FITUR 2024 encerra sua 44ª edição com números de público marcantes, ultrapassando 250 mil participantes, e fortalecendo sua influência global

FITUR 2024 encerra sua 44ª edição com números de público marcantes, ultrapassando 250 mil participantes, e fortalecendo sua influência global

A Feira Internacional de Turismo conclui uma edição de sucesso, graças ao apoio unânime do sector e ao forte apoio institucional, resultando num público total de 250 mil visitantes – 153 mil profissionais e 97 mil público em geral.

A influência global foi um aspecto chave da 44ª edição da FITUR, significativamente reforçada pela participação de 152 países, 96 representações oficiais.

A IFEMA MADRID anuncia que a FITUR 2025 acontecerá de 22 a 26 de janeiro.

A 44ª Feira Internacional de Turismo conclui uma edição de sucesso cujos dados refletem o crescimento experimentado pelo setor turístico global no ano passado, lançando as bases para a sua consolidação neste 2024. A FITUR anunciou que ao longo dos seus cinco dias , recebeu um total de 250.000 visitantes, Foram 153 mil profissionais (de 24 a 26 de janeiro) e 97 mil visitantes presentes durante seus dois dias abertos ao público (sábado, 27 e domingo, 28). Estes números, em linha com a estimativa fornecida pela IFEMA MADRID, representam um aumento de 13,7% em relação a 2023.

A FITUR 2024 também se destacou por bater o recorde de espaço expositivo , com um total de nove pavilhões, mais um que em 2023, bem como pela consolidação do seu caráter internacional. Reuniu 152 países e 96 participações oficiais de países.

Organizada pela IFEMA MADRID, a Feira, inaugurada no dia 24 de janeiro por Suas Majestades os Reis de Espanha , teve o Equador como País Parceiro da FITUR e a participação de todos os atores da cadeia de valor da indústria do turismo, mostrando o dinamismo do setor através de inúmeras transações comerciais, redes ampliadas e intercâmbio de melhores práticas e conhecimentos.

O relatório oficial da FITUR 2024 revela números recordes de participação com 9.000 empresas, 152 países, 96 representações oficiais (mais 20 que em 2023), 806 expositores principais, 9 pavilhões, 10 secções monográficas para segmentos turísticos – FITUR 4all, TechY, Cruzeiros , Know-How & Export, LGTB+, Lingua, Screen, Sports, Talent e Woman – e o trabalho realizado pelo Observatório FITURNEXT como canal para o compromisso sustentável da Feira Internacional de Turismo.

Adicionalmente, importa referir que a afluência de visitantes à FITUR deverá gerar cerca de 430 milhões de euros em receitas para Madrid.

Forte apoio institucional e setorial

Esta 44ª edição, como todos os anos, além do apoio do setor turístico internacional, destaca o forte apoio institucional recebido. Paralelamente à manifestação de apoio da Família Real à indústria do turismo, com a presença de Suas Majestades o Rei Felipe e a Rainha Letizia, a FITUR contou com a participação de líderes de destaque como Daniel Noboa , Presidente do Equador, que foi Country Partner da Feira Internacional de Turismo este ano. Recebeu também a visita oficial do primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez ; o primeiro-ministro da Albânia, Edi Rama ; representantes da UNTWO juntamente com o seu Secretário-Geral, Zurab Pololikashvili , o Secretário-Geral Ibero-Americano, bem como mais de dez presidentes regionais de Espanha. No total, a Feira reuniu a presença de cerca de 400 autoridades, entre ministros, secretários de Estado, embaixadores, representantes empresariais e autarcas de diversas regiões.

Cobertura mediática e presença nas redes sociais da FITUR 2024

O crescimento da feira reflete-se na ampla cobertura mediática, com mais de 37.000 notícias publicadas sobre a FITUR 2024 durante a sua celebração nos meios de comunicação nacionais e internacionais, e na presença de cerca de 6.800 jornalistas credenciados na feira, incluindo 6.157 jornalistas nacionais e 607 internacionais de 53 países. países.

Além disso, no ambiente das redes sociais, durante os dois primeiros dias da FITUR, houve um crescimento de 10.602 seguidores no Facebook, X, LinkedIn e Instagram, atingindo uma comunidade total de 311.341 seguidores. Os mais de 860 posts publicados alcançaram quase 6,5 milhões de impressões e 83 mil interações. Por último, é importante destacar que a FITUR gerou um elevado volume de tráfego web com aproximadamente um milhão de visitas.

A IFEMA MADRID já está trabalhando para a FITUR 2025, que acontecerá de 22 a 26 de janeiro, com o México assumindo como país parceiro da FITUR

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!