Idealizador do Festival das Cataratas participa do Seminário Nacional de Turismo de Fronteira

Como parte da programação da Expo Turismo Paraná 2022, que acontece em Curitiba (PR), nesta quinta-feira (9), o idealizador do Festival das Cataratas e atual secretário de Turismo e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Paulo Angeli, participou do 1º Seminário Nacional de Turismo de Fronteira.

Com a participação de brasileiros, uruguaios e argentinos, e diversas autoridades do setor, a ação foi promovida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Fecomércio-PR com o objetivo de discutir iniciativas públicas e privadas para alavancar o segmento turístico.

“Nós apresentamos as nossas particularidades e dificuldades da fronteira para iniciar um debate salutar e cobrar das autoridades um posicionamento ou uma alteração de legislação que facilite o trânsito turístico fronteiriço”, destacou Paulo Angeli, que participou do painel “Iniciativa Privada e Políticas Públicas para o desenvolvimento turístico na fronteira”, ao lado de Diego Gimenez, vice-presidente do Comitê Territorial La Frontera; e Manuel Suarez, presidente do Conselho de Turismo Fecomércio RS.

Além de painéis, a programação do seminário contou com debates, cases de sucesso e a apresentação de linhas de fomento para o turismo.

Grupo de trabalho

A CNC, por meio do seu Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), vem discutindo o tema desde 2013 e criou em 2018 um Grupo de Trabalho (GT) sobre Turismo de Fronteira, reunindo representantes de 11 federações que estão situadas em regiões fronteiriças.

A entidade também vem buscando convergência com outro projeto, o Vai Turismo, que integra sugestões de políticas públicas que visam estimular o desenvolvimento dos destinos turísticos e serão entregues aos candidatos aos governos estaduais e à Presidência da República.

A faixa de fronteira do Brasil corresponde a 27% do território nacional, com 15.719 quilômetros de extensão, abrangendo 11 estados que fazem divisa com dez países da América do Sul.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.