Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Livro Gourmet Sustentável, do Banco de Alimentos, traz receitas deliciosas para degustar durante os jogos

Para a torcida aproveitar os jogos de uma maneira deliciosa e consciente, o Banco de Alimentos sugere receitas que são destaque do livro “Gourmet Sustentável: cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos”. Surpreendentes, fáceis e saudáveis, as receitas foram criadas com o conceito de aproveitamento integral dos alimentos.

 Os jogos do mundial de futebol, que acontecem nos meses de junho e julho, têm incentivado famílias e amigos a se reunirem em casa. A ordem é juntar a turma toda e torcer muito! Nessas reuniões, além da companhia, boa comida não pode faltar. Pensando nisso, a ONG Banco de Alimentos, pioneira no Brasil no conceito de colheita urbana e no combate à fome e ao desperdício de alimentos, selecionou cinco receitas deliciosas e fáceis de fazer, preparadas com ingredientes pouco convencionais. Nessas receitas, talos de rúcula e espinafre, e cascas de cenoura, maçã e abóbora tornam-se ingredientes essenciais para iguarias da culinária.

Retiradas do livro “Gourmet Sustentável: cozinhando com as partes não convencionais dos alimentos” – que traz receitas variadas para agradar diferentes paladares e preparadas a partir do aproveitamento total dos alimentos –, o Banco de Alimentos apresenta delicias gastronômicas como Canapé nordestino; Polentinha na chapa com ragu de galinha caipira e talos de rúcula; Homus de casca de cenoura; Brigadeiro de maçã; e Pão de queijo com talos.

As cinco receitas são preparadas com cascas e talos que normalmente são jogados fora e que, na verdade, podem dar à comida um toque especial e um gostinho único. A proposta da organização é mostrar como é fácil evitar o desperdício dos alimentos. Segundo Luciana Quintão, fundadora da ONG Banco de Alimentos, o livro tem como objetivo contribuir para a transformação do comportamento social em relação ao alimento e à forma de se alimentar. “Precisamos criar uma nova cultura de mais respeito ao alimento e menos desperdício. Nesse processo de conscientização, cada pequeno gesto conta muito. Agindo diferente teremos um mundo diferente”, afirma a economista e presidente da organização.

Os que estiverem interessados em aprender mais receitas que reúnem sabor e combate ao desperdício, podem adquirir o livro Gourmet Sustentável no site http://www.bancodealimentos.org.br/lojinha/. O livro conta com mais de 30 receitas entre entradas, pratos, sobremesas e bebidas.

 

Canapé nordestino

 Ingredientes

Para o purê: um quarto de abóbora tipo moranga com casca; duas colheres de sopa de manteiga sem sal; e sal pimenta do reino a gosto.

Para o recheio de carne seca: 200 gramas de carne seca dessalgada e desfiada; meia cebola; sal, pimenta do reino e azeitona a gosto; e talos de agrião a gosto.

Demais ingredientes: 300 gramas de requeijão de corte e 50 torradinhas para canapé.

Preparo: lavar e higienizar a abóbora tipo moranga e os talos de agrião em solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem.

Purê: cozinhar a abóbora na água fervente até ficar macia. Liquidificar a abóbora cozida até obter consistência lisa. Temperar com sal e pimenta e voltar a misturar à panela, adicionando manteiga. Cozinhar até que o purê fique mais consistente, quase a ponto de não desgrudar da colher.

Recheio de carne seca: refogar a carne seca dessalgada e desfiada com a cebola, talos de agrião picadinhos e pimenta do reino no azeite (cuidado com o sal).

Montagem: cortar o requeijão de corte em tamanho de acordo com a torradinha. Montar, colocando requeijão sobre a torradinha; em seguida, o purê e por último o refogado de talos e carne seca. Assar por cinco minutos em forno pré-aquecido em temperatura de 200 graus. Decorar com cubinhos de talos de agrião.

Rendimento: 50 unidades

Valor nutricional: fibras, vitaminas A e C, proteína e cálcio

Valor calórico da porção: 30,3 kcal

 

Polentinha na chapa com ragu de galinha caipira e talos de rúcula

 Ingredientes

Para a polenta: duas xícaras e meia de chá de água; duas colheres de sopa de azeite; uma  xícara de chá de fubá; e sal a gosto.

Para o Ragu de Galinha: duas colheres de sopa de azeite; uma lata de tomate pelado picado; 500 gramas de sobrecoxa de galinha caipira; três dentes de alho picado; uma xícara de chá de talos de rúcula; meio copo da água; pimenta do reino, sal, alecrim e páprica picante a gosto.

Preparo: lavar e higienizar os talos de rúcula e o alecrim em solução hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem.

Polenta: colocar em uma panela a água e deixar ferver. Adicionar o sal e o azeite; juntar o fubá aos poucos; cozinhar, sem parar de mexer por 10 minutos ou até encorpar a mistura a ponto de desgrudar do fundo da panela. Acertar o sal, se necessário, e retirar do fogo. Transferir a polenta para uma assadeira refratária e espalhar; deixar amornar por 20 minutos; cortar com vazadores redondos e levar a uma grelha quente para que a polenta fique dourada. Reservar.

Ragu: limpar a sobrecoxa e desossar; em seguida, temperar com azeite, sal, pimenta, páprica picante, alho e grelhar. Juntar o alecrim, o tomate, o talo de rúcula picadinho, a água e deixar cozinhar na panela de pressão até a carne desmanchar. Retirar a carne da panela e desfiar.

Montagem: colocar a base de polenta em um prato com o ragu por cima. Decorar com talinhos de rúcula.

Rendimento: 20 porções

Valor nutricional: fibras, vitaminas A e C, proteína e carboidrato

Valor calórico da porção: 120,59 kcal

 

Homus de casca de cenoura

Ingredientes: duas xícaras de chá de grão de bico cozido e batido; casca de 1 cenoura; cinco colheres de sopa de molho tahine; cinco dentes de alho; uma colher de chá de cominho em pó; meia xícara de chá de azeite; quatro colheres de sopa de sumo de limão; sal e pimenta do reino a gosto;  e fatias de pão sírio.

Preparo: lavar e higienizar a casca de cenoura com solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem. Bater o grão de bico, a casca de cenoura o tahine, o alho e o cominho no liquidificador até obter uma massa homogênea. Adicionar aos poucos o azeite, o sumo de limão, o sal e a pimenta do reino e bater até ficar espesso. Servir com fatias de pão sírio.

Rendimento: 30 porções

Valor nutricional: fibras, vitaminas A e C e do complexo B, Ômega 3, proteína e carboidrato

Valor calórico da porção: 35,86 kcal

 

 

Brigadeiro verde com casca de maçã

 

Ingredientes: uma lata de leite condensado; meia colher de sopa de manteiga sem sal; um tablete pequeno (100 gramas) de chocolate branco; um punhado de capim santo; um quarto de copo americano de leite integral; casca de maçã verde picadinha a gosto; e açúcar cristal para confeitar.

Preparo: lavar e higienizar as cascas de maçã e o capim santo em solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem. Bater o capim santo, o leite e as cascas de maçã no liquidificador e coar (reservar uma parte para adicionar ao leite condensado). Levar para uma panela média a manteiga, o leite condensado, o chocolate branco e o suco de capim santo com o restante da casca de maçã e mexer até que o brigadeiro solte do fundo da panela. Esfriar. Enrolar e passar no açúcar cristal.

Rendimento: 35 porções

Valor nutricional: fibras, fósforo, potássio, cálcio, vitamina A, proteína e carboidrato

Valor calórico da porção: 81,65 kcal


Pão de queijo com talos

Ingredientes: 200 gramas de polvilho azedo; 300 gramas de polvilho doce; duas colheres de chá de sal; três colheres de sopa de óleo; 300 ml de leite; uma xícara de chá de talos de rúcula ou espinafre; dois ovos; duas xícaras de chá de queijo meia cura ralado; e uma xícara de chá de queijo parmesão ralado.

Preparo: lavar e higienizar os talos de rúcula ou espinafre em solução de hipoclorito de sódio, seguindo as instruções de rotulagem. Em um recipiente, colocar os polvilhos e o sal. Em uma panela colocar o óleo e o leite e deixar ferver. Colocar o líquido quente lentamente sobre a mistura dos secos. Misturar. Quando a massa estiver fria, adicionar os ovos, até incorporar totalmente. Por último, acrescentar os queijos e os talos finamente picados. Fazer bolinhas de aproximadamente 40 gramas e colocar nas assadeiras. Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus por aproximadamente 25 minutos.

Rendimento: 30 porções

Valor nutricional: fibras, ferro, potássio, cálcio, vitaminas A e C, proteína e carboidrato

Valor calórico da porção: 145,90 kcal

 

Banco de Alimentos

Fundado em 1998 a partir da iniciativa civil e pioneira da economista Luciana C. Quintão, o Banco de Alimentos é uma associação civil que atua com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e combater o desperdício de alimentos, permitindo que um maior número de pessoas tenha acesso a alimentos básicos e de qualidade e em quantidade suficiente para uma alimentação saudável e equilibrada. Os alimentos distribuídos são excedentes de comercializações, perfeitos para o consumo. A distribuição possibilita a complementação alimentar a todas as pessoas assistidas pelas 43 instituições cadastradas no projeto, ou seja, mais de 22 mil pessoas.

Desde janeiro de 1999 até maio de 2014, o Banco de Alimentos arrecadou 5.434.171,38 quilos de alimentos – base para 51.102.524,00 refeições que beneficiaram mais de 22 mil pessoas (entre crianças, jovens, adultos e idosos) por dia, evitando um grande desperdício. A ONG trabalha em três vertentes: a primeira é visando minimizar os efeitos da fome e combatendo ao desperdício de alimentos por meio da colheita urbana; a segunda é pelas ações educacionais e profiláticas voltadas às comunidades atendidas, em convênio com faculdades de nutrição; e a terceira forma é levando ações e conhecimento para fora das áreas onde existe o problema concreto da fome, atingindo a sociedade como um todo, no sentido de promover uma mudança social, incentivando o fim da cultura do desperdício e promovendo a cidadania consciente.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem