Embratur irá desenvolver ações para promover festival da Lavagem da Madeleine

Evento já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris e apresenta a cultura brasileira

 Um dos maiores eventos culturais brasileiros no mundo acontece na França. É a já tradicional “Lavagem de La Madeleine”, realizada anualmente em Paris, e que reúne milhares de pessoas nas ruas da capital francesa numa festa que agrega aspectos religiosos de matriz africana com muita folia e carnaval. “É esse o Brasil que a Embratur quer promover”, afirmou o presidente da agência, Marcelo Freixo, nesta quinta-feira (15), em reunião com a deputada estadual da Bahia, Olívia Santana.

A parlamentar estava acompanhada de representantes do festival, que apresentaram o projeto da edição deste ano, que será realizada em setembro. “É muito importante trabalharmos juntos para promover a cultura baiana para o mundo. A França é um mercado muito importante por ser um dos principais emissores de turistas para o Brasil, e o trabalho realizado pela Lavagem é uma referência para a nossa equipe, e podemos buscar caminhos para ampliar essa bela representação da festa popular da Lavagem do Senhor do Bonfim”, destacou o presidente Freixo.

A deputada Olívia Santana reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Embratur de apresentar a identidade brasileira para o público estrangeiro. “É muito bom saber que a Agência voltou a ter como foco a promoção do nosso turismo para o mundo, mostrar uma imagem positiva do nosso país. Fico muito feliz em saber que vamos poder voltar a ter uma parceria para divulgar a nossa Bahia, e esse intercâmbio do turismo que a Embratur proporciona é muito rico, são novas relações com o mundo e que precisam ser fortalecidas”, disse.

Durante a reunião, ficou acertado a criação de uma agenda de trabalho conjunta, envolvendo representantes da agência e do festival para desenvolver ações de captação de parceiros para apoiar a realização do evento.

A França é uma das nações que mais emite turistas para o Brasil na Europa, mas a promoção dos destinos brasileiros estava interrompida por razões políticas nos últimos anos. Para retomar as relações com os franceses e voltar a atrair um maior número de visitantes para os destinos brasileiros, a Embratur vem traçando ações para divulgar de forma positiva o Brasil no país europeu.

“Lavagem de la Madeleine”
Atualmente, o festival já faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Paris, sendo ainda uma das datas que reúne milhares de participantes no cortejo, de cerca de 3,5 km entre a Praça da República e a Igreja da Madeleine, como acontece em Salvador.

A festividade conta com diferentes blocos e alas, como a das baianas, o maracatu, diferentes grupos de batucada e a ala Mulheres da Resistência, que há três anos homenageia mulheres que se destacam na política e na História. Este ano o evento voltou a ter um trio elétrico no desfile.A deputada estadual da Bahia, Olívia Santana, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pela Embratur de apresentar a identidade brasileira para o público estrangeiro (Foto: Renato Vaz/Embratur)

Rolar para cima