Vinícius Lummertz reuniu-se ontem com representantes do Paraná e Foz do Iguaçu para tratar de voo internacional direto que pretende incrementar o fluxo de turistas no estado e atrair novos negócios para a região
Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; presidente da Embratur, Vinícius Lummertz e a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Vinícius Lummertz, recebeu ontem (01), a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti e o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, para tratar de um novo voo internacional que irá incrementar a entrada de estrangeiros, principalmente europeus, para o estado. O voo sem escalas ligando Foz do Iguaçu à Itália, da companhia aérea Alitália, pretende criar oportunidades de negócios e ampliar a visibilidade da região nos mercados internacionais.
“Essa ligação direta pode transformar Foz do Iguaçu num grande hub (centro de conexão) e uma porta de entrada na Costa Oeste do Brasil distribuindo passageiros para cidades como Brasília, Florianópolis, Curitiba e outras cidades da região”, disse Lummertz.
“As tratativas com a Alitalia já foram iniciadas. Precisamos do apoio de todas as esferas. Com a consolidação do voo, podemos mostrar as potencialidades do Paraná, as oportunidades de negócio e de investimentos. Temos uma localização estratégica, com o Estado próximo de grandes mercados consumidores do Brasil”, reforça a vice-governadora.
O prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira, explica que as condições para atração do voo são bastante favoráveis. A cidade conta com uma grande rede hoteleira e está próxima de outros destinos do Mercosul. “É uma boa oportunidade para a economia da cidade e acredito que a confirmação desse voo acabará atraindo outras rotas aéreas para Foz”.
Segundo a vice-governadora, a Alitalia está fazendo as análises técnicas e financeiras da rota com opções de voos saindo de Roma ou Milão e ainda combinando turismo e carga. Uma das possibilidades, para assegurar a viabilidade econômica do trecho, é a rota fazer Itália, Foz do Iguaçu e alguma capital do Mercosul. Para isso um grupo de trabalho formado por técnicos do Governo do Estado, Ministério da Aviação Civil, Embratur, Prefeitura de Foz do Iguaçu e Itaipu Binacional – reuniram as informações e os dados requisitados pela diretoria da Alitalia.
O próximo encontro do estado com a companhia aérea Alitália está previsto para acontecer em setembro, na semana do Brasil na Expo Milão. Na oportunidade, a Embratur pretende realização ação específica com agentes e operadores internacionais.
Turismo – Foz do Iguaçu é uma cidade reconhecida como um destino turístico internacional, por abrigar uma das sete maravilhas da natureza, as Cataratas do Iguaçu, e uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo em geração de energia, a Itaipu Binacional. Segundo dados do estado, estima-se que o município de Foz do Iguaçu receba, por ano, mais de 2 milhões de turistas. De acordo com o Ministério do Turismo, o Paraná recebeu 839.728 mil turistas estrangeiros em 2013, e desse total 129.253 mil foram europeus. Atualmente, não há voos internacionais diretos em Foz do Iguaçu.