GOL obtém certificação especial para decolagens em condições de teto e visibilidade reduzidos no Aeroporto de Santos Dumont

 Com a certificação RNP-AR DP, Companhia passa a oferecer mais qualidade e previsibilidade para as operações no aeroporto central do Rio de Janeiro

 A GOL informa que, em 06/02/2024, recebeu da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) a autorização final para realizar procedimentos especiais de decolagem por instrumentos RNP-AR DP no Aeroporto Santos Dumont (RJ). 

O RNP-AR DP é um procedimento de decolagem de última geração, desenvolvido pelo DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Força Aérea Brasileira), que possibilita decolagens em Segurança, mesmo em condições meteorológicas restritivas de teto e visibilidade.

Tradicionalmente, as decolagens na localidade podem ocorrer apenas quando as condições meteorológicas apresentam o mínimo de 700 pés de teto (altura das nuvens) e 4000 metros de visibilidade. O RNP-AR DP, por sua vez, possibilita decolagens com teto zero, requerendo apenas 800 metros de visibilidade.

O processo de certificação da GOL iniciou em 2023, envolvendo GOL, ANAC, BOEING e ALTA (Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo). Para a obtenção da certificação final, foram necessárias modificações em manuais e procedimentos operacionais, testes e demonstrações em simuladores de voo, treinamentos teóricos e práticos para pilotos, além de um período de validação e análise de dados obtidos em operações reais no aeroporto.

Vale destacar que os pilotos que operam no Santos Dumont passam por treinamentos específicos e que, até o final de maio, todos estarão qualificados para o novo procedimento.

Segundo André Cruz, COO da GOL, “com a certificação RNP-AR DP, oferecemos aos nossos Clientes ainda mais qualidade e previsibilidade no Santos Dumont e, consequentemente, em toda a malha aérea GOL. O novo procedimento evitará atrasos e cancelamentos por motivos meteorológicos, principalmente durante a temporada de inverno carioca, época propícia à ocorrência de nuvens baixas e formação de nevoeiros.”

A GOL LINHAS AÉREAS

A GOL é uma das empresas aéreas líderes no Brasil e parte do Grupo Abra. Desde sua fundação, em 2001, ela é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo. A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias. Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES. No transporte de cargas, a GOLLOG possibilita a entrega de encomendas para diversas regiões no Brasil e no exterior. A Companhia conta com uma equipe de 13,9 mil profissionais da aviação altamente qualificados e focados na Segurança, valor número um da GOL, e opera uma frota padronizada de 141 aeronaves Boeing 737.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!