Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Em disputa acirrada, estudante Luana Fernandes se destaca e ganha concurso de gastronomia do Pittsburg

 

 

 Luana Fernandes é a vencedora do concurso “Sua receita no cardápio do Pitts”. A candidata, que atualmente faz pós-graduação em Cozinha Regional Brasileira, foi eleita na tarde dessa quarta-feira (19), em evento realizado na UNP da Roberto Freire. Com o primeiro lugar, Luana leva para casa um contrato de três meses de trabalho no Pittsburg, além de ter sua receita assinada no novo cardápio executivo da rede. Para ela, a experiência foi muito importante. “Eu fiquei muito feliz. Tinha uma torcida dos colegas do curso, eles me incentivaram. Acho que é uma questão de experiência. É a experiência que a gente precisa para entrar no mercado de trabalho e é uma oportunidade muito boa de estar entrando dessa forma”.

Ao todo, cinco participantes competiram na etapa final apresentando aos jurados as suas criações para o concurso, uma para cada categoria: carne, massa e risoto. O concurso também premiou os dois últimos lugares. Philippe Fonseca ficou com a segunda colocação e Marcos Carlos conquistou o terceiro lugar. Para Philippe – que atualmente está cursando o último semestre do curso – participar do concurso foi uma experiência muito gratificante. Quanto a inspiração para os pratos criados, comenta. “Sempre tive essa preocupação de levantar esse estandarte da cozinha regional, potiguar. Então, em meus pratos eu trouxe ingredientes da culinária potiguar, já que minha inspiração foi a cozinha regional”.

Já para Marcos, a experiência de ser finalista em um concurso desse porte também foi muito positiva. Em suas criações gastronômicas, Marcos quis pegar um cantinho de cada canto que gosta. “Fui um pouco no Mediterrâneo, um pouco na Argentina e teve também a parte brasileira”. Ainda sobre o concurso, acrescenta: “É muito bacana esse tipo de oportunidade. Eu não imaginava que teria essa proporção toda”.

A parceria entre o Pittsburg e a UNP surgiu da vontade de dar espaço a novos talentos. De acordo com Kleber Carvalho, presidente da rede, é uma satisfação fazer um concurso para pessoas terem a oportunidade de mostrar o trabalho que estão fazendo na universidade. “Eu gosto de dar oportunidade para as pessoas que estão querendo entrar no mercado de trabalho, começar um negócio novo, pegar um know-how, aproveitar uma empresa já conhecida e que já tem um certo sucesso. Geralmente as empresas gostam de contratar chefs renomados e a gente tem tantos talentos que estão começando e que poderiam estar nos ajudando”.

Coordenadora do curso de Gastronomia na UNP, Anna Maria Nóbrega ficou muito feliz com o resultado do concurso. “É bem bacana uma ação como essa principalmente para que a gente se aproxime mais do mercado. Muitas vezes a formação que a gente dá para o nosso aluno tem que estar aliada com o que o mercado está precisando. O nível dos competidores foi bom, acho que eles têm uma capacidade de atender ao que o Pitts está precisando. Tem um prato ou outro que se destacou, mas todos foram bem equiparados. Acredito que a mesa como um todo, de acordo com as suas experiências e as suas diversidades, conseguiu fazer uma boa seleção”.

O jornalista Benicio Siqueira, da revista Deguste, participou do júri técnico e se revelou surpreso com o nível dos candidatos. “Os pratos foram bem apresentados e na média bem executados. É interessante porque eles são alunos. Eles estão conseguindo imprimir uma qualidade e boa apresentação que me surpreendeu. Achei a proposta interessante, queria aproveitar e parabenizar a iniciativa do Pittsburg e a acolhida da UNP à proposta. Acho que o objetivo maior da universidade é formar profissionais pra poderem ser absorvidos pelo mercado. Então essa proposta eu acho que vai muito de encontro com isso porque faz com que os estudantes pensem, pesquisem pra poder passar num concurso desse. Eu acho interessante e espero que nos outros anos aconteça novamente”.

O jornalista e colunista social Rodrigo Loureiro também compôs a bancada do júri e destacou os esforço que os alunos tiveram em dar o melhor para atender as necessidades do Pittsburg. “O nível foi bem bacana. Foi bem concorrido e a diferença de pontos entre os candidatos foi bem pequena. Eu acho que o Pittsburg inovou mais uma vez. Achei uma grande sacada. Tanto agregando valor a casa como principalmente dando oportunidade aos alunos de estarem em uma grande franquia como é o Pittsburg. Eu acho que foi uma tacada de mestre”.

Os cinco finalistas foram selecionados levando em consideração a facilidade de preparo do prato no dia a dia, os ingredientes escolhidos, o modo de preparo do prato, e análise do currículo. Nesta última etapa também foram analisadas a apresentação do prato, harmonia dos ingredientes, higienização e tempo de preparo.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem