Boa Viagem por Cristina Lira

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

EMBRAER,GENERAL ELETRIC, AZUL E AMYRIS ANUNCIAM PROJETO DE AVALIAÇÃO DE COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL PARA JATOS

A Embraer, General Electric e Amyris anunciaram hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (Memorandum of Understanding) para avaliar os aspectos técnicos e de sustentabilidade do combustível renovável da Amyris para jatos, denominado No CompromiseTM. A iniciativa pode resultar em um voo de demonstração de um E-Jet da Embraer de propriedade da Azul Linhas Aéreas utilizando motores GE no início de 2012.

Esta parceria combina fabricantes de aeronaves e motores líderes da indústria, uma companhia aérea comprometida e o desenvolvimento e produção de uma nova geração de combustível para jatos. O objetivo é acelerar a introdução de um combustível renovável para jatos capaz de reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa e oferecer uma alternativa sustentável de longo-prazo para combustíveis para jatos derivados de petróleo.

“Tornar os céus mais limpos é uma tarefa bastante complicada e requer amplo comprometimento e expertise da indústria”, afirma Frederico Curado, Diretor-Presidente da Embraer. “Esta parceria com empresas de alto nível certamente representará um importante passo nesse desafio.”

O combustível renovável para jatos desenvolvido pela Amyris é uma alternativa promissora aos combustíveis para jatos convencionais derivados de petróleo. Feito com base na cana-de-açúcar, a proposta é oferecer segurança no fornecimento, aspecto renovável,estabilidade no preço e significativa redução das emissões de gases de efeito estufa em comparação à atual base de combustíveis para jatos.

“Este é um grande e inovador passo dado pela indústria de transporte aéreo na luta contra o aquecimento global”, comenta David Neeleman, Presidente do Conselho de Administração da companhia aérea brasileira Azul.

O novo combustível já foi testado pelo Laboratório de Pesquisas da Força Aérea dos Estados Unidos, Instituto de Pesquisas Southwest, GE Aviation e outras indústrias.

“A GE está comprometida em desenvolver e produzir motores a jato mais eficientes (em termos de consumo de combustível) e com menor impacto ambiental para as companhias aéreas de todo o mundo”, afirma Chuck Nugent, Gerente-Geral da GE Aviation Small Commercial Engines. “No entanto, ainda há muito trabalho a ser feito em outras áreas para que tenhamos céus mais limpos. Esta parceria reforça o compromisso da GE.”

O governo brasileiro (via “Financiadora de Estudos e Projetos” – FINEP) já está contribuindo financeiramente com o programa. O Brasil tem a maior produção mundial de cana-de-açúcar e experiência na produção de etanol, que constitui uma importante etapa para o desenvolvimento do combustível renovável da Amyris para jatos.

A Amyris produz seu combustível renovável utilizando a recente tecnologia de biologia sintética. Por meio da alteração do metabolismo de micro-organismos, como em leveduras, a Amyris é capaz de produzir “fábricas de processamento” que transformam o açúcar em uma grande variedade de produtos renováveis, incluindo diesel, combustível para jatos e produtos químicos de alto desempenho.

“Este é um projeto revolucionário para o transporte aéreo”, comenta John Melo, CEO da Amyris. “Ele demonstra que uma indústria unida pode se desenvolver em um cenário de redução de emissão de poluentes por meio da utilização de recursos sustentáveis.”

Sobre a Embraer
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A. – NYSE: ERJ; BM&FBovespa: EMBR3) é uma Empresa líder na fabricação de jatos comerciais de até 120 assentos e uma das maiores exportadoras brasileiras. Com sede em São José dos Campos (São Paulo), a Empresa mantém escritórios, instalações industriais e oficinas de serviços ao cliente no Brasil, China, Estados Unidos, França, Portugal e Singapura. Fundada em 1969, a Embraer projeta, desenvolve,fabrica e vende aeronaves para os segmentos de aviação comercial, aviação executiva e defesa. A Empresa também fornece suporte e serviços de pós-vendas a clientes em todo o mundo. Em 30 de setembro de 2009, a Embraer contava com 16.986 empregados – número que não inclui funcionários das subsidiárias não-integrais – e possuía uma carteira de pedidos firmes a entregar de US$ 18,6 bilhões. Para mais informações, visite www.embraer.com.br.

Sobre a Azul Linhas Aéreas Brasileiras
A Azul (www.voeazul.com.br) começou a voar em 15 de dezembro de 2008, ligando inicialmente Campinas (São Paulo) a Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e a Salvador (Bahia), com vôos diários sem escalas. Hoje, a nova companhia aérea conecta 16 destinos no Brasil. Até o final de 2013, a Azul atenderá 25 cidades em todo o país. A empresa tem a frota mais moderna do mundo, a única composta 100% por jatos brasileiros – 12 E-Jets da Embraer, sete do modelo 190 e cinco 195. A Azul pretende encerrar 2009 com 15 aviões. No total, a empresa encomendou 36 E-Jets e tem opções para outros 40.

Sobre a GE
A GE (NYSE: GE) é uma empresa diversificada que atua em infra-estrutura global, finanças e mídia e cujo objetivo é atender às necessidade globais básicas. A GE Aviation, uma
unidade operacional da General Electric Company, é líder mundial no fornecimento de motores a jatos, componentes e sistemas integrados para aeronaves comerciais e militares. A GE Aviation tem uma rede global de serviços para apoiar seus produtos. Para mais informações, visite www.ge.com/aviation.

Sobre a Amyris Biotechnologies
A Amyris (www.amyrisbiotech.com) é uma empresa que fabrica produtos renováveis e integrados para a indústria química e de transporte com o objetivo de auxiliar a redução global de emissões de carbono. Sua estratégia é combinar tecnologia, produção e distribuição com o intuito de efetivamente comercializar produtos em grande escala,
participando, ao mesmo tempo, da cadeia de suprimentos. A empresa utiliza biologia sintética para produzir uma ampla variedade de produtos e combina esta tecnologia com ganho de escala e capacidade produtiva por meio de sua subsidiária Amyris Brasil. A Amyris também investe na distribuição por meio da subsidiária Amyris Fuels, LLC, nos EUA. Entre os principais investidores da empresa estão Kleiner Perkins, Khosla Ventures, The Texas Pacific Group, Votorantim

Boa Viagem por Cristina Lira