Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Direito do turismo está em evolução


Joandre Ferraz, consultor jurídico do Sindicato das Empresas de Turismo do Estado de São Paulo (Sindetur-SP), da Associação Brasileira de Agências de Viagens de São Paulo (ABAV-SP) e da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (ABREMAR), afirma que o Direito do Turismo está em evolução, no Brasil e no mundo.
Autores espanhóis, argentinos e uruguaios destacam que esse ramo do Direito, por não ter autonomia ou princípios próprios, integra o Direito Administrativo ou é considerado um sistema de regras administrativas e comerciais aplicáveis ao turismo. Ainda assim, de acordo com o consultor, o setor vem ganhando espaço, mesmo disperso em leis como a Lei do Turismo, o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o Código Civil e o Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) entre outros.
Joandre foi pioneiro, ainda em 1983, em integrar o Direito do Turismo no Direito Econômico, com regras projetadas para o planejamento do uso dos atrativos naturais e culturais, dos estímulos a investimentos, do controle de qualidade dos serviços e das relações de consumo turístico.
“É uma pena que a atuação das autoridades ministeriais e reguladoras não tenha acompanhado a evolução doutrinária do direito aplicado ao setor e que o judiciário ainda vacile sobre os papéis e responsabilidades de seus protagonistas”, conclui Joandre.

 
Boa Viagem