Encerramento do CNSE Brasília discute reforma sindical e trabalhista

Foi encerrada, nesta sexta-feira (19), a programação técnica do 37º Congresso Nacional de Sindicatos Patronais (CNSE), em Brasília. O encontro reuniu cerca de mil pessoas no Centro de Eventos Brasil 21 e, no seu segundo dia de painel técnico, discutiu a Reforma Sindical, Trabalhista e Segurança Jurídica para um público de empresários, dirigentes, executivos e assessores sindicais.  

A delegação potiguar da Fecomércio foi liderada pelo presidente Marcelo Queiroz e reuniu 50 empresários dos segmentos de Comércio, Serviços e Turismo do estado, além de equipe de executivos da Federação e sindicatos filiados.  

“Foram dois dias de muita troca de conhecimento, experiências com representantes de entidades empresariais de todo Brasil, além de ter um panorama do cenário econômico, político e jurídico. O CNSE proporciona um momento muito enriquecedor para que os participantes possam, a partir da sua realidade, utilizar das ferramentas e propostas aplicadas em negócios e instituições”, frisou Queiroz.  

Compõem a comitiva os vice-presidentes, Antônio Francisco de Oliveira, Edmilson Pereira, Francisco de Assis Barbosa, Gilberto Costa, Helder Araújo, Itamar Manso, Luiz Lacerda, Márcio Macedo; a presidente do Sindivarejo Nova Cruz, Márcia Soares; os diretores Brunno Barbosa, Dijosete Veríssimo, Eraldo Eudes, Francisco Sales, Íldica Vale, José Zenildo Campos, Pedro Ferreira, Venício Gama, Vicente de Paulo Avelino; o diretor do Sindilojas RN, George Ramalho, e do Sindivarejo Currais Novos, Jadson Araújo; os diretores Laumir Barrêto (Executivo), Luciano Kleiber (Inovação e Competitividade) , e Rafaela Sampaio (Administrativo-Financeiro), e os executivos do Sincovaga, Matheus Soares, do Sindilojas RN, Alexandre Silva.  

Discussões no 2º dia de CNSE 

O primeiro painel dessa sexta-feira (19) tratou sobre a necessidade de uma reforma sindical e teve como debatedores o advogado Antônio Galvão Peres e o presidente do IG Metall, o maior sindicato de trabalhadores da Europa, Flávio Benites, mediado pelo presidente do Sindilojas Porto Alegre, Flávio Obino.  

Na visão de Peres, mesmo com a liberdade sindical garantida na Constituição, o documento mantém um monopólio de representação e unicidade sindical. Para essa transformação acontecer, o especialista divulgou informações de uma pesquisa realizada em diversos países sobre o sistema sindical, feita durante dois anos.  

Algumas modificações foram sugeridas, como uma convenção coletiva feita pelo sindicato profissional, a realização de um acordo coletivo dando verdadeira liberdade e negociações feitas com o sindicato mais representativo. “Uma verdadeira revolução na organização sindical”, declarou o especialista, que falou sobre a necessidade de um processo de transição.  

O professor de Direito e advogado, Flávio Benites, comentou que o modelo atual é corporativista, sendo necessário esse processo de transição para um modelo de liberdade e autonomia sindical, com exemplos aplicáveis em vários países, como a Espanha.  

Para falar de Reforma Trabalhista e Segurança Jurídica, o CNSE convidou o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Douglas Alencar. O jurista trouxe pontos que impactam o setor produtivo.  

Segundo Alencar, a reforma trabalhista foi inovadora, trazendo à tona possibilidades de acordos de trabalho, como o trabalho intermitente.  

CNSE 2023  

Durante os três dias do 37º CNSE, o Rio Grande do Norte teve um destaque especial. O evento marcou o lançamento de Natal como cidade-sede da próxima edição do Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais, promovido conjuntamente pela Fecomércio RN e Sindilojas. O encontro será realizado entre os dias 7 e 9 de junho, no Centro de Convenções de Natal.  

“Estamos trabalhando para proporcionar uma experiência única a todos os que nos visitarão”, afirmou Queiroz. 

No local, foi montado um estande promovendo o destino do 38º CNSE, mostrando as belezas naturais de Natal e de todo estado, e convidando os congressistas a estarem presentes no evento. 

Cristina Lira Turismo

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar serviços de assessoria de imprensa no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.