Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

HOTUSA EXPLORA – I FÓRUM IBEROAMERICANO DE INOVAÇÃO TURÍSTICA

 

A nova classe emergente brasileira já começou a viajar

 

  • Hotusa Explora, I Fórum Ibero-americano de Inovação Turística reuniu no último dia 27, em Madri (Espanha), mais de 400 profissionais internacionais do turismo.

 

  • Importantes nomes da indústria brasileira e latino-americana de turismo debateram sobre a globalização e a tecnologia como elementos indispensáveis para criar uma aliança ibero-americana de mercado.

 

 O espanhol Grupo Hotusa inaugurou, no dia 27 de janeiro, em Madri, a primeira edição de Hotusa Explora, o primeiro Fórum Ibero-americano de Inovação Turística, que foi aberto pela ministra de Fomento local, Ana Pastor. O evento, pioneiro pelo seu caráter internacional e interdisciplinar, reuniu mais de 400 pessoas ligadas ao mundo do turismo, que gozaram de uma jornada de mesas redondas protagonizadas por renomadas personalidades do setor.

O Brasil esteve presente – junto a outros países latino-americanos – em uma das cinco mesas redondas durante o evento: “Desafios e necessidades do turismo emergente”, da qual participaram o CIO do Grupo Trend, Robson Gomes; o Sócio Fundador da MMT-Gapnet, Rui Alves; o Diretor Geral da Consolid Latin America, Carlos Barros; e o CEO da Almundo, Juan Pablo Lafosse.

Todos os palestrantes concordam que a força do turismo na América Latina reside nos seus mercados emergentes: milhares de usuários que estão gerando grandes benefícios supõem um desafio na hora de gerar valor e equilíbrio nos seus mercados.

Mudança de paradigma

Durante a mesa redonda, Carlos Barros destacou a mudança na mentalidade dos brasileiros, que acreditam que “viajar já não fica unicamente acessível para as elites”. Um argumento que Rui Alves apoiou é de que “no Brasil existe uma nova classe emergente que já começou a consumir turismo em larga escala trocando o ônibus pelo avião. São novos clientes com um poder aquisitivo ainda baixo, mas que fizeram do turismo uma das suas prioridades, ficando apenas atrás da moradia e do carro”.

Segundo o Sócio Fundador da MMt-Gapnet, “trabalhamos para manter o contato com esta classe emergente, porque se trata de um cliente do futuro. Temos mais de 68 pontos de venda distribuídos pelas favelas do Rio de Janeiro”.

Todos os palestrantes salientaram a importância da tecnologia e da globalização como fatores chave para a expansão do turismo em países emergentes e o aumento das chances de internacionalização das companhias espanholas na América Latina.

Um evento pioneiro

 

Durante a sua intervenção, a ministra espanhola de Fomento, Ana Pastor, salientou a importância de “inovar desde o diálogo, o intercâmbio de experiências e a busca por novas oportunidades”, destacando desta forma a relevância e o caráter pioneiro deste primeiro fórum ibero-americano organizado pelo Grupo Hotusa. O seu presidente, Amancio López, incidiu na necessidade de celebrar este tipo de evento para aproveitar as oportunidades que a inovação e a tecnologia oferecem ao setor turístico.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem