Fecomércio-PE lança Câmara Empresarial de Turismo de Pernambuco (CET-PE) hoje [4/10] no Senac

Pernambuco é privilegiado pelas múltiplas facetas de seu potencial econômico. Da agricultura à produção industrial, o Estado tem se destacado, no cenário nacional, com números fortes e competitivos. Superioridade que pode ser alcançada no turismo também. Aqui, há referências valiosas para atrair visitantes, como as praias do litoral, a cidade de Olinda, o Recife Antigo e o turismo de negócios, só para citar algumas. Foi de olho nessas possibilidades que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) lançou a Câmara Empresarial de Turismo de Pernambuco (CET-PE), órgão que será responsável por reunir associações, empresários, técnicos e pessoas interessadas em turismo. O lançamento aconteceu hoje, dia 4 de outubro, às 9h, durante café da manhã oferecido no Salão de Eventos do Senac, que fica na Avenida Visconde de Suassuna, 500, Boa Vista.
O intuito principal é reunir informações, promover estudos e divulgação dos interesses das empresas de turismo, com a intenção de atrair mais visitantes, não apenas nos períodos especiais de Carnaval, Semana Santa, São João ou de Copa do Mundo, mas de forma permanente. Isso será feito através de reuniões semestrais, envolvendo representantes de todo o trade turístico pernambucano, que discutirão soluções para superar os desafios do setor. A meta é tornar a Câmara de Turismo um agente forte no diálogo com as três esferas do poder público. A linha de trabalho da CET-PE focará as seguintes ações: criação de um plano de mobilização das instituições empresariais representativas do setor regional de turismo e hospitalidade; fomento da participação de representações estaduais e municipais das entidades e associações empresariais do setor de turismo e hospitalidade; ampliação da representatividade empresarial do setor de turismo e hospitalidade no âmbito da Fecomércio-PE.
A CET-PE contará com o apoio do Sistema S. O Senac fornecerá cursos voltados para a demanda do mercado de turismo, enquanto o Sesc colaborará através de seus serviços de hospedagem. À frente da Câmara, estará José Otávio de Meira Lins, da Rede Marolinda de Hotéis. O empresário já passou pela presidência da ABIH (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e da ABIH-PE, além de comandar o Recife Convention & Visitors Bureau até este ano. Instituições do ramo de turismo compõem a CET-PE, tais como a ABIH-PE, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Pernambuco, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PE), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-PE), o Recife Convention & Visitors Bureau, o Sebrae-PE, a ACP, o Senac, o Sesc, entre outros.
A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades locais e nacionais. Estavam presentes o vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, representando o governador Eduardo Campos, que está em missão na Itália, o jornalista João Alberto Sobral, colunista social do Diario de Pernambuco, o vereador Jurandir Liberal, presidente da Câmara Municipal do Recife, os secretários de Estado Antônio Carlos Maranhão, de Empreendedorismo, Raquel Lyra, da Criança e do Adolescente, e Alberto Feitosa, de Turismo, o deputado estadual Luciano Siqueira, o presidente do Sebrae-PE, Pio Guerra Júnior, Alexandre Sampaio, presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC, Enrico Fermi, presidente da ABIH Nacional, entre outros.
O presidente da Fecomércio-PE, Josias Albuquerque, abriu a solenidade saudando o vice-governador pelo apoio que tem dado às ações de desenvolvimento e de crescimento do turismo do Sistema Comércio em Pernambuco, como esta de hoje. “O Sistema Fecomércio-PE quer com a iniciativa de hoje ajudar o Estado a desenvolver o segmento turístico, principalmente agora nas vésperas da Copa do Mundo de 2014, que vai demandar mão de obra qualificada. O Senac e o Sesc, juntamente com a Fecomércio, órgão gestor do Sistema S do Comércio, estão engajados nessa luta”, disse Josias. João Lyra também aproveitou a ocasião para homenagear o Sistema S em Pernambuco. “ O Sistema S é tido como colaborador do governo onde atua, mas, aqui em Pernambuco, o Sistema S é muito mais, ele tem uma participação importantíssima no desenvolvimento econômico, social e agora turístico do Estado. E uma das maiores preocupações do nosso governo é a qualificação da mão de obra local, com a chegada dos investimentos estruturadores e a Copa de 2014. Ser parceiro do Sistema S aqui em Pernambuco é uma honra para o governo do Estado”, finalizou, parabenizando Josias pelo trabalho honesto que desenvolve em Pernambuco e pela escolha de José Otávio de M Lins para coordenar a CET-PE.
Perfil
José Otávio de Meira lins
• Hoteleiro da rede Marolinda de Hotéis (Cult Hotel – Hotel des Arts).
• Presidente da ABIH-PE -1989/1990 – 2000/2007 – 2007/2011.
• Presidente da ABIH-Nacional – 1990/1994.
• Presidente da IHA – Interamerican Hotel Association – Associação Interamericana de Hotéis (Todas as Américas) – 1992/1994.
• Fundador do RCVB.
• Presidente do Recife Convention & Visitors Bureau (2007/2011)
• Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife – UFPE – Turma 1977.
• Advogado pós-graduado em “Direito de Empresa” pela PUC/SP e pela Universidade Mackenzie/SP.
• MBA Gestão Empresarial FGV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.