Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EMBRATUR AJUSTA ATUAÇÃO EM 2013

Serão realizados mais de um evento por dia útil, com o objetivo de alcançar novas marcas para o turismo brasileiro
Com a proximidade da realização de grandes eventos no Brasil e observando a conjuntura do mercado turístico mundial, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realinhou suas estratégias de promoção turística do país. “O resultado será uma atuação que proporcione um avanço cada vez mais expressivo nos números da entrada de turistas e divisas no território nacional, por meio de viagens”, ressaltou o diretor de Mercados Internacionais da Embratur, Marcelo Pedroso.
O diretor utilizou a “Semana do Brasil na Espanha”, que começa hoje (21), em Madri, na Espanha, com a participação da Embratur do Madrid Fusión – um dos principais eventos de gastronomia do mundo – para explicar a nova linha de atuação. “Este modelo que a Embratur vem adotando, ajusta a promoção olhando primeiramente para eventos direcionados ao público-alvo (operadores de viagens, agentes de turismo e jornalistas), com interesse natural pelo Brasil, já motivados a comercializar outros destinos do país”. Segundo ele, haverá uma diminuição gradativa de participação em eventos onde as oportunidades concretas de realização de negócios para os co-expositores da Embratur são menores. “Daremos prioridade para feiras que ofereçam um ambiente ‘negocial’, com encontros de negócios entre os participantes”, ressaltou Pedroso.
Além das tradicionais feiras, que seguem no Calendário de Promoção do Brasil em 2013, a programação prevê uma agenda de eventos em parceria com os principais operadores nos mercados de atuação da Embratur. “A expectativa é superar os números de eventos realizados no ano passado, quando alcançamos a marca de mais de uma ação por dia útil”, adiantou o diretor, que ressaltou que este também será um ano importante para alcançar números expressivos para o turismo brasileiro.
“Com a Copa das Confederações da FIFA Brasil 2013 e Jornada Mundial da Juventude, ultrapassaremos a barreira dos 5 milhões de turistas, chegando na meta, que é 6,1 milhões. Além disso, esses eventos irão elevar a imagem do Brasil, por meio da mídia, a um patamar diferenciado”, ponderou Pedroso.
Diversificação da cultura
Para a Embratur, 2012 foi um ano de fortalecimento da cultura brasileira como importante ícone para atrair turistas ao país, e a gastronomia tem sido um dos instrumentos para apresentar toda essa diversidade. “Em 2013, os aspectos culturais também estarão fortemente presentes nas nossas iniciativas, e para ampliar esses elementos, realizaremos uma agenda conjunta com o Ministério da Cultura”, adiantou Pedroso. O diretor afirmou, também, que essas iniciativas irão exercer papel fundamental para a criação de mais oportunidades de promoção do Brasil, partindo do princípio da diversidade encontrada no país.
Mercados de atuação
Seguindo as estratégias de mercados que recebem a promoção do Brasil no mundo, a Embratur continuará presente em países da América do Sul, América do Norte e Europa. Os países sul-americanos continuam ganhando importância. “Com o crescimento da economia do continente, a Embratur irá expandir sua atuação não só nos grandes mercados, mas ampliando para Colômbia, Peru e Venezuela. A proximidade, a capacidade de emissão e a integração aéreas são fatores que contribuem para o reforço de promoção nesses países”, detalhou Pedroso.
O ano de 2013 também será de entrada em mercados mais distantes. “Iniciaremos ações na Rússia, em 2014 deveremos incorporar a China e em 2015, a Índia. Será uma entrada gradativa, com estratégias exclusivas para cada país, com resultados a longo prazo”, finalizou o diretor.
  
Boa Viagem