Festival do Umbu movimenta município de Uauá, no sertão baiano

Seminários temáticos, lançamento de livros, vídeos e revistas, além de apresentações culturais, estão entre os destaques da VIII Edição do Festival Regional do Umbu, que segue até sábado (30/4), na Praça São João Batista, no Centro de Uauá, município localizado a 416 quilômetros de Salvador.

A organização é da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), e a programação inclui, também, exposição e comercialização de produtos da região, com destaque para doces, geleias e compotas de umbu (fruta típica do Nordeste brasileiro). Palestras e oficinas são ministradas, abordando temas como a tecnologia utilizada para o trabalho no campo.

Quem visitar a cidade vai poder assistir a shows culturais apresentados no palco armado na praça, a concursos de Contadores de Causos sobre o Sertão e de Cordel da Juventude, além de participar da Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, que acontece no sábado, das 8h30 às 20h.

Durante o festival, os visitantes podem frequentar bares, restaurantes e pousadas de Uauá e de municípios vizinhos, como Canudos. A expectativa dos organizadores é que cerca de 40 mil pessoas passem pelo local do evento, nesse período.

Qualificação dos serviços turísticos – Com o objetivo de receber bem os visitantes, durante e após o evento, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) desenvolveu ações preparatórias para o Festival do Umbu, entre os dias 12 e 14/4, com a oferta de cursos e visitas a hotéis, pousadas e outros empreendimentos de serviços turísticos localizados no município situado na zona turística Caminhos do Sertão.

Foram ofertadas 50 vagas para trabalhadores e empreendedores de áreas relacionadas ao turismo dos municípios de Uauá, Canudos e Curaçá, com cursos de qualidade no atendimento e noções básicas de turismo, além do workshop de Boas Práticas e Higiene na Manipulação de Alimentos.

A equipe da Setur também visitou meios de hospedagem de Uauá, fazendo um levantamento da oferta hoteleira, com número de estabelecimentos e leitos, assim como controle de qualidade, com vistoria nas instalações e verificação dos serviços ofertados. Gestores das empresas foram orientados com relação a aspectos como segurança, políticas de preservação do meio ambiente, manutenção e conservação, dentre outros. Bares, restaurantes e agências de turismo passaram também por fiscalização preventiva e ação de fomento à regularização dos empreendimentos.

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!