Fecomércio RN reúne 1,5 mil pessoas no início das comemorações de seus 75 anos

Fecomércio RN reúne 1,5 mil pessoas no início das comemorações de seus 75 anos

Teatro Riachuelo foi palco de debates sobre economia e empreendedorismo

Reunindo 1.500 convidados, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) abriu oficialmente, nesta quarta-feira (24), em Natal, as celebrações dos seus 75 anos de história com o Fórum “Caminhos para o Futuro”, realizado no Teatro Riachuelo. O evento reuniu um grande público – entre empresários, políticos, autoridades públicas e imprensa e gestores do Sistema Comércio RN.

“Este evento é mais do que uma celebração; é um marco que reflete nossa dedicação ao longo de sete décadas e meia. Desde a nossa fundação, a Fecomércio RN tem sido uma voz ativa e um pilar de suporte essencial para os empresários do nosso estado. E, por meio dos nossos 16 sindicatos filiados, nos empenhamos em promover um ambiente de negócios competitivo, com segurança jurídica e um olhar para o desenvolvimento social”, afirmou o presidente do Sistema Comércio no RN, Marcelo Queiroz.

Em sua programação, o Fórum contou com a participação de renomados palestrantes, como o economista Guilherme Mercês, que apresentou um panorama econômico do estado e oportunidades para ampliação da competitividade. Sua apresentação fez parte do “Painel RN em Foco: Parcerias Público-Privadas (PPPs)”, que teve mediação do jornalista Osair Vasconcelos.

Participaram do debate também a Coordenadora da Secretaria Executiva de PPP da Sefaz BA, Maíra Nieto, apresentando o case da Bahia na implementação de projetos nesta modalidade; e o secretário adjunto da Seplan RN, José Dionísio Gomes, que coordena o Programação de PPPs do Governo do Estado, falando sobre as ações em desenvolvimento.

Beleza e superação

Dando continuidade ao evento, a atriz e empresária Giovanna Antonelli compartilhou suas experiências como empreendedora nos setores de beleza e licenciamento de produtos. Por sua vez, o Maestro João Carlos Martins, um dos melhores pianistas do mundo, contou sua trajetória de resiliência, superação e foco em resultados, em uma palestra-show.

No palco, o maestro emocionou a plateia não só com as músicas ao piano: ele convidou o menino João Felipe Dantas, que tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) para junto com ele reger uma sinfonia, e expressou seu desejo de que a criança e a família viagem até São Paulo.

Ao final, eles foram surpreendidos com o anúncio de que o Sistema Comércio RN, por meio do Sesc, custeará o encontro que deve acontecer em breve, conforme agenda do maestro e da família.

História e homenagens

O evento também foi palco de homenagem aos familiares do primeiro presidente da Federação do Comércio potiguar, Militao Chaves. A filha, Myrna Chaves, representou a família para receber a comenda João Dinarte Patriota, que homenageia personalidades e entidades que trabalharam em prol do desenvolvimento socioeconômico do RN. Além disso, foi lançado o livro “Antes que seja tarde”, biografia de Militão Chaves.

O evento também marcou o início de uma campanha de comunicação institucional, relembrando as mais de sete décadas de história da Federação.

Comemorações

O Fórum Fecomércio 75 anos – Caminhos para o Futuro foi apenas o início das comemorações do aniversário da Federação, uma entidade que se destaca ao longo de sua história na defesa do setor produtivo e na liderança de um grande sistema de desenvolvimento social, com o Sesc e o Senac.

Ao longo de seus 75 anos, a Fecomércio RN tem se reinventado para atender às necessidades dos segmentos que representa, sendo um pilar da economia norte-rio-grandense. Com mais de 1,6 milhão de atendimentos realizados somente em 2023, a Federação continua a promover um ambiente de negócios sustentável e com segurança jurídica, impactando significativamente a vida dos potiguares.

Após o evento, a expectativa é seguir uma vasta programação ao longo dos próximos meses, com debates de temas prioritários, como já foi o caso das PPPs, Revitalização do Centro de Natal, Leis Complementares da Reforma Tributária, bem como eventos ligados a datas de grande relevância, como o São João e o Brilha Natal Fecomércio RN.

Rolar para cima