Estados Unidos em segundo lugar nos destinos de intercâmbio favoritos dos brasileiros

Presidente da Belta cita 6 curiosidades sobre os EUA para saber antes de realizar seu intercâmbio(Imagem: Unsplash)

Pesquisar sobre o país de destino é um requisito essencial para quem deseja fazer um intercâmbio, a fim de conhecer um pouco mais sobre a cultura, história, clima e outras curiosidades. Os Estados Unidos é um dos países mais procurados por oferecer diversas atratividades, desde a alimentação, vestuário, pontos turísticos e educação de qualidade, onde se encontram também as melhores universidades do mundo.

Segundo o relatório Open Doors, divulgado pelo Departamento de Estado americano e pelo Instituto de Educação Internacional, o número de brasileiros em cursos de graduação e pós nos Estados Unidos subiu 7,6% no ciclo 2022/2023 em comparação ao período anterior, totalizando 16.025.

“Por mais que os estudantes brasileiros acreditem já conhecer muito dos Estados Unidos por consumir a cultura, seja pelas roupas ou pela alimentação, quando realizam um intercâmbio e passam pela experiência percebem a diferença. Por isso, além de entender sobre a cultura do destino, é essencial se preparar para se adaptar às novas rotinas”, explica Alexandre Argenta, Presidente da Belta (Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio).

Segundo a Pesquisa Selo Belta 2023, os Estados Unidos são o segundo país mais procurado pelos intercambistas, e a principal faixa etária dos estudantes é de 25 a 29 anos, agora ocupando a primeira posição e ultrapassando os jovens de 18 a 24 anos. Isso corrobora com o crescimento da procura por programas de ensino superior (Higher Education), que englobam cursos profissionalizantes, graduações e pós-graduações (MBA, Especialização, Mestrado ou Doutorado).

Para auxiliar o intercambista com mais informações sobre os Estados Unidos, Alexandre Argenta, Presidente da Belta, compartilha 6 curiosidades do país:

  1. Recorde de Vistos: com o aumento dos estudantes e turistas, em 2023, a embaixada e consulados dos Estados Unidos no Brasil registraram um recorde na emissão de vistos para o país norte-americano, totalizando 1,125 milhão de visitas emitidas para brasileiros. Isso destaca a crescente popularidade dos EUA como destino de viagem.
     
  2. Sistemas de transporte: os Estados Unidos possuem uma ampla variedade de transporte, tendo uma das maiores malhas metroviárias do mundo. Além disso, o país é conhecido pela cultura automobilística e por suas icônicas Road Trips.
     
  3. Diversidade estadual: formado por 50 estados, apresenta uma grande diversidade cultural e climática. Desde o frio extremo no Alasca até o calor intenso na Flórida, cada estado tem suas próprias características únicas, influenciando a cultura, culinária e estilo de vida local.
     
  4. Universidades: o país abriga algumas das universidades mais renomadas globalmente, como Harvard, MIT, Stanford e muitas outras. A qualidade do sistema de ensino superior atrai estudantes de todo o mundo em busca de excelência acadêmica.
     
  5. Inovação tecnológica: líderes mundiais em inovação tecnológica, com o vale do silício sendo um epicentro global para empresas de tecnologia e startups. A busca constante por avanços e inovações tecnológicas faz dos EUA um lugar vibrante para profissionais e entusiastas da tecnologia.
     
  6. Parques nacionais: o país apresenta alguns dos parques nacionais mais espetaculares do mundo, como o Grand Canyon, Yellowstone e Yosemite. A vasta extensão de áreas protegidas oferece uma variedade incrível de paisagens e ecossistemas para os amantes da natureza.

Planeje o seu intercâmbio com uma agência Selo Belta. Para saber mais, clique aqui!
 

Sobre a Belta

Criada há 30 anos, a Belta – Associação Brasileiras de Agências de Intercâmbio — visa promover a educação internacional no país. Como única associação das Agências de Intercâmbio do Brasil que oferece programas para todo o mundo e sem fins lucrativos, tem como foco certificar com o Selo Belta agências confiáveis no setor, por meio de um processo cuidadoso de análise financeira, técnica e idoneidade das agências. Atualmente, as agências especializadas Selo Belta representam 70% do mercado de educação internacional no Brasil, tendo cerca de 500 pontos de venda em todo o Brasil, 50 associadas colaboradoras que são associações internacionais de instituições de ensino de idiomas, universidades e redes de escolas internacionais, assim como prestadores de serviços afins ao segmento. A qualidade dessas empresas é atestada pelo Selo Belta, oferecendo credibilidade no Brasil e no exterior. A Belta tem prêmios acumulados ao longo desses anos, entre eles, o prêmio internacional STM Awards, considerado o Oscar do segmento de intercâmbio. Foi a primeira associação de agências de intercâmbio que, após receber 5 vezes essa premiação, alcançou o hall da fama. Conheça mais, aqui!

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!