Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

ITATIAIA, NA REGIÃO DAS AGULHAS NEGRAS, REÚNE BELOS DESTINOS NATURAIS E CULTURAIS

Belíssimas cachoeiras, piscinas naturais, rios cristalinos, trilhas, montanhas, riquíssima fauna e flora e uma natureza exuberante. Todos esses atrativos estão em uma das mais belas regiões turísticas do Brasil: Itatiaia. Localizado na região das Agulhas Negras, o município de Itatiaia tem como principais destinos o Parque Nacional do Itatiaia, a Colônia Finlandesa do Penedo, Maringá e Maromba (Região de Visconde de Mauá). É o lugar perfeito para relaxar, passear, praticar ecoturismo e entrar em contato com a natureza.

Localizado ao sul do Estado do Rio de Janeiro, distante 150 km do Rio e 250 Km de São Paulo, o município de Itatiaia oferece uma bela natureza e muitas opções de lazer como caminhadas ecológicas, passeio a cavalo, trilhas, montanhismo, além de feiras e artesanato locais, museus, igrejas e diversas outras atividades turísticas. Com forte influência europeia, a região possui uma equipada infra-estrutura hoteleira com aconchegantes pousadas, hotéis e chalés com lareira, totalizando mais de cinco mil leitos, e uma ótima gastronomia internacional e regional com pratos à base de trutas e outras especialidades locais, como o pinhão.

Considerado um santuário ecológico, o Parque Nacional do Itatiaia, o primeiro criado no Brasil, é conhecido pelas suas belezas naturais e por sua rica avifauna e flora. São aproximadamente 365 espécies de pássaros registrados, mais de quatro mil espécies de borboletas e uma infinidade de plantas e flores exóticas, muitas delas encontradas somente na região. O Parque ocupa uma área de 30.000 hectares, coberta na sua maioria de matas primitivas com montanhas e picos que atingem uma altitude que varia de 600 a 2.791m.

O Parque Nacional do Itatiaia é dividido em duas partes: a Baixa (Mirante do Último Adeus, Lago Azul, cachoeiras como a Véu de Noiva e Itaporani) com vegetação abundante, cachoeiras, piscina natural, hotéis e pousadas, e a Alta (Planalto do Itatiaia, Pico das Agulhas Negras – o ponto mais alto do estado do Rio com 2.791 metros -, Maciço das Prateleiras, Cachoeira das Flores, Vale do Aiuruoca, entre outros) com montanhas rochosas e muitos animas mamíferos. O clima é de montanha com muito verde, cachoeiras límpidas e cristalinas e picos cobertos de neve no inverno – Pico das Agulhas Negras e Maciço das Prateleiras.

Outro destino turístico pertencente ao município de Itatiaia é Penedo, cuja principal característica é a colonização finlandesa. O local possui variada rede hoteleira, excelente gastronomia, muitas opções de artesanato, além de uma animada vida noturna. Em Penedo, há a primeira Colônia Finlandesa do Brasil, além da Casa do Papai Noel, um dos principais destinos turísticos da região, Museu Finlandês, Clube Finlândia, Casa de Pedra, entre outros atrativos culturais e naturais como caminhadas e cachoeiras.

As vilas de Maringá e Maromba, localizadas na Região de Visconde de Mauá, também fazem parte de Itatiaia. Situadas na Serra da Mantiqueira a 1.200 m de altitude, as vilas são uma mistura de clima de montanha, fartura de riachos cristalinos e tranqüilidade típica de vilarejo. As águas límpidas do Rio Preto formam cachoeiras que deságuam em piscinas naturais como a Cachoeira do Escorrega e o Poção da Maromba, além da famosa Cachoeira Véu de Noiva. A rede hoteleira local é bem estruturada com bons restaurantes. A Temporada da Truta, Festa do Pinhão e o Concurso Gastronômico, são eventos que reúnem renomados “chefs” de cozinha, tendo um excelente destaque em toda a Região de Visconde de Mauá.

Cercadas de florestas e cachoeiras, Maringá e Maromba destacam-se com as exóticas formações rochosas do Vale das Cruzes, o verde intenso do Vale do Pavão e a paisagem belíssima do Vale das Flores, além de montanhas e trilhas que convidam a caminhadas ecológicas, práticas de canoagem, passeios a cavalo e vôo livre.

Parque Nacional do Itatiaia

O que fazer:

Ecoturismo, montanhismo, alpinismo, trilhas/caminhadas, observação de fauna e flora, aventura, lazer.

Aonde ir:

Centro de Visitantes. Parque Nacional do Itatiaia parte baixa: Mirante do Último Adeus; Lago Azul; Cachoeira Camapuã; Cachoeira Itaporani; Cachoeira Véu de Noiva; Piscina Natural do Maromba; Três Picos. Parque Nacional do Itatiaia parte alta: Planalto do Itatiaia; Cachoeira das Flores; Maciço das Prateleiras; Pedra da Maça; Pedra da Tartaruga; Pedra do Altar; Pico das Agulhas Negras; Vale do Aiuruoca.

Penedo

O que fazer:

Ecoturismo, trilhas/caminhadas, cavalgada, camping, gastronomia, vida noturna, mountain bike, artesanato, pesque-pague, lazer
Aonde ir:
Pequena Finlândia; Casa de Papai Noel; Roteiro das Artes – Ateliês; Clube Finlândia; Museu Finlandês; Casa de Pedra; Três Cachoeiras; Cachoeira de Deus; Cachoeira das Três Bacias; Pico do Penedinho.

Maringá e Maromba

O que fazer:

Ecoturismo; trilhas/caminhadas; cavalgada; camping; vida noturna; mountain bike; rapel; canoagem; vôo livre.

Aonde ir:

Igreja de São Miguel; Roteiro das Artes – Ateliês; Cachoeira das Cruzes; Cachoeira do Marimbondo; Poção da Maromba; Cachoeira do Escorrega; Cachoeira Véu de Noiva; Vale das Cruzes; Vale do Pavão; Cachoeiras do Alcantilado; Cachoeira de Santa Clara.

Como chegar ao Município de Itatiaia:

De São Paulo – Seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção ao Rio de Janeiro até o km 318. A duração da viagem é de aproximadamente 3h30m.

Do Rio de Janeiro – Seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR-116) em direção a São Paulo até o km 318. A duração da viagem é de aproximadamente 2h15.

Serviços:
Secretaria de Turismo de Itatiaia
(24) 3352-1855
[email protected]
www.itatiaia.rj.gov.br

Boa Viagem por Cristina Lira