Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Hotéis de Maresias mostram força e representatividade com associação atuante

Imagem inline 1

Maresias- foto by J Grand (2)

Cooperativismo garante maior exposição da praia, melhora nos serviços turísticos e vantagens para os empresários, como redução de taxas de crédito, descontos em produtos e cursos de profissionalização

A praia de Maresias, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, contabiliza uma média de 380 mil estadias de turistas todos os anos, hospedados em chalés, hotéis e pousadas do bairro.  A representatividade local (aproximadamente 30% de todos os turistas de São Sebastião, que conta também com praias populares como Cambury e Juquehy) fomentou o mercado hoteleiro, criando algumas dezenas de meios de hospedagem prontos para receber esses milhares de visitantes.

 Em busca de representatividade e força, um grupo de empresários locais fundou, no fim da década de 1990, a APHM – Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias, hoje com 18 associados e responsável por 60% de toda a movimentação hoteleira local.

“Passam pelos nossos associados, anualmente, aproximadamente 250 mil turistas. Nossa união busca uma constante melhora nos serviços ofertados, além de maior rentabilidade ao setor, conseguida através do cooperativismo”, explica Niuara Tedesco, vice-presidente da entidade.

Com 1820 dos 3 mil leitos da praia, os associados colecionam vitórias, e destacam as vantagens de se unir forças no Turismo:

“Juntos nós conseguimos taxas especiais de crédito e débito, descontos em compras coletivas com fornecedores, realizar eventos e ações de comunicação visando fomentar o turismo local e gerar visibilidade, organizar cursos profissionalizantes e participações em feiras, isso sem falar na troca de experiências que esse tipo de atividade conjunta propicia”, conta Tedesco.

Com o aumento da exposição do bairro em decorrência da vitória no mundial de surfe pelo atleta local Gabriel Medina, a entidade prevê ainda mais atuações em curto e médio prazo.

“Estamos aproveitando essa visibilidade para buscar ainda mais melhorias, estruturando melhor os serviços e ofertas turísticas, independentemente dos hotéis, beneficiando ainda mais os turistas”, adianta Tedesco. “Maresias tem muito a ofertar além da praia.  Temos potencial para turismo ecológico, esportivo, de eventos, corporativo, além do já tradicional sol e mar. Agora é a hora de mostrar isso para o mundo”, conclui.

Sobre a APHM

Fundada na década de 90, a Associação de Pousadas e Hotéis de Maresias reúne os empresários do ramo hoteleiro local, buscando trabalhar a imagem do bairro, otimizar compras e negociações dos associados, fomentar eventos locais e intervir em busca de melhorias para a praia. Atualmente, a entidade conta com dezoito estabelecimentos associados, que, juntos, representam 60% dos leitos disponíveis em Maresias.

Saiba mais sobre a APHM e seus associados. Acesse: www.praiademaresias.com.br.

AmoreirasCanto do Rio           MosaicoPura Vida          Villa’l Mare             

ASSOCIADOS

aphm

Arco-írisCanto Mágico         PantaiRefúgioVillarejo
Beach Hotel      KatmanduPé da MataTambayba 
Beira Mar          Kiribati Porto Mare      Toca da Praia






 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem