Lisboa, a capital mundial do Golfe

Capital portuguesa sediará a maior feira global do esporte e turismo

O verde vibrante das gramas lisboetas somado à beleza de paisagens litorâneas sob um clima ameno durante o ano todo e sua já característica luminosidade natural, vem encantando, há tempos, praticantes amadores e profissionais de golfe do mundo inteiro. Não por acaso, a cidade foi escolhida para receber as duas próximas edições (em 2023 e 2024) da “International Golf Travel Market (IGTM)”, há 25 anos no mercado e considerada o ponto de encontro da comunidade para experts de viagens da modalidade, a nível internacional, reunindo diferentes públicos do setor e movimentando milhões de euros a cada montagem.   

Previsto neste ano para os dias 16 a 19 de outubro, o evento percorrerá os mais de 20 campos situados na Lisboa Golf Coast . 

Lisboa sempre atraiu o turismo de golfistas estrangeiros. Foi o primeiro país europeu a receber, em 2003, a certificação Signature Sanctuary/Gold da Audubon International que, por meio de um planejamento ambiental abrangente, visa garantir o design sustentável, a construção e o gerenciamento de longo prazo da propriedade. Anos depois, em 2007, a região foi considerada o Melhor Destino de Golfe da Europa pela International Association of Golf Tour Operators (IAGTO), organização global do turismo de golfe.

Com percursos desafiadores e únicos, desenhados por arquitetos especializados em golfe, os gramados de Lisboa diferenciam-se tanto por sua qualidade quanto pela diversidade. Situados em cenários naturais, coloridos e estimulantes junto a serras, com vista para o mar e, até, entre pinhais aromáticos, oferecem tranquilidade, conforto e serviço de excelência aos seus jogadores. Dentre as charmosas opções, destacam-se os club houses e hotéis a seguir: 

Aroeira Pines Classic & Aroeira Challenge — Num pinhal protegido perto de Caparica, Aroeira compreende dois campos rodeados de vida selvagem e natureza.

Belas Clube de Campo — Reconhecido internacionalmente como um dos melhores traçados de Portugal, vários dos seus fairways e greens são inseridos em vales profundos, oferecendo paisagens panorâmicas inesquecíveis.

CampoReal Lisboa (Dolce Hotels and Resorts) — Situado num belo vale, usado anteriormente pela família real portuguesa como campo de caça, o espaço tem vista para colinas e vinhedos antigos.

Golf do Estoril — Um dos mais antigos e emblemáticos do país, foi palco do torneio “Open de Portugal” diversas vezes, tendo recebido golfistas famosos como: Seve Ballesteros, Colin Montgomerie e Sam Torrance.

Lisbon Sports Club — Localizado na Serra da Carregueira, seu campo é rodeado por paisagens deslumbrantes, onde frequentemente é possível ver coelhos e uma grande variedade de aves. 

Montado Hotel & Golf Resort — Com uma beleza mágica, rodeado de vinhas no castelo de Palmela, o local é conhecido especialmente pelo seu buraco 18 e pelo green, ambos localizados numa ilha.

Oitavos Dunes — Proporcionando uma verdadeira experiência de links, o Oitavos Dunes foi projetado pelo renomado arquiteto Arthur Hills, com vista para a Serra de Sintra, o Oceano Atlântico e o Cabo da Roca.

Penha Longa Resort — Inserido num Parque Nacional de mais de 220 hectares na Serra de Sintra, seu campo de golfe está entre os 30 melhores da Europa Continental e os TOP 10 de Portugal. Seus 27 buracos foram projetados pelo arquiteto Robert Trent Jones Jr., contando com movimentos arrojados, abordagens corajosas e greens artísticos. 

Pestana Beloura Golf Resort — Assinado pelo arquiteto americano Rocky Roquemore, seu gramado fica na base da Serra de Sintra em meio a 40 mil eucaliptos, carvalhos, pinheiros, magnólias e palmeiras, entre outras árvores e plantas exóticas.

Onyria Quinta da Marinha Hotel — Desenhados pelo arquiteto Robert Trent Jones, os 18 buracos da Quinta da Marinha estão inseridos numa paisagem espetacular, que inclui o topo de falésias e vista sobre o Atlântico.

Clube de Golfe Quinta do Peru — Contornado pelo Parque Natural da Arrábida e rodeado por verdejantes pinheiros, classifica-se entre os TOP 100 campos da Europa Continental, segundo ranking da revista “Golf World”.

Mais informações sobre o Golfe em Lisboa e região podem ser conferidas em: www.visitlisboa.com/en/c/sightseeing-and-activities/golf .

Sobre a Associação Turismo de Lisboa (ATL)

Fundada em 1998, a ATL é uma organização sem fins lucrativos constituída através de uma aliança entre entidades públicas e privadas que operam no setor do turismo. Atualmente conta com cerca de 900 associados, tendo como principal objetivo melhorar e incrementar a promoção de Lisboa como destino turístico e, consequentemente, aprimorar a qualidade e competitividade. Informações:

www.visitlisboa.com

https://www.instagram.com/visit_lisboa/

https://www.facebook.com/visitlisboa

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!