Equipe da Setur-AL visita municípios alagoanos com representantes do Ministério do Turismo

Iniciativa teve o objetivo de apresentar ao Governo Federal as Instâncias de Governança Regionais em Alagoas

Numa integração para o desenvolvimento sustentável e crescimento do turismo em Alagoas, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e o Ministério do Turismo (MTur) realizaram, nesta terça-feira (11) uma visita técnica a municípios da região turística de Alagoas chamada Caminho das Águas. A ação teve como objetivo principal apresentar o trabalho desenvolvido pela Setur em parceria com as Instâncias de Governança Regionais (IGR) em Coruripe e Penedo.

Durante a visita à Associação de Artesanato de Coruripe, a coordenadora-geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico do Ministério do Turismo, Ana Carla Moura, MTur pôde conhecer de perto o trabalho dos artesãos locais e entender a importância do artesanato como um dos atrativos turísticos de Alagoas.

De acordo com a coordenadora, que participou do Workshop de Governança Regional realizado pela Setur-AL, na última segunda (10), saber da relevância que o Governo de Alagoas está dando para as Instâncias de Governança Regional foi o grande motivo para que o Ministério desse prioridade na agenda de atividades para estar em Alagoas esta semana. 

Segundo a superintendente de infraestrutura logística para o Turismo da Setur, Sandra Villanova, as políticas públicas para fortalecer as Instâncias de Governança Regionais (IGR) são um dos principais frentes de trabalho da secretaria para o desenvolvimento das diversas regiões turísticas. “Essas visitas nos permitem mostrar in loco ao Governo Federal as demandas e necessidades de cada região, para que possamos desenvolver ações efetivas em conjunto, somando não só o poder público, como também o trade turístico e a comunidade local”, ressaltou a superintendente.

Após a visita a Coruripe, a comitiva seguiu para Penedo, onde participaram de uma reunião do Conselho Municipal do Turismo. Durante o encontro, foram discutidas estratégias e ações para o desenvolvimento do turismo na região, bem como a importância da governança regional para o setor. A presidente da instância de governança Caminho das Águas também teve a oportunidade de apresentar os projetos e iniciativas em andamento na região.

Rolar para cima