Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Estudo da Amadeus lança luz sobre as necessidades dos viajantes Halal

 

Com alto potencial de consumo, os “viajantes Halal”, orientados para a família, irão representar uma oportunidade de US$ 200 bilhões até 2020. Estudo da Amadeus identifica as necessidades futuras para esse segmento.

 

O “Halal Travel 2016”, um relatório realizado pela empresa de pesquisa baseada no Reino Unido, Context Consulting, e encomendado pela Amadeus, foi apresentado hoje no Arabian Travel Market, em Dubai. O estudo oferece uma visão sobre as necessidades atuais e expectativas futuras deste grupo de viajantes cuja importância está crescendo globalmente.

 

As expectativas dos números do turismo Halal (sancionado pela lei islâmica) é chegar a 150 milhões em volume de viajantes e coletivamente gastar aproximadamente 200 bilhões de dólares até 2020. O relatório da Amadeus revela o caminho a seguir pela indústria de viagens para atender a este segmento crescente de viajantes.

 

O relatório Amadeus a respeito dos viajantes Halal destaca três principais temas que abrangem os principais direcionamentos da indústria de viagens: experiências culturais, necessidades de hospedagem e preferências de atividade. Estes são os componentes dos temas:

 

Maximizar o valor da viagem

Viajantes Halal planejam a viagem para maximizar o “retorno sobre o investimento cultural”.

 

  • Viajantes Halal frequentemente adotam um estilo de férias hiper-planejado
  • As mulheres têm uma forte influência na experiência de viagem
  • Os viajantes são mais motivados a usarem agentes para viagens complexas
  • Viajantes Halal gostam de pacotes, mas considera-os básicos e inflexíveis

 

Hospedagem relevante

Viajantes Halal querem escolher acomodações amigáveis que lhes proporcionem liberdade.

 

  • Apartamentos ou hotéis de cadeia são os preferidos pelos viajantes Halal
  • Muitos hotéis atualmente não conseguem atender as necessidades de oração e de refeição
  • Hotéis e resorts devem atender ao “conforto cultural” dos viajantes
  • Mulheres lutam para encontrar instalações de hotel relevantes

 

Destinos de ambiente familiar

Uma vez no destino, os viajantes Halal querem explorar sem sair de sua zona de conforto.

 

  • Viajantes Halal têm necessidades de atividade e excursões específicas: em relação ao transporte, instalações para oração ou refeições.
  • Limitadas opções para refeições são um problema para os viajantes Halal: eles querem ter alternativas para refeições. Alguns querem opções sofisticadas ou gourmet. Outros querem experimentar a cozinha local de uma forma Halal.
  • Viajantes Halal têm necessidades especiais de transporte no destino: motoristas privados, em particular, atendem aos maridos que estão, por vezes, preocupados em não serem “especialistas” em determinado país e este motorista particular ajuda a evitar isso.
  • Serviços de destino adicionais estão motivando os viajantes Halal.

 

Outras conclusões apontam para o papel influente das mulheres no processo de decisão de viagem, planejamento e um pouco na logística; viajantes Halal desejam descobrir e desbloquear destinos inexplorados e uma clara diferenciação em preferências de viagem, dependendo do seu tipo de perfil: Conforto, Explorador, Familiar, Família extensa, Buscadores de negócios e Buscador de Simplicidade.

 

Desde que os viajantes Halal são frequentemente originários da região do Oriente Médio, há um prêmio colocado sobre a interação humana, e as agências de viagens, operadores turísticos e consultores desempenham um papel fundamental no apoio ao planeamento de viagens. Os motivos e contexto dos viajantes Halal precisam ser entendidos para criar o pacote de viagem adequado, e isto é particularmente relevante quando se planeja viagens complexas multidestinos. Há uma clara preferência para reservar todas as viagens, passeios e acomodações com antecedência, uma vez que famílias e grupos não são favorecidos pela incerteza de viagens não planejadas.

 

 

Números recentes mostram que a indústria de viagens Halal foi avaliada em 145 bilhões de dólares em 2014, e é um dos segmento de viagens com mais rápido crescimento no mundo, crescendo a 4,8 por cento contra a média da indústria de 3,8 por cento. O crescimento econômico no mundo islâmico têm dado origem a um consumidor muçulmano que é, em média, mais jovem, mais instruído e com uma renda disponível maior do que antes, dando origem a um aumento da propensão a viagens e férias internacionais.

 

Antoine Medawar, vice-presidente da Amadeus para o Oriente Médio e Norte da África, diz: “os viajantes Halal são um grupo demográfico que representa uma poderosa oportunidade. Este é um grupo de indivíduos e famílias que têm certos requisitos exclusivos de seus destinos e oferta de serviços de viagens. O estudo Halal Travel 2016, encomendado pela Amadeus, revela algumas das principais áreas que a indústria pode trabalhar com este segmento, bem como algumas das ofertas adicionais que servirão para melhorar a experiência de viagem do cliente e, assim, levar a um aumento dos gastos“.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem