Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Fest Bossa & Jazz Circuito 2016 registra público recorde e movimenta cenário turístico

Primeira noite de shows em Pipa reuniu 15 mil pessoas

Após dois dias de programação gratuita na capital potiguar e três dias na exuberante Praia da Pipa, Tibau do Sul – RN, o Fest Bossa & Jazz finaliza sua edição 2016 em grande estilo. Desta vez, dividido por duas etapas, a primeira realizada em maio deste ano e a segunda neste mês de agosto em Natal-RN, nos dias 25 e 26, e em Pipa, de 26 a 28.

O evento, organizado por Juçara Figueiredo Produções e com sete anos de estrada, deixa legados. Não oferece apenas grandes shows com artistas locais, nacionais e internacionais, oferta também à comunidade, senso democrático, um alto nível musical, cultura, informação, oportunidade, empregabilidade e move a economia local.

Um exemplo na mudança do comportamento econômico, em destaque, Pipa. De acordo com Bartira Seixas, turismóloga e coordenadora operacional do Fest Bossa & Jazz, este é o período de baixa temporada, no entanto, outro cenário foi notado. “Não se pode negar que a passagem do Fest anima comerciantes e autônomos. Estabelecimentos lotados, ruas movimentadas e a maioria dos hotéis e pousadas registrando uso de 80% das acomodações”, esclareceu Bartira.

A organizadora, Juçara Figueiredo, enfatiza que o sucesso pôde ser visto até o último momento da programação, ocorrida no final da tarde do domingo (28), no Pipa Beach Club que ficou pequeno para receber o TAMAREANDO (parceria com o projeto TAMAR) com Sérgio Groove, Yranh Barreto e Silvio Franco e a Jam Session. “Esta edição nos surpreendeu muito. Na primeira noite de shows em Pipa nos deparamos com um público de 15 mil pessoas e na segunda e última noite, em torno de oito mil em um espaço de 17 mil metros”, declara Juçara Figueiredo, organizadora do Fest.

Para a subsecretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Solange Portela, esse tipo de evento é uma opção inteligente para o turismo. “Nos demais períodos de baixa estação temos que buscar muitas maneiras e alternativas de convidar o visitante. Esse evento além de atrair, naturalmente e modificar o cenário turístico e econômico, agrega valor social, aliado a cultura no momento em que oferta, de forma gratuita, apresentações com artistas de renome, oficinas e workshops”, comenta Portela.

Nos espaços dos shows, seguranças, equipes de apoio, praça de alimentação, feira de artesanato, camarote VIP e lojinha à disposição das pessoas. No decorrer das noites nos Palcos Principais, tanto em Natal quanto em Pipa, subiram 12 atrações, sob a curadoria musical e coordenação artística de Liz Rosa. Durante o dia no Good Morning Jazz e nos intervalos das apresentações, a Street Band animava o povo. As Sunsets Sessions esquentavam o clima para a noite com participação de Sérgio Groove, Yranh Barreto, Marco da Costa e Live Foyn Friis.

Nas oficinas, crianças e jovens encantados com a descoberta da possibilidade de confeccionar até 12 tipos de instrumentos com real funcionalidade. Nos workshops, músicos, aprendizes e amantes desta arte em um exercício contínuo de conhecimento. Para Alexandre Ferro, instrutor das Oficinas de Instrumentos Musicais com Material Reciclável, a conscientização e o aprendizado estão entre os relevantes legados. “As oficinas de Natal e Pipa receberam cerca de 280 crianças de escolas públicas e comunidades, todas com o nítido interesse em aprender e desenvolver uma veia artística”, explicou Alexandre.

Esse encontro musical democrático contou com o patrocínio da Cosern – Grupo Neoenergia e Oi através do Governo do Estado do Rio Grande do Norte pela Lei Câmara Cascudo com apoio cultural da Oi Futuro, Cyrela Plano & Plano, SESI Sistema FIERN, Luck Receptivo, parceria do SESC Sistema Fecomércio, Castelo Casado – Iluminações e Estrutura e promoção da Inter TV Cabugi. Na realização, além de Juçara Figueiredo Produções, a Secretaria de Turismo do Governo do RN, RN Sustentável e Emprotur através do Banco Mundial.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem