Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Estou para conhecer a região central de Portugal. Mas podem ir conhecendo um pouco antes de embarcar nesta viagem

A belíssima região central de Portugal situa-se entre o Norte verdejante e a área de Lisboa. O Centro de Portugal oferece uma das paisagens mais diversificadas do país. A oeste, o oceano Atlântico com praias de areia branca e a este, uma região que se estende até à fronteira com Espanha. Há 3 sub-regiões: a zona litoral, o interior montanhoso e a zona sul, entre a Serra da Estrela e a Fronteira com Espanha. O Centro de Portugal foi e continua a ser, em larga medida, o centro espiritual e cultural do país.
O que se deve, fundamentalmente, a Coimbra, uma das maiores cidades de Portugal que foi residência dos primeiros reis portugueses. A cidade do rio Mondego vivenciou mudanças tremendas ao longo dos séculos. Tal como Lisboa e Porto, Coimbra é uma cidade de miradouros. No entanto, o ponto mais alto não é um castelo, como em Lisboa, mas a Universidade, uma das mais ancestrais de Portugal.
A UNESCO incluiu a Universidade de Coimbra na lista do Património da Humanidade. No entanto, Coimbra não está sozinha nesta lista. Os imponentes mosteiros de Alcobaça, Batalha e o Convento de Cristo de Tomar também fazem parte deste elenco, assim como as gravuras descobertas no Vale do Côa.
Conímbriga romana que deu nome a Coimbra situa-se a 15 km a sul do Rio Mondego. Nesses 130.000 metros quadrados, encontra-se o maior campo de ruínas da era romana. É comummente comparada à Pompeia italiana, devido aos seus inúmeros mosaicos exteriores e aos vestígios das termas romanas, fundamentalmente.
Aqueles que procuram diversidade, prazer e ócio apenas necessitam de visitar as praias vizinhas. Figueira da Foz, cujo nome deriva de uma figueira sagrada que se situava na foz do rio Mondego, oferece toda uma tradição piscatória, assim como entretenimento e um imenso resort costeiro.
CENTER OF PORTUGAL
TCP/ARPT Centro de Portugal Casa Amarela — Largo de Sta. Cristina 3500-181 Viseu – Portugal
TEL: +351 232 432 032 FAX: +351 232 432 030 E-MAIL: [email protected]
www.centerofportugal.com www.facebook.com/centro.de.portugal.fans www.twitter.com/aboutcentro www.instagram.com/centrodeportugal
4
Aveiro proporciona impressões muito diversas: canais semelhantes aos de Veneza ou Amsterdão, resplandecentes salinas e uma ria que se estende ao longo de 45 km e, nas imediações, as coloridas casinhas listradas dos pescadores da praia da Costa Nova.
No centro da região, encontrará a cidade de Viseu que se tornou um destino imperdível, devido, sobretudo, ao Museu Grão Vasco, alojado no antigo Paço Episcopal. Grão Vasco, um dos nomes maiores da pintura portuguesa de todos os tempos, nasceu em Viseu, em 1501.
A mata do Buçaco é uma paisagem fascinante, ideal para amantes da natureza. Esta magnífica floresta possui um hotel palácio arrebatador, situado no centro da mata, e cerca de 400 espécies nativas, 300 árvores exóticas e espécies botânicas. De entre estas, encontrará cedros africanos, indianos e mexicanos, ciprestes imponentes, plátanos e mimosas.
Os amantes do ar livre poderão encontrar outros parques e jardins suntuosos, igualmente encantadores. Nos Jardins da Quinta das Lágrimas, poderá observar palmeiras, olaias, cedros, ciprestes, a par de uma bela, porém trágica, história de amor, envolvendo o herdeiro do trono de Portugal, Dom Pedro, que não pôde desposar a dama da corte Inês de Castro, de ascendência castelhana. Reza a lenda que as lágrimas continuam a brotar da fonte, regando todas as plantas exóticas do jardim. O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra também merece uma visita.
O Jardim do Paço em Castelo Branco consiste em um belo exemplo de um jardim barroco com arbustos artísticos, fontes ornamentadas, quedas de água e um lago.
O Buddha Eden Garden, pertença da Quinta dos Loridos, transporta-nos à Ásia. Este é o maior jardim asiático da Europa, onde podemos contemplar Budas e pagodes, guerreiros de terracota e dragões de pedra. Uma visita guiada ao jardim conduz-nos aos jardins mais belos jardins da região.
O Centro de Portugal é o local ideal para os viajantes individuais que apreciem a natureza. Por exemplo, a paisagem da Serra da Lousã e os seus percursos pedestres. Se tiver sorte, verá plantas e animais raros, já extintos em outros pontos do globo. As Aldeias do Xisto também são  dignas de destaque que foram cuidadosamente renovadas com a ajuda dos Fundos da União Europeia. As Aldeias do Xisto representam uma consciência de turismo sustentável.
Há 12 Aldeias Históricas situadas nas zonas montanhosas do Centro de Portugal. Estas povoações quase abandonadas foram renovadas e ganharam uma nova vida, com objetivos turísticos e culturais. Qualquer pessoa que tenha passado uma noite numa dessas Aldeias Históricas jamais esquecerá a paz sem igual e a tranquilidade que proporcionam.
Os viajantes mais românticos não poderão deixar de visitar o Castelo de Almourol, situado em pleno rio Tejo, numa ilha minúscula. O castelo foi provavelmente construído pelos Romanos e, nas guerras da Reconquista Cristã, foi parte integrante da linha defensiva do Zêzere que se estendia de Tomar a Cardiga.
Os amantes da natureza não poderão perder o Parque Natural do Tejo Internacional. Esta é uma das zonas menos povoadas de Portugal, junto à fronteira com Espanha. A enorme variedade de aves raras que se consegue vislumbrar nesta zona é tremenda, ao longo do ano. O Tejo Internacional é especialmente bonito na Primavera, altura em que as cegonhas fazem os seus ninhos e a paisagem se cobre de um véu de flores brancas.
A Serra da Estrela é, literalmente, a maior atração. No Verão o ponto mais alto de Portugal continental oferece tranquilos lagos, cascatas vibrantes e aldeias encantadas, habitadas por pessoas que vivem do pastoreio. No Inverno, os turistas visitam aquela que é a única estação de ski do país.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem