Fernando Chiriboga lança seu terceiro livro-álbum da série “Relíquias” neste mês

Obra faz parte da coleção de livros dedicados ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico do Brasil

São mais de 200 páginas de pura beleza arquitetônica e cultural. O mais novo livro-álbum do equatoriano, radicado em Natal-RN, Fernando Chiriboga, retrata as belezas da região sul do país. “Relíquias – patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil” terá lançamento neste mês, dia 29, a partir das 18h, na Galeria Fernando Chiriboga (3º piso do Shopping Midway Mall).

A obra é o terceiro livro-álbum da série “Relíquias”, lançada com o intuito de comemorar o Bicentenário da Independência do Brasil, com patrocínio da EDP, Cisa Trading, MDS Brasil, Banco Luso Brasileiro e Grupo Tejofran. A coleção conta com quatro livros dedicados ao registro fotográfico do patrimônio arquitetônico, das regiões do país. São obras e edificações construídas ao longo de cinco séculos que retratam a história entrelaçada de Brasil e Portugal. 

Neste volume, Chiriboga entrega ao público mais de 200 fotografias que exibem o patrimônio histórico e arquitetônico de 17 cidades dos três estados que compõem a região Sul do Brasil:  Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Vivemos um momento único, onde a consciência da preservação merece conquistar um lugar especial no coração da sociedade. É preciso conhecer para preservar, encantar-se para defender”, exprime Fernando Chiriboga.

O Sul do país tem forte presença cultural e arquitetônica da Europa, com sua pluralidade advinda de países como Alemanha, Itália, Portugal, Polônia, Ucrânia, Holanda, Espanha, Escandinávia, e também da Ásia: Síria, Líbano e Japão. “As diversas matrizes arquitetônicas que hoje encontramos no sul do país, selecionadas nesta obra, constituem-se em relíquias culturais de parte da arte ainda mais abrangente, que se fez em músicas, indumentária, costumes, culinária, pinturas, esculturas, ornamentações etc, que reverberam em significação aberta por serem ainda objetos dignos de adequado registro”, menciona Chiriboga. 

A série “Relíquias: Patrimônio Arquitetônico do Brasil” é composto pelos títulos: ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Nordeste do Brasil’, lançado em 2014; ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Sudeste do Brasil’, lançado em 2022 e, por fim, a mais nova obra ‘Relíquias: Patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil’. 

Fernando Chiriboga

Nascido nos Andes equatoriano, Fernando Chiriboga reside em Natal/RN, desde o ano de 1985. Iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1990, tendo como foco a fotografia de arquitetura e natureza. Em 2004 lançou o seu primeiro livro, retratando a Mata Atlântica potiguar. Desde então, já publicou dezesseis livros, sendo o “Relíquias – Patrimônio Arquitetônico do Sudeste do Brasil” a sua décima sétima obra. Atuando no campo da fotografia FineArt, possui quadros espalhados por várias partes do Brasil e do mundo.

Serviço: 

Lançamento do livro “Relíquias – Patrimônio arquitetônico do Sul do Brasil”

Quando: 29 de junho 

Horário: 18h

Onde: Galeria Fernando Chiriboga – 3ª andar do Shopping Midway Mall

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!