Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Flávio Azevedo: A expectativa do Parque Tecnológico é positiva, o projeto está maduro‏

Na manhã de hoje (23), sexta-feira aconteceu a primeira vídeo conferência entre o Governo do Estado, através da Secretário de Desenvolvimento Econômico(SEDEC), Flávio Azevedo e o consórcio português, vencedor da licitação, para realização dos estudos e projetos de viabilidade técnica, econômica e financeira, do primeiro Parque Tecnológico que será implementado no Rio Grande do Norte.

O consórcio é composto pelas empresas SPI, Innovos Group, Alpmicio, que depois do contrato assinado, que deve acontecer nos próximos dias, terá seis meses executar seus trabalhos.  A vídeo conferência foi para definir e alinhar as atividades que serão executadas de acordo com as ações do Governo do Estado.

Flávio Azevedo e seu adjunto, Otomar Lopes, avaliam que o projeto está maduro e terá um bom ritmo de trabalho.

Em paralelo a esses estudos, a SEDEC, está em constante diálogo com a Universidade Federal –UFRN, que é uma das parcerias desse projeto. “A UFRN é absolutamente fundamental nesse processo, assim como o Governo eles também estão entusiasmados. É fundamental essa parceria, assim poderemos agregar a área de pesquisa, desenvolvimento, inovações tecnológicas.  Nós dependemos dos doutores e mestres que estão na Universidades”, disse.  Flávio destacou ainda que o envolvimento das Federações das Industrias, via os Centros de gás energia renováveis também é fundamental, por possuir um grupo de pesquisadores muito consistente, principalmente pelo trabalho conjunto do SENAI e Petrobrás.

A concepção do Parque Tecnológico é que o Estado esteja trabalhando com vetores de desenvolvimento próprios como: como energias renováveis, especificamente fotovoltaica e eólica, além da atuação em setores estratégicos como o setor de mineração, pesqueiro, dentre outros. Com o objetivo não só gerar desenvolvimento econômico, mas também social e sustentável.

Os recursos para construção do Parque são de U$ 20 milhões de dólares já estão assegurados e serão oriundos do financiamento do Governo do Estado, via Projeto RN Sustentável, através acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial e é tido com como uma estratégia de desenvolvimento para o RN.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem