Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Gastronomia

Fartura BH levará mais de 100 profissionais de gastronomia e chefs de cinco regiões do país

 

Último evento de 2016 encerra um ano especial para o projeto e levará a diversidade da cozinha brasileira para onde o festival começou

A terceira edição do Festival Fartura BH acontece na Praça José Mendes Jr. em Belo Horizonte (MG) nos dias 24 e 25 de setembro. Serão dois dias intensos para quem gosta de comer bem, ouvir boa música e se divertir. Além de chefs das cinco regiões do país, 45 apresentações artísticas e mais de 100 profissionais da gastronomia, novas receitas e histórias serão compartilhadas com o público.
O espaço Chefs e Restaurantes será o grande destaque entre as 70 atrações gastronômicas do evento. No local serão servidos pratos especiais por chefs do Brasil todo, como Agenor Maia (Olivae Restaurante, Brasília, DF), Americo Piacenza (Cantina Piacenza, BH, MG), Daniela Martins (Lá em Casa, Belém, PA), Hendres Almeida (Gomide – BH), Léo Paixão (Glouton, Belo Horizonte, MG), Rafael Pires (Pacco & Bacco – Tiradentes), Silvana Watel (Au Bon Vivant, Belo Horizonte, MG), Marcelo Corrêa Bastos (Jiquitiaia, SP) e César Santos (Oficina do Sabor, Olinda, PE).
O público poderá experimentar outras receitas no espaço Petiscos, Lanches e Doces como o bolo de chocolate com 50% cacau do Bolo da Adriana (Belo Horizonte, MG), o despachadinho Seu Romão, vencedor do Botecar, da Cervejaria Seu Romão (Belo Horizonte, MG), o bolinho de bacalhau do Boteco Natalício (Porto Alegre, RS), o chapati de leitão da chef Bruna Teixeira do Birosca (Belo Horizonte, MG), a coxinha de pato do Chef Carlos Bertolazzi (São Paulo, SP), os quiabinhos tostados do chef Pablo Oazen do Garagem Gastrobar (Juiz de Fora, MG), a Torta Saint Honoré da Mole Antonelliana (Belo Horizonte, MG) e o petisco do chef Leo Gonçalves d’O Mar Menino (Fortaleza, CE).
Para quem adora cozinhar e conhecer novas receitas, o espaço Cozinha Ao Vivo é parada obrigatória. No dia 24 (sábado), por exemplo, serão executadas a paella mineira pelo chef Dimitri, do Ação Pais do Bem, e o frango com ora pro nobis do João Lombardi (Ora Pro Nobis, Tiradentes, MG). Já no dia 25 (domingo), será a vez de Iara Rodrigues (Quitand’arte, Belo Horizonte, MG) fazer o biscoito frito, o chef Beto Haddad (Belo Horizonte, MG) surpreender com o Pad Khing khai, o Pabol Oazen (Garagem Gastrobar, Juiz de Fora, MG) preparar o macarrão de pato, entre outros.

O Senac realizará diversas atividades educacionais e interativas, tais como a aula de cozinha mineira de vanguarda com Gabriel Trillo (Café Cine Brasil, Belo Horizonte, MG), a palestra sobre as fazendas e sabores do café com Patrícia Soutto Mayor (Buffet Célia Soutto Mayor, Belo Horizonte, MG), a apresentação “Minas e Bahia, coração nas montanhas e o pé na areia” com Saulo Sanchez (Saulo Sanchez Gastronomia, Belo Horizonte, MG) e as masterclasses com os chefs Carlos Bertolazzi e Jaime Solares.

Entrando na onda dos food trucks, o festival contará este ano com o espaço Food Trucks e Food Bikes que trará diversas opções belo-horizontinas para quem quiser uma refeição rápida e deliciosa, como por exemplo, o Dip´s Fine Burguer, o Magali Ponto Saudável, o Quintad´arte e o Alento Sorvetes.

A programação cultural vai animar o fim de semana de quem passar pelo festival e contará com atrações internacionais. Entre os destaques estão o Mini Festival de Teatro Lambe-Lambe, a apresentação de palhaços do Real Fantasia, o sexteto acústico argentino La familia de Ukeleles que faz versões de clássicos do calipso e bolero, a orquestra brasileira Radio Swing liderada pelo cantor/compositor americano Mark Lambert, a orquestra argentina Sonora Marta La Reina que toca sons latinos, como cumbia, merengue e chamamé, Curumin cantando Stevie Wonder e um show de Mariana Aydar. As atrações contam com o apoio cultural do Sesc MG, que comemora 70 anos em 2016 e é um dos grandes incentivadores culturais do estado.

O festival fecha um ano especial para o Projeto Fartura, que realiza seus eventos baseados na Expedição Fartura Gastronomia – viagem que já acumulou mais de 68 mil km rodados e percorreu todos os estados brasileiros, e o Distrito Federal, mapeando regiões, produtos, produtores, chefs e tradições culturais de cada lugar. Em 2016 a série de festivais, que nasceu em Belo Horizonte, ganhou mais duas edições bem sucedidas: em São Paulo e em Porto Alegre. Os dois eventos se somaram também a segunda edição do Fartura Fortaleza e a 19ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes. Foram aproximadamente 70 mil pessoas impactadas nos quatro eventos realizados esse ano, até agora.

Os ingressos poderão ser trocados nas unidades do supermercado Verdemar Raja Gabaglia e Sion a partir do dia 14 de setembro. Cada ingresso vale para um dia de evento e podem ser adquiridos por R$15,00 ou 4 kg de alimento não perecível, exceto açúcar, sal e fubá. O valor da troca dos ingressos e os alimentos arrecadados serão integralmente doados para o Serviço Voluntário de Assistência Social (SERVAS) de Belo Horizonte.

Sobre o Projeto Fartura

O Projeto Fartura, que inclui o Festival Fartura BH, tem como base as pesquisas realizadas durante a Expedição Fartura Gastronomia. Esse conteúdo também é a base de informações para a realização dos demais eventos – Festival Fartura Fortaleza, Festival Fartura Porto Alegre, Festival Fartura São Paulo e o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes – e para composição dos canais de comunicação: web séries, filmes, documentários, programa de rádio, livros e conteúdo para redes sociais, o que o torna o principal projeto de gastronomia em desenvolvimento no país.

Prêmios

Considerada a principal plataforma gastronômica em desenvolvimento no País, o Projeto Fartura Gastronomia, concorreu com 109 projetos de 50 países, e ganhou o second runner-up na categoria Inovação de Turismo do United Nation World Tourism Organization, braço da ONU para tratar de projetos de turismo no mundo.

Em 2014, o livro Expedição Brasil Gastronômico venceu o prêmio Jabuti na categoria Gastronomia e ficou em segundo lugar na categoria Culinary Travel do Gourmand World Cookbook Awards, a principal premiação de literatura gastronômica do mundo.

Já em 2015, o livro Expedição Brasil Gastronômico Volume II conquistou o segundo lugar na categoria Lifestyle/Sustentabilidade, também do Gourmand World Cookbook Awards.

 

https://www.youtube.com/channel/UCQfnyEQ_vEsVpoZPtX376JQ

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem