Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EXPERIÊNCIAS DE CAPTAÇÃO DE EVENTOS SÃO COMPARTILHADAS EM SEMINÁRIO DA EMBRATUR

Participantes dos processos de atração de dois grandes congressos internacionais realizados no Brasil em 2014 compartilharam o resultados dos esforços

O segundo painel do II Seminário MICE – Brasil Destino de Eventos, realizado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) teve como tema “A prospecção de eventos – Cases de candidaturas para o Brasil”. Deste, participaram o secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Marcos Musafir; o presidente do Bonito Convention & Visitors Bureau, Rodrigo Coinete; e como moderador, o representante do MCI Group, Juliano Lissoni.

Musafir falou sobre o processo de Captação do Congresso Mundial de Ortopedia e Traumatologia 2014 para o Rio de Janeiro. “Decidimos batalhar para que o evento fosse no País porque entendemos que seria uma oportunidade de dar visibilidade para a medicina brasileira, além de apresentar o Brasil para o mundo, incentivar a integração e o intercâmbio global, além de motivar outras captações”, explicou o secretário de saúde.

A defesa aconteceu em Hong Kong, em 2008, quando o Brasil concorreu com 158 países. Foram duas fases até o Rio de Janeiro e Dubai se tornarem finalistas. “Somos brasileiros e não desistimos nunca! Acreditamos nisso para acreditar que o Brasil seria campeão”, comentou Musafir. Segundo ele, os pontos facilitadores para que o País fosse escolhido foi a recém conquista da Copa do Mundo 2014, as condições locais de segurança e mobilidade urbana, a infraestrutura e qualidade técnica de serviços locais, a credibilidade da ortopedia brasileira em dezenas de outros eventos e a possibilidade do evento ser lucrativo para todos os envolvidos.

O trabalho não terminou com a captação em 2008. Três anos depois, em 2011, o grupo partiu para Praga para promover o Brasil como sede da edição seguinte do evento e, desde então, vem fazendo um trabalho de divulgação por internet e outros meios de comunicação. “O resultado foi a comercialização de estandes, simpósios e patrocínios no valor de R$ 6 milhões, mais de 6 mil participantes inscritos, 3,5 mil apartamentos bloqueados em hotéis e mais de 100 recomendações de restaurantes, museus e atrações noturnas”, comemorou Musafir.

Case de Captação Mundial de Ecoturismo

Em sua palestra sobre as etapas para a captação do Mundial de Ecoturismo, realizado em 2014, em Bonito (MS), o presidente do Bonito CVB, Rodrigo Coinete, ressaltou o programa de Captação e Promoção de Eventos da Embratur. “Quero ressaltar que só foi possível trazer o evento para o Brasil porque contamos com todo apoio necessário da Embratur, governo estadual, municipal e dos empresários”, disse.

“O interesse dos organizadores por realizar o evento pela primeira vez na América Latina nos incentivou a trabalhar para a captação do principal evento de Ecoturismo do mundo”, comentou. Iniciada em 2012, a captação passou por diversas etapas até chegar em fevereiro de 2013, quando o corpo técnico fez uma visita a Bonito. “Primeiro, eles visitaram o concorrente, que era o Equador e soubemos que os organizadores saíram de lá decididos que lá seria a sede. Ao chegar a Bonito, eles tomaram conhecimento do esforço do Brasil para captar este evento. Eles foram recebidos por membros do Governo Federal, Estadual, entidades do setor e empresários do segmento”, detalhou Coinete. Em abril, o Brasil foi anunciado sede do Congresso Mundial de Ecoturismo.

Para finalizar, o presidente do CVB aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os envolvidos para a captação do evento e destacou que o destino já colhe bons frutos por ter sido sede do congresso.

O seminário, que começou ontem e termina hoje. seguiu com a palestra “Copa do Mundo e Aviação”, ministrada pelo presidente da Abear (Associação Brasileira de Empresas Aéreas), Eduardo Sanovicz,​ e em seguida com o painel “Grandes Eventos Esportivos”, que contou com a participação do assessor da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, José Roberto Gnecco; do assessor especial de Grandes Eventos Esportivos do Ministério do Esporte, Joel Benin; e como moderador, o representante das Universíades 2019, Julio Filgueira.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem