Governo de Alagoas concede selo Safe Travels a Porto de Pedras

Em encontro, o secretário Rafael Brito entregou a chancela ao Prefeito Henrique Vilela e tratou do andamento do projeto Bandeira Azul.

Na oportunidade também foi apresentado o projeto arquitetônico do Bandeira Azul que contempla a instalação de banheiros, rampas de acesso, ciclovia e estacionamento na praia do Patacho.Jonathan LinsTexto de Thiago Tarelli

Uma das principais cidades turísticas de Alagoas e um dos destinos apontados como tendência no turismo brasileiro em 2021, a cidade de Porto de Pedras, no litoral Norte alagoano, foi chancelada com o selo internacional Safe Travels de segurança sanitária. A autenticação foi entregue pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, ao prefeito da cidade, Henrique Vilela, em encontro na manhã desta segunda-feira (12).

Porto de Pedras foi o segundo destino turístico a receber o selo. Desde o ano passado, o Destino Alagoas, detentor do selo, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), passa a conceder a mesma autenticação sanitária aos destinos turísticos e empresas alagoanas que estejam cumprindo os protocolos internacionais de segurança estabelecidos para toda a cadeia produtiva do setor do turismo em atenção à pandemia.

O Safe Travels é promovido internacionalmente pela World Travel and Tourism Council (WTTC) e leva em consideração todos os protocolos sanitários para o segmento do turismo com considerações e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Enquanto gestor do turismo no Estado, o secretário Rafael Brito ressaltou a importância da obtenção do selo por parte dos municípios turísticos. “Porto de Pedras é a segunda a receber o selo Safe Travels em Alagoas e, certamente, será um grande diferencial para o Destino que já é apontado por especialistas como um dos preferidos para a alta temporada deste ano. Praias paradisíacas, de natureza praticamente intocada, como a do Patacho, por exemplo, onde estamos implantando em parceria com a Prefeitura o projeto Bandeira Azul, dão à cidade um grande destaque no cenário nacional e internacional do turismo. Certamente o selo dará ainda mais visibilidade, trazendo mais turistas e aumentando a sensação de segurança entre os visitantes”, ressaltou.

Bandeira Azul

Em andamento desde o ano passado, a implantação do selo Bandeira Azul, que certifica internacionalmente a qualidade da Praia do Patacho, também foi pauta do encontro entre o secretário Rafael Brito e o prefeito de Porto de Pedras, Henrique Vilela. Ainda em fase piloto, o projeto visa transformar a atividade turística na cidade, incluindo um novo projeto urbano na região, acompanhamento da qualidade da água e ações de política e educação ambiental com moradores e turistas.

O projeto arquitetônico do Bandeira Azul abrange o reordenamento da praia com a padronização dos serviços na areia, instalação de banheiros, ciclovia, lixeiras, estacionamento, rampas de acesso à praia e bicicletário. Todos esses equipamentos serão construídos com material sustentável, sem danos à natureza e sem prejuízo à paisagem natural da Praia do Patacho.

Com a finalização do projeto, prevista para novembro deste ano, a Praia do Patacho será a 2ª da região Nordeste e a 14ª no Brasil a receber essa qualificação internacional que reconhece a qualidade e a padronização do turismo responsável e sustentável na região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.