Festuris puxa recuperação do turismo e Registra crescimento de 30% na comparação com 2019

imagem
Festuris puxa recuperação do turismo e registra crescimento de 30% na comparação com 2019 
Mesmo cinco meses antes da sua 34a edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festuris Gramado vem registrando números históricos na comparação com suas maiores edições. A feira de negócios turísticos está inclusive expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender a crescente demanda do mercado. A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 – última edição antes da pandemia -, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.
De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição no Festuris deve ser comemorado e indica a recuperação da cadeia do turismo após dois anos de incertezas e um impacto devastador no setor. Nas duas últimas edições, a feira não parou e se adaptou às restrições impostas pela pandemia. O Festuris foi a primeira feira de turismo a ser realizada na América Latina durante a pandemia, servindo de modelo para outras feiras e eventos. Em 2022, o mercado vem reagindo fortemente.
“A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem. Marcas importantes que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do turismo brasileiro “, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello. 
Enquanto o turismo internacional ainda retoma em ritmo mais leve, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo turismo interno. Entre os expositores confirmados no Festuris até o momento, nota-se o surgimento de novos destinos que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade. 
Com a maioria das fronteiras fechadas durante a pandemia, conhecer o Brasil se tornou a opção de muitos brasileiros, despertando também a vocação turística em municípios e regiões até então desconhecidas pelos viajantes. Neste contexto, uma das principais formas de promoção e relacionamento continua sendo a participação em feiras e eventos presenciais.
“Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar. Se as tecnologias favorecem o trabalho, existe uma tendência muito grande para as pessoas se reaproximarem, maior do que tinha antes. A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui pra frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado”, projeta a CEO do Festuris, Marta Rossi.
Aposta em experiências e networking qualificado
Diante do crescimento da feira neste ano, a ampliação também se dará no sentido de reposicionar alguns segmentos, a exemplo do Espaço Luxury, que estará em uma área maior e ampliará também a presença de buyers e expositores de diferentes procedências. Além disso, layouts estão sendo repaginados, trazendo estilos de espaços adaptados à nova economia. 
Em paralelo a isso, a aposta do Festuris será em mais experiências dentro da feira, networking qualificado entre os participantes e conteúdo através de mentorias e capacitações, além de mais uma edição do Meeting Festuris, evento que acontece nas manhãs do evento.
“Hoje os eventos não podem acontecer apenas para buscar informações e fortalecer o relacionamento, mas sim para poder ter experiências e vivências relacionadas aos destinos e produtos que estão sendo apresentados. Nesse ponto, provocamos inclusive que os expositores se apresentem de uma forma diferente explorando a criatividade”, sugere Zorzanello.
Sustentabilidade e Pluralidade
As pautas da sustentabilidade e da pluralidade integram a essência do Festuris há muito tempo. A propagação dessas práticas e conceitos acontece principalmente através de dois espaços segmentados, o Green Experience e o LGBT+. Além disso, a feira realiza ações efetivas e desempenha um importante papel de levar conteúdo ao trade por meio do Meeting Festuris
“Muito antes deste assunto virar moda, o Festuris já era plural e sustentável. E isso faz com que o evento provoque o engajamento de todo o setor. Fomos precursores enquanto turismo e agora estamos estimulando para que o nosso expositor se preocupe com o aspecto criativo. O estande não precisa ser o mais bonito, mas o mais criativo e o mais sustentável. Nós estamos puxando a fila, agora as marcas e destinos precisam aderir a essa cultura”, reforça Marta Rossi.
Sobre o Festuris
O Festuris Gramado é uma das principais feiras de negócios turísticos da América Latina e uma das mais antigas em atividade no mercado, alcançando a sua 34a edição ininterrupta. Além da feira geral, o Festuris trabalha com espaços segmentados: Luxury, Green Experience, Business & Innovation, LGBT+ e Wedding. Mais informações sobre o evento em www.festurisgramado.com.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.