Governo do Estado divulga atrativos de Pernambuco em iniciativa online inédita na ABAV 2011

Engajamento nas redes sociais, recursos digitais e advergame são algumas das novidades trazidas pela EMPETUR e Secretaria de Turismo

Na próxima quarta-feira, 19 de outubro, os participantes da Feira das Américas – ABAV 2011 serão surpreendidos com a primeira ação totalmente interativa na plataforma 2.0 (iPhone, tablets e computadores) para divulgar as potencialidade do turismo de um estado brasileiro. O projeto, capitaneado pela Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) e a Secretaria de Turismo de Pernambuco (SETUR-PE), se chama BRASIL, CURTA PERNAMBUCO e lança mão de todas as ferramentas oferecidas pelas redes sociais, mais precisamente o Facebook.

O projeto, que tem duração de um ano, inicia com o game BRASIL, CURTA PERNAMBUCO. Com ele, o usuário pode conhecer e interagir com as principais belezas naturais dos cinco destinos pernambucanos (Recife, Olinda, Fernando de Noronha, Porto de Galinhas, Caruaru e Petrolina). O objetivo do game é fazer com que o internauta, ao jogar, ultrapasse obstáculos em cada fase e acumule pontos. Os que acumularem mais pontos serão premiados com pacotes de viagens para os cinco destinos que permeiam o jogo. Elas visam destacar as potencialidades de cada destino que envolvem o game e também fazer com que o internauta possa trazer para a vida real a experiência vivida na internet e conferir os atrativos divulgados na fanpage.

Toda a tecnologia foi desenvolvida através de plataforma web 2.0 e pode ser acessada de qualquer tipo de navegador. O conceito é potencializar ao máximo a experiência dos usuários fazendo com que as pessoas se divirtam ao mesmo tempo que recebem informações sobre os destinos selecionados.

O projeto contempla a customização de uma fanpage no Facebook sobre Pernambuco e também ações de relacionamento em Estados estratégicos (Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Bahia), ações de rua e ações nas agências de viagens. “Nossa ideia é conquistar os milhões de brasileiros que estão na internet e que se utilizam dessa ferramenta para planejar as férias, fazer reserva em hotéis e também escolher para onde desejam viajar”, comenta o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa .

A fanpage conterá informações sobre Pernambuco e espaço para download de fotos e vídeos sobre as belezas turísticas do Estado. Os usuários serão recepcionados por um mapa interativo do Estado que contém informações estratégicas de cada um dos destinos pernambucanos. “Interação e envolvimento. Essas são as palavras que melhor designam esse projeto. Nossa meta é fazer com que o internauta conheça e se relacione com o nosso Estado através das redes sociais”, ressalta presidente da EMPETUR, André Correia. Além disso, os usuários poderão customizar a foto do avatar.

Além de coletar informações sobre o Estado, o turista poderá montar o roteiro de passeio em Pernambuco conhecendo as atrações que cada destino dispõe. “A fanpage funcionará não só como uma fonte para divulgação, mas como algo orgânico em que o próprio turista poderá indicar bons locais a outros usuários, funcionando quase como um fórum”, completa o presidente da EMPETUR.

AÇÕES OFFLINE
O projeto BRASIL, CURTA PERNAMBUCO também desenvolverá ações de rua nos quatro estados brasileiros (Ceará, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia). Neles serão realizadas blitzes em bares, restaurantes e agências de viagens, quando promotores com iPads convidarão os presentes a entrar na fanpage, “curtir” Pernambuco e convidar seus amigos virtuais a fazer o mesmo.

EMBAIXADORES DE PERNAMBUCO X AÇOES COM BLOGUEIROS
Serão “eleitos” os blogueiros mais influentes e, de cada um dos estados que serão visitados pela ação, será escolhido um embaixador. Eles virão a Pernambuco em um fantour, conhecer nossos melhores destinos com um roteiro personalizado, montado de acordo com o perfil de cada um dos escolhidos. Eles irão atualizar seus blogs com informações sobre o nosso Estado, despertando em seus leitores o desejo de conhecer os mesmos pontos turísticos. Os fantours irão totalizar 1,8 mil horas de ação promocional in loco. “Teremos um impacto direto em nosso turismo. Além de reforçar a imagem institucional do Estado, vamos aumentar o nosso potencial para sediar a Copa de 2014, potencializar a imagem positiva das nossas cidades dentro e fora do País”, finaliza Correia.

PARCEIROS
Todo o projeto BRASIL, CURTA PERNAMBUCO foi criado pela VIVA!BR, empresa de Marketing e Social Media que desenvolveu todo o conceito e a ideia do projeto em parceria com a Exclusiva!BR, a Cappen e a Jynx Playware. A empresa capitaneia todo o projeto, da ideia à execução, inclusive nos estados que receberão as ações de rua e as redes sociais também serão alimentadas através de conteúdo estratégico.

A VIVA!BR já desenvolveu projetos de turismo como a Rota 232 do artesanato e da gastronomia, Pernambuco Conhece Pernambuco, Pernambuco vai ao Shopping e o Seminário de Petróleo e Gás.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.