Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Laghetto – rede hoteleira nascida em Gramado – chega ao Rio de Janeiro pela Barra

Já está em operação o primeiro hotel da rede gramadense fora do Rio Grande do Sul: fica na Av. Lucio Costa, 5650, na badalada praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
A rede tem pouco mais de cinco anos, começou em Gramado com um hotel próprio de 100 apartamentos e hoje conta com 11 endereços na serra gaucha e dois na capital do estado, alem de estar com 6 obras em andamento.
A Barra da Tijuca ganhou uma projeção descomunal em função dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e tornou-se o novo centro nervoso do turismo brasileiro, com eventos de fêlego planetário, como o RockInRio. Lá estão os dois grandes espaços de eventos da cidade – HSBC e RIOCENTRO, operados pela francesa GL Events – grandes hoteis e as praias mais bem estruturadass da cidade. Como a Barra se desenvolveu recentemente, ela tem equipamentos urbanos conceitualmente atualizados, podendo promover mais integração urbana, mobilidade e qualidade de vida sustentável. O hotel opera com a Marca Laghetto Stilo, com 311 apartamentos, fica em frente à praia e promete ser a mais nova sensação da rede.
História:
O Hotel Laghetto original foi fundado por tres empreendedores do mercado imobiliário, O arquiteto Ronald Spieker e os irmãos corretores de imóveis José Paulo e Plínio Rafael Ghisleni. Dez anos após o início da operação e duas expansões – o hotel inaugurou com 42 apartamentos, expandiu para 70 e chegou a 100 no ano 2000 – José Paulo Ghisleni deixou a sociedade e construiu dois novos hoteis em Gramado, os quais, mais tarde passaram a ser administrados pela operadora criada pelo sócio remanescente e pelo sucessor de Ronald Spieker, seu filho Ronald Onófrio Spieker.
Em 2005 foi construída a segunda unidade Laghetto na cidade de Gramado, que, no ano seguinte, foi vendida para o SESC e os empreendedores tomaram a decisão estratégica de transformar a expertise adquirida em mais de 15 anos de operação, em uma administradora hoteleira, surgindo assim a rede com tres hoteis na cidade de Gramado a partir de 2008. A administradora hoteleira adota a marca Laghetto e criou 4 bandeiras para diferenciar o perfil de seus hoteis: “Stilo”, “Vivace”, “Alegro” e “Vértice”
Expansão
Atualmente a Laghetto Operadora, através de projetos próprios e em parceria com investidores, tem obras em andamento em Gramado, Canela, Rio Grande, Porto Alegre, Caldas Novas, Florianópolis e Caxias do Sul, alem de negociações para conversão de alguns hoteis existentes. A marca deve chegar em 2020 com sua base de oferta acima de tres mil quartos.
Plínio Rafael Ghisleni, é um empreendedor doublê de hoteleiro, construtor e corretor de imóveis, em poarceria com outras empresas, que toca empreendimentos arrojados, como Golden Gramado Resort e o Eco Towers Caldas Novas, que colocarão em operação prevista para 2020, dois resorts com 345 e 480 unidades respectivamente, os dois últimos com suites king size (até 5 pessoas), comercializadas no modelo fracionado, alem do Vita Boulevard em Gramado, que surgiu em forma de permuta de várias empresas com um clube de futebol da cidade e colocará um grande empreendimento contendo tambem mais um hotel da marca na cidade.
Ronald Onófrio Speiker, filho da Professora Heloisa e do Professor Ronald Spieker, o arquiteto do primeiro hotel, é formado em Administração de Empresas pela Univesidade Federal do Rio Grande do Sul, com estudos avançados em hotelaria na Alemanha e empreende tambem no setor de construção.
A definição da parceria bem sucedida entre os dois, pode ser definida como se “Ronald são os pés na terra e Plínio, a cabeça nas estrelas
Conversões
Em paralelo às 10 obras planejadas para entrega até 2020, que envolvem um valor geral de vendas acima de 1,5 bilhão de reais, a rede trabalha arduamente para expandir suas operações através da conversão de hoteis existentes. “Queremos ter 2000 novos quartos convertidos e adicionados à rede até o final de 2018”, declara Plínio, eufórico com o sucesso da empreitada de conversão do Vértice anhattan, de Porto Alegre e o recém anunciado Stilo Barra.

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem