- Pelo menos 15 novos portos serão destinados para os navios da Divisão de Cruzeiros se conectarem à energia proveniente de terra entre 2024 e 2026, reforçando o compromisso atual da Companhia
- Os navios de cruzeiro da MSC utilizarão a energia proveniente de terra em mais portos assim que esse serviço estiver disponível
MSC Euribia
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC revelou os detalhes da próxima fase de seu plano de conexão de energia proveniente de terra. Pelo menos 15 novos portos, entre 2024 e 2026, serão utilizados para que os navios da Companhia se conectem à rede elétrica local, demonstrando ainda mais o compromisso e o progresso contínuo rumo à descarbonização e para com a redução de emissões dos navios da frota enquanto estão atracados nos portos.
O novo plano de conexão de energia proveniente de terra de 2024 a 2026 inclui pelo menos cinco portos italianos; Barcelona e Valência, na Espanha; Stavanger e Norfjordied, na Noruega; Miami, nos Estados Unidos; Copenhague, na Dinamarca; Marselha, na França; Roterdã, na Holanda; Valeta, em Malta; e Estocolmo, na Suécia.
A Companhia espera que seus navios, tanto da MSC Cruzeiros, quanto da Explora Journeys, utilizem totalmente as instalações de energia proveniente de terra em todos os outros portos onde opera na Europa e no resto do mundo, assim que estiverem disponíveis para esse uso.
O uso de energia proveniente de terra elimina a necessidade de manter o motor de um navio funcionando e reduz drasticamente as emissões no porto.
Desde fevereiro de 2023, os navios da MSC Cruzeiros utilizam, com sucesso, de energia proveniente de terra nos portos de Southampton, no Reino Unido, e Kristiansand, na Noruega, e, no segundo semestre deste ano, testará as instalações no porto norueguês de Haugesund. Outros testes em portos europeus estão programados, ainda em 2023, para os navios da Companhia em Bergen e Alesund, na Noruega, e Warnemunde, na Alemanha.
A MSC Cruzeiros também usará energia proveniente de terra nos portos alemães de Hamburgo, e Kiel, com início previsto para 2024.
A Companhia assinou, em 2022, um memorando de entendimento (MOU) com a Cruise Baltic para conectividade de energia proveniente de terra na área do Mar Báltico. A Cruise Baltic possui 32 portos e destinos na região comprometidos em aumentar o número de instalações com essa tecnologia.
Todos os novos navios da MSC Cruzeiros, construídos desde 2017, possuem como padrão a capacidade de utilizar energia proveniente de terra e, juntamente com os retrofits concluídos nos outros navios, 67% da frota da Companhia está equipada com essa tecnologia. Mais navios serão adaptados à medida que os portos, em seus itinerários de navegação, disponibilizarem a energia proveniente de terra.
Todos os navios do Explora Journeys também contarão com recursos para utilização de energia proveniente de terra. O EXPLORA I, primeiro navio da frota da nova marca, entrará em serviço no dia 17 de julho deste ano.
Linden Coppell, Vice-Presidente de Sustentabilidade e ESG da MSC Cruzeiros, disse: “A utilização de energia proveniente de terra é um fator importante em nossa jornada rumo a operações com zero emissões líquidas de gases de efeito estufa (GEE). Todos os nossos novos navios, construídos desde 2017, possuem tecnologia para se conectarem às redes de energia locais e estamos implementando os retrofits necessários em nossos outros navios da frota.”
“O nosso plano de energia proveniente de terra demonstra ativamente a nossa ambição e nosso total empenho em reduzir as emissões dos nossos navios, incluindo quando estes estão atracados nos portos.”
“Investimos fortemente em sistemas híbridos de limpeza de gases de escape para reduzir significativamente as emissões atmosféricas locais e agora precisamos que mais portos, em toda a Europa e no resto do mundo, passem a utilizar a tecnologia de energia eléctrica proveniente de terra o mais rapidamente possível. Ao reduzir significativamente as emissões nos portos, estamos cumprindo com a nossa responsabilidade para com os portos e as comunidades litorâneas que os nossos navios visitam e atendem”.
“Juntamente com o uso de combustível GNL, melhorando a eficiência energética, utilizando sistemas inovadores de tratamento de águas residuais e reciclando resíduos, damos passos positivos em nosso papel de combate às alterações climáticas e proteção a biodiversidade dos oceanos.”
O mais novo navio da MSC Cruzeiros, o MSC Euribia, apresenta o design com maior eficiência energética de todos os tempos e realizou, no início do mês, algo inédito na indústria quando navegou da França para a Dinamarca, demonstrando o potencial de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa por meio da utilização de bio-GNL renovável.
Sobre a Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o conglomerado privado líder em transporte marítimo e logística, com base na Suíça, e mais de 300 anos de herança marítima, está sediada em Genebra, na Suíça, e tem duas marcas distintas em sua estrutura – a marca contemporânea e a de luxo.
A MSC Cruzeiros, a marca contemporânea, é a terceira maior marca de cruzeiros do mundo, bem como líder na Europa, América do Sul, região do Golfo e Sul da África, com a maior participação de mercado, além de capacidade implementada do que qualquer outra companhia. É também a marca global de cruzeiros que cresce mais rápido, com forte presença nos mercados do Caribe, América do Norte e Extremo Oriente.
Sua frota possui 22 modernos navios combinados com um futuro portfólio de investimento global considerável de novos navios e está projetada para aumentar para 23 navios de cruzeiro até 2025.
A MSC Cruzeiros oferece aos seus hóspedes uma experiência de cruzeiro enriquecedora, envolvente e segura inspirada na herança europeia da empresa, onde podem desfrutar de gastronomia internacional, entretenimento de classe mundial, programas premiados para famílias e a mais recente tecnologia de fácil utilização a bordo. Para saber mais sobre os itinerários da MSC Cruzeiros e a experiência a bordo de seus navios, clique aqui.
Enquanto isso, a marca de luxo, Explora Journeys, começará a operar em 2023 com uma frota com as mais recentes e avançadas tecnologias ambientais e marítimas disponíveis. O primeiro navio terá uma tonelagem bruta de 63.900 GT e contará com 461 das maiores suítes dos mares, todas com varandas ou terraços com vista para o mar. Esses luxuosos navios apresentarão ao segmento de luxo uma ampla gama de novas experiências para hóspedes e outras atividades, bem como proporções generosas de espaços públicos, além de apresentar um design altamente inovador. Para saber mais sobre a Explora Journeys, clique aqui.
A MSC Cruzeiros está há muito tempo comprometida com a gestão ambiental com uma meta de longo prazo de atingir zero emissões em suas operações até 2050. A Empresa também é uma investidora significativa em tecnologias ambientais marítimas da próxima geração, com o objetivo de apoiar seu desenvolvimento acelerado e disponibilidade em toda a indústria. Para saber mais sobre o compromisso ambiental da Empresa, clique aqui.
Por fim, para saber mais sobre a MSC Foundation, que faz parte do Grupo MSC para liderar, focar e promover seus compromissos de conservação, humanitários e culturais, consulte aqui.