Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

IFRN inicia instalação de equipamentos do Centro de Tecnologia Mineral

CTM funcionará em Currais Novos, através de parceria entre IFRN, Funcern, Fapern e Fundação Gorceix

 

Com o intuito de ampliar o setor tecnológico e produtivo de mineração no Rio Grande do Norte, o IFRN iniciou, na semana passada, de 20 a 24 de agosto, a instalação da mini planta de operação de processamento e análise de minerais. O equipamento, um dos 6 existentes no país, foi instalado no prédio que funcionará o Centro de Tecnologia Mineral (CTM), em Currais Novos. O projeto é uma parceria entre o IFRN, a Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), a Fundação de Apoio ao IFRN e a Fundação Gorceix – da Universidade Federal de Ouro Preto.

CTM

Localizado na jurisdição do Campus Currais Novos do IFRN, o CTM contará com uma área de aproximadamente 800 m², distribuída em dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão. “Um investimento calculado em torno de R$ 800 mil que contribuirá com a extração, análise e processamento de minerais da região do Seridó potiguar e fortalecerá a competitividade produtiva do Rio Grande do Norte no cenário da mineração brasileira e mundial”, explicou o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Márcio Azevedo, destaca que o CTM é um grande passo para ingressar no nicho dos seis estados de referência tecnológica mineral do Brasil. O Centro pretende, em parceria com a Fundação Gorceix – da Universidade Federal de Ouro Preto -, concentrar as demandas de aperfeiçoamento de pesquisa mineral na região Nordeste. Em um primeiro momento, seguindo o modelo de gestão da fundação mineira, concentrará projetos de empresas privadas e subsídios técnicos do IFRN, gerando, dessa forma, recursos que serão convertidos para o Instituto e para o estado.

Participantes

Para a implementação do CTM, o IFRN movimenta pesquisadores e professores de três campi: Currais Novos, Parelhas e Natal-Central, além da Funcern. Ao todo, o projeto reúne uma equipe multidisciplinar de profissionais, que conta com químicos, engenheiros químicos, engenheiros de minas, geólogos, engenheiro de processo e engenheiro eletricista. As atividades são coordenadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN (Propi).

Para Alexandre Magno, professor de Mineração do Campus Natal-Central, o CT Mineral fomentará projetos de pesquisa em tecnologia mineral e inovação, com forte capacidade produtiva de nível mundial. Ele ainda ressaltou o empenho e o esforço do reitor, professor Wyllys Tabosa, e do pró-reitor de Pesquisa e Inovação para tornar o projeto viável.

Referência

Rodrigo Siqueira, diretor de inovação tecnológica da Propi, destacou o potencial do CT em ser uma referência na extração de vários minerais não só no Brasil, como também no mundo. Ele ainda destacou que o próximo passo é implementar um modelo de gestão comercial e iniciar as operações “É um projeto que envolve pesquisa e muito empenho. Temos profissionais, potenciais, parcerias e instalações de excelência. Nos próximos cinco anos, podemos ser referência brasileira nesse mercado”, revelou.

Com o avanço, o IFRN passará a integrar, junto ao Ministério de Minas e Energias, o ecossistema de mineração no Brasil. Espera-se que o Centro de Mineração contribua com o mercado local, fortalecendo o potencial da mineração potiguar, criando novos vínculos e descobertas.

Fundação Gorceix

Possuindo mais de 50 anos de atuação no mercado, a Fundação Gorceix é considerada uma das principais instituições de apoio ao desenvolvimento de ciência e tecnologia do setor minério-metalúrgico. A instituição tem contribuído com as áreas da geologia, mineração, metalurgia e áreas afins.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem