Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Lisboa festeja a sua cultura e convida os brasileiros a se sentirem em casa

Tradicional evento popular “Festas de Lisboa” tomará conta das ruas e avenidas da capital portuguesa até o dia 04 de julho, convidando os participantes a celebrar a cidade e o seu Santo Antônio.

Começa mais uma edição das Festas de Lisboa! A programação deste ano, que acontecerá até o dia 04 de julho, vai convidar os participantes a refletir sobre o passado histórico da capital, além de projetar o que vem pela frente, numa celebração que evidencia a cultura popular. O evento é repleto de atrações culturais diversificadas, que envolve animações de rua, concertos, cinema, exposições, arraiais e marchas populares e outras iniciativas, muitas delas gratuitas, para todos os tipos de público.

As Festas de Lisboa, que são inspiradas nos santos populares, começaram a ser realizadas de forma oficial em 1932, e dois anos depois ganhou o apoio e a organização da Câmara Municipal. Desde então, as celebrações acontecem todos os anos nos bairros históricos e misturam cultura, lazer, música e gastronomia. Em 2015, o evento teve início num dos monumentos mais emblemáticos da cidade, a Torre de Belém, que celebra 500 anos.

Os turistas brasileiros que quiserem conhecer Lisboa e suas festas típicas, apreciar a famosa culinária portuguesa e, ainda, se sentir bem perto de casa, terão uma oportunidade especial, pois terão diversos motivos para se identificarem com os festejos portugueses, já que existem muitas semelhanças com as festas juninas comemoradas no Brasil.

Podemos comparar os casamentos caipiras de diversas regiões brasileiras com os “Casamentos de Santo Antônio”, iniciativa que consiste numa cerimônia de casamentos coletivos legítimos, que chega a reunir centenas de casais lisboetas. Assim como os “Arraiais”, que são marcados por disparos de foguetes, melodias de fado, fogueiras de São João, trajes típicos e vasinhos de manjericão, ornamentos que são preenchidos com declarações românticas e mensagens em verso dos pretendentes, bem parecido com a brincadeira do correio elegante das festas brasileiras. Outra paridade fica por conta dos desfiles de “Marchas Populares”, que lembram o carnaval brasileiro, devido ao seu visual, às marchinhas cantadas e, também, pela disputa entre os bairros, semelhantemente aos desfiles das agremiações carnavalescas de diversos lugares do Brasil.

Mas as Festas de Lisboa vão muito além. Destacam-se os projetos “Andar em Festa”, que propõe diversas formas de habitar o espaço público com intervenções em transportes públicos e outros locais da cidade, o “Festival Coral de Verão”, que junta corais de todo o mundo e que competem entre si, e o “Festival Com’Paço”, concertos ao ar livre de Bandas Filarmônicas de todo o país.

Outras atrações muito convidativas são: o “Teatro das Compras”, que acontece num cenário composto pelas lojas centenárias da baixa lisboeta e que conta com a colaboração de escritores contemporâneos, nas quais a performance e a encenação de textos originais confundem-se com a atividade do dia-a-dia, revelando pequenas histórias em contextos únicos. O festival “Lisboa Mistura”, onde a música do mundo se mistura com Lisboa, num diálogo intercultural de experiências que inscreve novas linguagens artísticas e que, este ano, convoca também à reflexão através de debates. E também o “Voz e Guitarra”, um espetáculo que acontece em duas noites, com dezenas de artistas portugueses de gerações diferentes.

Nessa festa não se pode esquecer a gastronomia, que também é um dos pontos altos das comemorações, tendo a sardinha assada como o símbolo. O caldo verde, o pão com chouriço, a cerveja e o vinho tinto também fazem parte do convidativo cardápio lisboeta.

A programação ainda traz atividades que fogem um pouco do tradicional, e que envolvem Literatura, Esporte, Teatro, Cinema e Artes Visuais. Para ter acesso a todos os eventos que farão parte das Festas de Lisboa 2015, acesse: www.festasdelisboa.com

Programaçãohttp://www.festasdelisboa.com/2015/wp-content/uploads/2015/05/festaslisboa15.pdf

Homewww.visitlisboa.com

 

Facebook http://www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa/293656046604

 

08/06/2015

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem por Cristina Lira