Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

HISTÓRIAS E SABORES DA MESA DAS RAINHAS EM DEBATE NO PALÁCIO NACIONAL DE SINTRA

 

 

 

Encontro com Guida Cândido, especialista em história da alimentação, está agendado para 21 de março, às 19h00

 

 

Numa visita ao Palácio Nacional de Sintra, ninguém fica indiferente à monumentalidade das chaminés cónicas que dominam a cozinha, mas o que sabemos hoje sobre a alimentação da Família Real e da corte neste Paço? Como era composta a mesa e que iguarias eram servidas? No próximo dia 21 de março, às 19h00, Guida Cândido, especialista em história da alimentação e autora das obras “Comer como uma rainha. O receituário real do século XVI ao século XX” e “Cinco Séculos à Mesa. 50 Receitas com História”, estará no Palácio Nacional de Sintra para debater este tema, com foco especial no século XVI e nos hábitos alimentares da corte da rainha D. Catarina de Áustria.

 

O estudo de um livro de despesas da casa da rainha, datado de 1571, permite conhecer o que se apresenta na sua mesa e na das suas damas, no mês de maio, nomeadamente as frutas onde se distinguem as “serejas de Simtra”. Este é o ponto de partida para desvendar o que se comia e como se comia numa época marcada pela expansão ultramarina, que mudou para sempre a gastronomia portuguesa. É nesta altura que alimentos raros, dispendiosos e de difícil aquisição, como as especiarias e o açúcar, passam a fazer parte dos pratos que compõem os banquetes de reis, rainhas e aristocratas.

 

Outra fonte importantíssima para Guida Cândido tem sido “O Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal”, o mais antigo livro de cozinha português que se conhece. Foi escrito entre finais do século XV e inícios do XVI e fez parte do enxoval que a Infanta D. Maria, sobrinha por afinidade de D. Catarina de Áustria, levou para Parma quando se casou. A obra nunca regressou a Portugal, encontrando-se, hoje, na Biblioteca Nacional de Nápoles, em Itália. Não obstante, é fundamental para o estudo do receituário próprio da mesa realenga quinhentista portuguesa, a mesa de D. Catarina de Áustria que habitou o Paço de Sintra.

 

A palestra “No Real Paço de Sintra com Guida Cândido: uma canastra de serejas de Simtra para a Rainha D. Catarina de Áustria”, integrada no ciclo de “Encontros nos Palácios Nacionais” de Sintra e de Queluz, dará, assim, a conhecer o universo gastronómico da monarca e da sua época.

 

Para participar neste “Encontro”, basta adquirir o bilhete no site da Parques de Sintra, pelo valor simbólico de 1€. No final da palestra/visita, decorre um cocktail, para convívio e discussão informal de ideias entre todos os participantes.

 

Os “Encontros nos Palácios Nacionais” de Queluz e de Sintra, iniciados em 2022, têm trazido a debate novas perspetivas do património, permitindo que o grande público contacte com alguns dos maiores especialistas em áreas tão diversas como História, Museologia, Arquitetura, Ciência e Arte. A Parques de Sintra promove esta iniciativa com o intuito de estimular a partilha e a disseminação do conhecimento relativo ao património gerido pela empresa.

 

Mais informações e aquisição de bilhetes: https://www.parquesdesintra.pt/pt/programacao/encontros-nos-palacios-marco-2024/

 

 

 

A Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A. (PSML) é uma empresa de capitais exclusivamente públicos, criada em 2000, no seguimento da classificação pela UNESCO da Paisagem Cultural de Sintra como Património da Humanidade. Não recorre ao Orçamento do Estado, pelo que a recuperação e manutenção do património que gere são asseguradas pelas receitas de bilheteiras, lojas, cafetarias e aluguer de espaços para eventos.

Nos últimos dez anos, as áreas sob gestão da empresa (Parque e Palácio Nacional da Pena, Palácios Nacionais de Sintra e de Queluz, Chalet da Condessa d’Edla, Castelo dos Mouros, Palácio e Jardins de Monserrate, Convento dos Capuchos e Escola Portuguesa de Arte Equestre) receberam cerca de 25 milhões de visitas.

A Parques de Sintra é detentora de onze World Travel Awards para Melhor Empresa do Mundo em Conservação, que venceu consecutivamente entre 2013 e 2023.

São acionistas da Parques de Sintra a Direção Geral do Tesouro e Finanças (que representa o Estado), o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, o Turismo de Portugal e a Câmara Municipal de Sintra.

 

Toda a informação sobre a Parques de Sintra pode ser consultada em www.parquesdesintra.pt.

 

 

 

 

Parques de Sintra – Monte da Lua, S.A.

Parque de Monserrate 2710-405 Sintra

www.parquesdesintra.pt / www.facebook.com/parquesdesintra

 

 

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem