Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Dubai aumenta capacidade hoteleira e está entre as 10 cidades globais de destaque no setor

Cidade marcará 100 mil quartos de hotéis com aumento em seu inventário hoteleiro para atender contínua demanda turística
 – Dubai está preparada para alcançar a marca de 100 mil quartos de hotéis no próximo mês, posicionando-se na lista das 10 melhores cidades em termos de disponibilidade hoteleira, indicando a alta demanda dos viajantes internacionais e sustentando o crescimento no setor turístico.
Além de uma forte trajetória histórica de crescimento no número de visitantes em Dubai, os viajantes têm mostrado preferência por se hospedar em acomodações pagas, mesmo quando estão em visita aos amigos e parentes (VFR). A tendência, juntamente com a oferta de lazer, eventos e atrações, que está se expandindo cada vez mais, faz com que famílias e casais se hospedem por um período mais longo na cidade.
Ao longo dos próximos três anos, o Departamento de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai (DTCM) espera que o número de reservas em quartos de hotel e apartamentos alcance a marca de 36,9 milhões de noites, registrando uma taxa de crescimento anual (CAGR) entre 11 e 12% até o final de 2018. É esperado também que a taxa de quartos tenha aumento semelhante e atinja 138 mil quartos até o final de 2018.
Com a crescente demanda, é previsto que a taxa de ocupação fique em torno de 77% até 2018. No primeiro trimestre de 2016, os hotéis de Dubai tiveram alguns dos maiores índices mundiais de ocupação, com taxas médias de aproximadamente 85%, RevPar de AED 520 (US$ 142) e média de tarifas de AED 609 (US$ 166).
“Estruturalmente, bons níveis de ocupação são considerados um pré-requisito para acomodar o aumento da demanda e manter os preços, assegurando que nossa oferta como destino permaneça atraente para os turistas do mundo todo, ao mesmo tempo em que mantém as altas taxas de desempenho do setor hoteleiro. Neste contexto, nosso projeto baseia-se em manter um limite de ocupação sólido e, futuramente, aumentar a capacidade em cerca de 40%, de modo a assegurar a manutenção das taxas de ocupação altas para a indústria hoteleira e expandir o valor econômico de Dubai como destino turístico”, afirma Sua Excelência Helal Saeed Al-Marri, diretor-geral do DTCM.
Alinhado com a estratégia do setor de turismo, Dubai tem visto um crescimento constante alimentado pelos setores público e privado a fim de incrementar a Visão do Turismo no Emirado e receber 20 milhões de turistas por ano até 2020. Sendo assim, está em andamento um esforço para promover a abertura de parques temáticos e aumentar a oferta de atrações turísticas, incluindo a Dubai Opera House e o Dubai Historical District, bem como uma alta variedade de centros comerciais e um calendário anual com diferentes eventos e festivais, que continuamente atraem mais visitantes, tanto aqueles que estão em Dubai pela primeira vez como os que desejam repetir a experiência. Todas essas mudanças encorajarão os turistas a prolongar sua estadia na cidade.
Para este fim, o DTCM espera expandir o tempo de permanência para quatro dias até 2018, juntamente com o crescimento do volume de visitantes internacionais – estimulado pela conectividade e capacidade oferecidas pela Emirates Airline e FlyDubai –, para entregar um efeito multiplicador e sustentar a crescente demanda por hotéis que está por vir.
“Para o período dos próximos três-cinco anos, nosso objetivo é garantir um crescimento específico deste setor, que contribua diretamente com o PIB do Emirado, conduzido pela quantidade de pessoas e o tempo de permanência. Toda a indústria do setor tem trabalhado continuamente para este fim”, explicou Al-Marri.
O crescimento do inventário de hotéis e apart-hotéis do final de 2015 até o final de 2018 conta com uma expansão no número de propriedades em sua classificação, com a expectativa de crescimento de propriedades de três e quatro estrelas com uma CAGR de 16,8% e 14,4% respectivamente, apoiado por incentivos do DTCM para estimular o desenvolvimento deste mercado. Para as propriedades de três estrelas, especificamente, essa taxa de crescimento é consideravelmente maior que a de 2,9% registrada entre 2012 e 2015. Para o mesmo período, há uma previsão de uma CAGR de 11,6% no segmento de cinco estrelas, setor que mantém um ritmo constante de desenvolvimento na cidade.
A variação de expectativa de crescimento de cada subcategoria de hospedagem enfatiza a necessidade de alargar a base do turismo de Dubai, acolhendo volumes maiores de pessoas e atraindo famílias e casais, com preferência por hospedagens acessíveis, para mais pessoas e longas durações, enquanto o Emirado continua a atender a demanda de visitantes que procuram experiências luxuosas.
“Dubai é e permanecerá sendo um dos principais destinos de luxo e continuaremos a investir para trazer cada vez mais turistas que procuram experiências de alto padrão, o que tem facilitado ao setor investir em mais opções cinco estrelas, desafiando os mercados globais. A implementação de programas de incentivo tem como objetivo fomentar o crescimento da oferta de propriedades três e quatro estrelas e garantir que se mantenha uma oferta variada, de modo que a cidade permaneça atraente para o segmento que busca opções baseadas em preço – e ainda assim contribua significantemente para o PIB de Dubai. Seguiremos trabalhando estreitamente com o setor no desenvolvimento do inventário hoteleiro ao longo dos próximos anos para manter nossa competitividade e nossa capacidade no mercado global de turismo”, concluiu Al–Marri.
Uma série de atrações será inaugurada em 2016, ajudando a impulsionar ainda mais a atratividade internacional de Dubai entre os visitantes de estadias prolongadas, como o lançamento de dois mega parques temáticos.
Dubai Parks & Resorts – que abriga a LEGOLAND Dubai, LEGOLAND Water Park, Motiongate Dubai e Bollywood Parks Dubai – projeta receber 6,7 milhões de visitas em seu primeiro ano de operação, em 2017. A empresa anunciou a adição do primeiro parque temático do Oriente Médio da Six Flags, que será inaugurado no último trimestre de 2019.
Enquanto isso, o IMG Worlds of Adventure, que abrirá em agosto deste ano, tem capacidade de receber 20 mil visitantes por dia e expectativa de receber 4,5 milhões de visitantes em seu primeiro ano de operação, com uma repartição igual entre residentes, locais e visitantes internacionais.
Além disso, Dubai Safari, o icônico Dubai Opera House e o teatro La Perle vão ampliar ainda mais o apelo global de Dubai para visitas em família. As atrações serão inauguradas no final de 2016.
No segmento de varejo, Dubai já oferece mais de 95 shopping centers, bem como os tradicionais mercados árabes, que esperam expandir 400 mil metros quadrados de espaço, a ser concluído em 2016.
Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem