HOTELARIA ASSOCIA-SE À JMJ2023 E OFERECE CONDIÇÕES ESPECIAIS DE ALOJAMENTO A QUEM VISITA PORTUGAL PARA O EVENTO

– A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) assinou um protocolo com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que tem como objetivo oferecer descontos em alojamento nos hotéis associados que integram a plataforma Click2Portugal e que se juntaram à iniciativa com condições especiais para os peregrinos, famílias, acompanhantes e aos que visitam Portugal para acompanhar o maior encontro mundial da Igreja Católica.

Esta parceria abrange não só os dias do evento, mas decorrerá entre os dias 22 de julho e 15 de agosto, 10 dias anteriores e 10 dias posteriores à JMJ.  

A AHP, bem como as unidades hoteleiras que se associaram a esta iniciativa, estão empenhadas em tornar esta experiência única ainda mais especial, através de descontos (entre 10% e 15%) no preço do alojamento em hotéis de todo o país, com o intuito de permitir que quem nos visita para a JMJ2023 circule e desfrute de Portugal nos dias que antecedem ou sucedem o evento, e fique com vontade de voltar.

Para o efeito, a AHP criou um site – www.jmj2023.hoteis-portugal.pt – onde os interessados podem encontrar a listagem de unidades hoteleiras aderentes e fazer a reserva diretamente, através de promocode. Estará também disponível na página oficial da JMJ – https://www.lisboa2023.org.


Se é uma unidade hoteleira associada da AHP e pretende aderir a esta iniciativa, ainda pode fazê-lo através do seguinte link: https://forms.gle/BmPuUL9AwiWHrSdXA.  

INQUÉRITO AHP “IMPACTO JMJ2023 NA HOTELARIA”

Para tentar medir o potencial impacto que a JMJ2023 tem na Hotelaria da Área Metropolitana de Lisboa (AML), a Associação da Hotelaria de Portugal realizou um inquérito junto dos seus associados, entre os dias 2 e 16 de junho de 2023.

Segundo os hoteleiros inquiridos, a percentagem de reservas para a semana da Jornada, em toda a AML, situava-se, ao tempo do inquérito, nos 56%, sendo que a previsão é de que a Taxa de Ocupação (TO) pudesse chegar aos 89%. Se analisada apenas a cidade de Lisboa, a percentagem de reservas, ao tempo do inquérito, situava-se nos 59% e os hoteleiros perspetivavam que a TO pudesse atingir os 91%.

Quanto ao Preço médio, para estes dias, os hoteleiros responderam, ao tempo do inquérito, que o mesmo poderia situar-se nos 219 euros, mas quando falamos da Hotelaria da cidade de Lisboa, a média dos respondentes indicava que o Preço médio pudesse alcançar os 225 euros.

Quanto ao indicador Estada média, a maioria dos hoteleiros (63%) indicava que os hóspedes ficarão entre 3 e 5 noites.

Espanha, Portugal, Estados Unidos da América, França, Brasil e Itália foram os principais mercados apontados pelos hoteleiros para a semana da Jornada Mundial da Juventude.  

Os principais canais de reserva eram: Website próprio (64%), Booking (63%), Agências de Viagens/Canais Offline (39%); Expedia (38%); e DMC JMJ (16%).  

Ficha Técnica

O inquérito foi realizado junto de 272 unidades associadas da AHP, que operam na Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido obtido um total de 111 respostas (41%). O inquérito decorreu entre os dias 2 e 16 de junho de 2023.

Sobre a Associação da Hotelaria de Portugal

A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) é a maior associação patronal da indústria hoteleira em Portugal.  Com mais de 800 associados, a AHP representa toda a Hotelaria, bem como os estabelecimentos de alojamento local coletivo – Hostels, Guesthouses e blocos de apartamentos com serviço integrado -; Resorts; TER e TH. A AHP disponibiliza um conjunto de serviços indispensáveis para a gestão e operação das empresas, centrando a sua ação no negócio dos seus associados e no futuro da Hospitality Industry. Foi reconhecida como Associação de Utilidade Pública (outubro de 2013) e em fevereiro de 2022 foi condecorada pelo Presidente da República como “Membro Honorário da Ordem do Mérito Empresarial – Classe do Mérito Comercial”, em razão dos serviços relevantes no fomento e na valorização de um setor económico.    

Sobre a plataforma Click2Portugal

Promovida pela Associação da Hotelaria de Portugal, a plataforma Click2Portugal agrega a oferta hoteleira de Portugal. Renovada em 2022, a nova plataforma permite que o utilizador pesquise, com recurso a critérios de pesquisa exaustivos e em linha com as melhores práticas e hábitos mais comuns dos clientes, e que possa explorar ao detalhe quais os destinos e unidades hoteleiras nacionais que pretende. Permite ainda criar campanhas específicas com condições especiais para os clientes de determinado evento e aos clientes efetuar pesquisas por campanhas, o que permite uma rápida seleção de quais os hotéis aderentes a cada campanha. Esta plataforma está disponível em 4 línguas (PT; ES; EN e FR) para


todas as unidades hoteleiras e de AL colectivo de Portugal, continente e ilhas, agora sem qualquer tipo de custos ou comissões. No separador de cada empreendimento o utilizador é reencaminhado para o site do hotel onde pode efetuar a pesquisa de disponibilidade e de preço e fazer a reserva diretamente no site do alojamento.


Rolar para cima