Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EMBRATUR E SAC ENTREGAM PRÊMIO BOA VIAGEM A QUATRO AEROPORTOS

 

Quase 12 mil passageiros votaram em oito categorias para eleger os melhores serviços oferecidos pelos aeroportos durante a Copa do Mundo

O aeroporto internacional Afonso Pena, de Curitiba (PR), foi o grande vencedor do Prêmio Boa Viagem, oferecido pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e pela Secretaria de Aviação Civil aos aeroportos mais bem avaliados pelos passageiros durante a Copa do Mundo. Além do grande prêmio, o aeroporto paranaense também foi vencedor em outras duas categorias: Melhor Ambiente Aeroportuário e melhor Restituição de Bagagens.

Outros três aeroportos foram vencedores da segunda edição do Prêmio Boa Viagem. O aeroporto de Congonhas, São Paulo, venceu em duas categorias: Melhor Check-in e Melhor Inspeção de segurança.

O aeroporto internacional Tancredo Neves (Confins), de Belo Horizonte, também levou duas premiações: Melhor  Serviço de Controle Migratório e Melhor Atendimento ao Turista.

Já o aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, de Brasília, ganhou na categoria Melhor Controle Aduaneiro.

“A excelência de nossos aeroportos foi premiada e mostramos ao mundo nossa capacidade de realizar grandes eventos. Deixamos para os brasileiros esse legado de aeroportos modernos, bem equipados e capazes de receber bem todos aqueles que viajam”, ressaltou o presidente da Embratur, Vicente Neto.

O Prêmio Boa Viagem foi criado em 2013 para estimular a melhoria da prestação de serviços nos aeroportos brasileiros. Na edição deste ano, foram feitas 11.984 entrevistas com passageiros entre os dias 4 e 21 de junho nos seguintes aeroportos: Manaus, Salvador, Recife, Confins, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Fortaleza, Natal, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Curitiba e Viracopos.

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, afirmou que o País alcançou um patamar der qualidade que deve ser mantido.” Esse patamar alcançado na Copa2014 serve como referência para mantermos a qualidade do atendimento”, frisou Moreira Franco.

Durante a Copa do Mundo, quase 18 milhões de passageiros passaram por 21 aeroportos do País e o índice de atraso foi de apenas 7,03%. O padrão internacional é de 15% de atrasos, ou seja o Brasil alcançou um índice de pontualidade de mais de 92%.  O tempo médio gasto pelo passageiro entre a abertura da porta do avião e a saída do aeroporto foi de 48 minutos.

O número de passageiros que usam o transporte aéreo vem crescendo nos últimos anos, o que contribui para a expansão tanto do turismo interno quanto do internacional. Em 2013, por exemplo, mais de 90 milhões de pessoas usaram o avião nos seus deslocamentos no Brasil, considerando aqui somente os passageiros domésticos, segundo dados da ABEAR (Associação Brasileira de Empresas Aéreas). Esse número coloca o Brasil acima da Índia (60 milhões) e do Japão (55 milhões).

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem