudança social para enfrentar os desafios atuais. Por outro lado, estes mesmos desafios estão a conduzir-nos a uma polarização extrema que bloqueia qualquer mudança”. Para resolver este paradoxo, a RIE “desenvolveu uma metodologia inovadora que reúne pessoas de diferentes comunidades e opiniões para reformular as narrativas que impedem os debates construtivos e a criação de soluções conjuntas para os desafios mais prementes do século XXI. A nossa metodologia ‘REFRAME’ baseia-se no trabalho do Professor Manuel Castells e do Professor António Damásio, transcende as dicotomias limitadoras do ‘nós versus eles’ e promove a criação soluções inovadoras e inclusivas”.  Convite à comunicação social:A comunicação social é convidada a acompanhar a Sessão de Abertura com a Sra. Erika Staël von Holstein e o Sr. Elmar Brok, no dia 1 de fevereiro das 9:30 às 10:30 no Hotel ‘Pousada de Lisboa’, e a Sessão de Encerramento na Câmara Municipal de Lisboa das 18:00 às 19:30.Para confirmar a presença na Sessão de Abertura e/ou solicitar entrevistas com Erika Staël von Holstein, fundadora e Diretora Executiva da Re-Imagine Europa: [email protected] Para confirmar a presença na Sessão de Encerramento nos Paços do Concelho de Lisboa: [email protected]  Sobre Lisboa, Capital Europeia da InovaçãoO Projeto Unicorn Factory Lisboa foi selecionado como o mais ambicioso programa de inovação lançado por uma Câmara Municipal na Europa. O projeto centra-se na criação de um acelerador à escala mundial para as melhores startups crescerem os seus negócios e atrair empresas tecnológicas para estabelecerem os seus centros de inovação em Lisboa. Transfere para o nível local o modelo do Conselho Europeu de Inovação, também promovido por Carlos Moedas, centrado na expansão de negócios de Lisboa para o mundo. Desde o seu lançamento, em 2022, a cidade triplicou o número de startups apoiadas, registou a implementação de 60 novos hubs tecnológicos, 12 empresas unicórnio decidiram instalar os seus escritórios em Lisboa, o investimento de capital de risco duplicou e foram criados 10.000 postos de trabalho altamente qualificados. Sobre a Re-Imagine EuropaFundada em 2017 pelo antigo Presidente francês Valéry Giscard d’Estaing para honrar a sua amizade de longa data com o antigo chanceler da Alemanha Ocidental Helmut Schmidt e honrar o seu legado na política europeia, a Re-Imagine Europa (RIE) é um think tank europeu apartidário cuja metodologia se baseia numa abordagem interdisciplinar de investigação. Possui uma equipa interna de estudo de narrativas, sob a orientação de psicólogos sociais de renome e uma vasta rede de parceiros no meio académico e em organizações da sociedade civil. Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela organização aqui.

Lisboa, 31 de janeiro de 2024

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!