Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Doze estabelecimentos baianos já se cadastraram no novo Sistema de Classificação Hoteleira

Doze hotéis baianos já se cadastraram ou buscaram informações sobre o novo Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem, lançado pelo Ministério do Turismo e apresentado nesta quinta-feira (8), aos empresários do setor hoteleiro, durante encontro no Centro de Convenções, em Salvador. A iniciativa prevê a volta das estrelas como critério de diferenciação entre os estabelecimentos.
Dos estabelecimentos cadastrados, dois já foram classificados de acordo com o novo sistema. O Vila Galé Marés, em Guarajuba, no município de Camaçari, obteve a nota máxima e se enquadrou como cinco estrelas, e o Hotel Porto do Sol, em Caetité, no sudoeste do Estado, possui três estrelas. Outros dez meios de hospedagem na Bahia serão avaliados ainda este ano.
A ferramenta servirá como um balizador para os usuários dos hotéis brasileiros, durante os megaeventos esportivos que serão realizados no Brasil em 2013 (Copa das Confederações), 2014 (Copa do Mundo) e 2016 (Jogos Olímpicos).
Formatado de maneira participativa, o Sistema de Classificação dos Meios de Hospedagem foi elaborado conjuntamente por meio de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia,Sociedade Brasileira de Metrologia e sociedade civil.
Na Bahia, os órgãos parceiros do MTur são a Secretaria de Turismo do Estado e o Instituto Baiano de Metrologia (Ibametro). Para o secretário Domingos Leonelli, o sistema é positivo, pois vai auxiliar o turista a avaliar o meio de hospedagem, antes de adquirir o serviço.
O sistema, que adotará as tradicionais estrelas como meio de classificação, funcionará com adesão voluntária e obedece a critérios de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Com a nova regra hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem serão classificados de acordo com as seguintes categorias: Hotel – 1 a 5 estrelas; Resort – 4 e 5 estrelas; Hotel Fazenda – 1 a 5 estrelas; Cama e Café – 1 e 4 estrelas; Hotel Histórico – 3 a 5 estrelas; Pousada – 1 a 5 estrelas e Flat – 3 a 5 estrelas.
Empresários do setor hoteleiro, a exemplo de Sílvio Pessoa, presidente do Sindicato que representa os hotéis, e Manuel Garrido, da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, acham positiva a iniciativa e disseram que o principal desafio é fazer com que o projeto tenha uma boa taxa de adesão, uma vez que é facultativo.
Fichas eletrônicas – Durante o evento, que também contou com uma palestra do presidente do Convention Bureau de São Paulo, Toni Sando, o analista de Negócios do Ministério do Turismo, Raul Longo, apresentou o novo formato das fichas cadastrais de hóspedes. Segundo ele, o novo modelo terá envio eletrônico dos hotéis para os órgãos governamentais de turismo, “o que facilitará a identificação do perfil dos turistas que se hospedam nos hotéis brasileiros”.
Para saber quais os critérios e forma de participar do sistema, clique no link: http://www.setur.ba.gov.br/2012/11/07/saiba-tudo-sobre-a-nova-classificacao-dos-meios-de-hospedagem/ e saiba mais.
Boa Viagem