Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Hora do rush em São Paulo? Pega uma prainha, vai

O sol ainda queima no litoral paulista. Para quem esperou o fim do verão para viajar e quer aproveitar o calor de março, as 45 praias de Ilhabela são ótimas opções de lazer e descanso para todos os gostos e bolsos. Windsurf, kitesurf, vela, skin board, pesca, rapel, off Road e escaladas são algumas das atividades que acontecem na ilha, além de inúmeras trilhas com várias cascatas e cachoeiras. O passeio de escuna até a Ilha de Búzios é imperdível, com direito a mergulhos numa área de grande concentração de vida marinha e barcos naufragados. Grande destaque para a gastronomia e os hotéis de luxo, além das opções de campings e serviços de alimentação de baixo custo. No dia 22 de março encerra a temporada de cruzeiros. Ainda dá tempo de aproveitar o verão.

Com 130 km de costa, a Ilha oferece 46 praias de diferentes estilos. São paisagens únicas, verdadeiros paraísos tropicais com praias selvagens e outras de águas calmas. A maioria delas oferece ótima infraestrutura para atender bem seus visitantes

PRAIAS

Bonete
Considerada pelo respeitado jornal britânico ‘The Guardian’ uma das dez praias mais bonitas do Brasil, esta praia de areias claras e mar agitado é habitada pela maior comunidade tradicional caiçara do município. Localizada ao sul da ilha, , é preciso seguir uma trilha de 12 km de extensão partindo da Ponta de Sepituba passando pelo Parque Estadual de Ilhabela e atravessando três cachoeiras com águas cristalinas – caminhada que dura de 4 a 5 horas. Outra maneira é por mar, navegando em tradicionais canoas caiçaras ou barcos de passeio, contornando a ponta da Sepituba, no extremo sul da Ilha. Nesta praia com mais de 600 metros de extensão, as ondas chegam até 3 m, fazem do local o paraíso dos surfistas.

Castelhanos
Localizada a leste, na Baía dos Castelhanos, esta é a maior praia de Ilhabela, com mais de 1,5 km de extensão. É possível acessá-la por mar e por terra, a pé, a cavalo, de bicicleta ou em veículo 4×4, por uma trilha de 22 km que cruza a exuberante Mata Atlântica protegida pelo Parque. De lancha, está a cerca de 1h a partir da praia do Perequê.
Para os adeptos do surf, o mar normalmente agitado oferece boas ondas. O mar é também excelente para quem gosta de mergulhar.
Na ponta direita, a pequena ilha da Lagoa, muito próxima da praia, oferece um charme a mais ao local, e de lá parte a trilha que leva a Praia Mansa e Vermelha.
Já do canto do Ribeirão, parte a trilha da Cachoeira do Gato, de 2 km, que leva até uma belíssima cachoeira com 80 metros de altura e também ao Mirante do Canto do Gato.
Ainda como parte do cenário, um rio deságua em cada extremidade da praia.
Nesta praia vivem seis comunidades tradicionais caiçaras.
Alí também se localizam alguns bares e restaurantes locais.

Curral
A cerca de 9 km ao sul da balsa e com mais de 500 metros de extensão, ela é a mais badalada da Ilha. Há bares e restaurantes espalhados por toda a praia, com banheiros, ducha de água doce e estacionamento. Na alta temporada, o som não para durante todo o dia.
Bom lugar para admirar o pôr-do-sol, a praia possui uma ampla área verde que serve de refúgio para aqueles que não querem ficar no sol.
No canto esquerdo da praia está localizada a Capela de Santa Cruz, com o acesso feito por uma escadaria que permite a contemplação da paisagem em um belvedere.

Jabaquara
Entre a praia do Pacuíba e a da Fome, o Jabaquara é uma das praias mais lindas e preservadas da Ilha. É oultimo acesso por carro ao norte da ilha e o caminho passa por mirantes com vistas magníficas de 180 graus do litoral norte e Serra do Mar.. O acesso pode ser feito de bicicleta, carro ou embarcação
Com 500 m de extensão, tem uma larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade, e mar azul turquesa. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce.
Na praia, além de bares, há algumas casas de caiçaras e coqueiros por sua orla.

Sobre a Secretaria de Turismo e Fomento de Ilhabela – Norteada pelo programa de governo da administração do prefeito Antonio Luiz Colucci (presidente da APRECESP – Associação dos Prefeitos das Estâncias do Estado de São Paulo), seu objetivo é planejar ações que busquem novos mercados, alinhando as realizações de sua pasta com o Plano Aquarela, do Ministério do Turismo. Tem como princípio ampliar a abrangência para atrair novos visitantes de dentro e fora do país. A promoção por meio de feiras é uma das atividades, além de projetos nos segmentos de Turismo Náutico, Ecoturismo, Cultural e de Eventos. Concomitante a organização do trade turístico e a promoção constante da qualificação e capacitação dos empresários e da mão de obra local buscando maior competitividade em relação aos mercados. Dentro do planejamento de marketing estratégico está também a responsabilidade de articulação, formatação, promoção e divulgação do Circuito Litoral Norte, envolvendo as quatro cidades que a indústria do turismo reflete e se desenvolve regionalmente.

Boa Viagem