Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Ipem avalia mais uma pousada pelo Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem

Pousada Villa do Sol
Pousada Villa do Sol

Pousada Villa do Sol em Jenipabu

Na primeira quinzena deste mês, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), órgão delegado do Inmetro no Estado, deu início ao processo de avaliação de mais um estabelecimento potiguar que aderiu ao Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass). Dessa vez, a Classificação Três Estrelas foi pleiteada pela Pousada Villa do Sol, localizada em Extremoz, às margens do Rio Ceará-Mirim.

 

“Nesta primeira avaliação verificamos os principais requisitos para a obtenção da classificação. Em julho retornaremos à pousada para checar se as mudanças solicitadas foram efetuadas e se está tudo de acordo e, então, enviaremos o relatório final para o Ministério do Turismo, para a consolidação do processo de classificação”, explica a agente fiscal do Ipem-RN, Socorro Freitas, uma das responsáveis por esse tipo de avaliação no Estado.  

 

O SBClass é um programa realizado pelo Inmetro em parceria com o Ministério do Turismo, que autoriza o uso de estrelas pelos empreendimentos de acordo com o atendimento de requisitos como infraestrutura, equipamentos, serviços oferecidos aos hóspedes e práticas de sustentabilidade. O processo todo, desde a avaliação até o recebimento da placa, pode levar até 180 dias. Para solicitar a avaliação, o empreendimento deve ter registro no Cadastur e fazer a requisição no sistema.

 

De acordo com a funcionária da Pousada Villa do Sol, Greyci Soares, a classificação do estabelecimento é importante pois auxilia o consumidor na escolha de sua hospedagem e estimula uma competitividade no setor. “Ser um hotel ou pousada que tenha passado por um processo como esse, com tantos critérios de avaliação, traz visibilidade e também credibilidade ao nosso negócio”, explica.

 

Ela comenta ainda que, durante a realização dos jogos do Mundial de Futebol em Natal, a pousada atingiu quase 100% de lotação. A maior parte dos hóspedes no período foi composta por estrangeiros, mas turistas brasileiros também marcaram presença. “A classificação nos ajudará a conquistar ainda mais o público, pois ajudará a orientar tanto o público brasileiro quanto o estrangeiro na hora de vir para cá ou de retornar para uma nova visita. Por isso nos inscrevemos para passar por essa avaliação, a fim de consolidar a nossa posição no mercado e confirmar a qualidade dos serviços que oferecemos”, finaliza Greyci.

 

ESTRELAS

De acordo com o SBClass, um hotel poderá obter uma estrela quando disponibilizar serviço de recepção aberto durante 12h e disponível 24h por telefone, além de serviços de café da manhã, guarda de valores e monitoramento das expectativas e impressões do hóspede. Deverá apresentar também medidas permanentes para redução de consumo de energia elétrica e água.

 

Para conseguir a segunda estrela, os hotéis devem adicionar sala de estar com televisão, área útil dentro do quarto e disponibilidade para pagamento com cartão de crédito ou débito. A terceira estrela exige o serviço de recepção aberto por 18h; estacionamento; restaurante; serviço de lavanderia; climatização e televisão com canal por assinatura em todos os quartos; acesso à internet nas áreas sociais e nos quartos.

 

Em estabelecimentos com quatro estrelas, é necessário que o serviço de recepção esteja aberto por 24h. Facilidades como manobristas, bar e serviço à la carte no restaurante também são necessárias. O hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, venda de jornais/revistas, farmácia e baby sitter. Nos quartos, minirrefrigeradores e mesa de trabalho também são exigências.

 

A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima e oferecer também salão de eventos e serviço de guest relation/concierge (ponto de informação ao cliente). Além disso, deverá dispor de seis serviços “especiais”, restaurante com comidas vegetarianas e dietas especiais e roupões e chinelos em todos os quartos.  

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem