Boa Viagem

Informativo digital do mundo do turismo

Notícias

Dia Mundial do Meio Ambiente: Confira os locais mais bem preservados do país

Fernando-de-Noronha-3

O dia de preservar a natureza é todo dia. Mas tiramos o 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, para reforçar ainda mais a importância dessa prática. Por isso, fizemos uma lista dos lugares mais bem preservados do Brasil e que valem a pena uma visita. Confira!

– Fernando de Noronha, Pernambuco: Situado no litoral de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é um dos maiores atrativos para os apaixonados pela natureza. Repleto de praias de águas cristalinas, a ilha figura com bastante frequência nas localizações mais bonitas do mundo. Muitas praias, inclusive, são equipadas com diversos mecanismos que fazem de Fernando de Noronha a primeira praia com acessibilidade do país. Para o empresário Gustavo Longman, que administra as pousadas EcoCharme na ilha, os melhores passeios para se saber são as trilhas ecológicas, passeios de barco, além de diversas modalidades de mergulho. O pousadeiro oferece um guia turístico assim que os visitantes chegam à pousada. Assim, é possível sair de lá já com todo o trajeto planejado. Entretanto, como 70% da região é área de proteção ambiental, existe um limite no número de visitantes na ilha, que são convidados a assistir uma palestra sobre o tema assim que desembarcam no arquipélago.

– Bonito (Pantanal), Mato Grosso: Localizada no Centro-Oeste do Brasil, a região do Pantanal ocupa 140 mil quilômetros quadrados e 65% de sua área pertence ao estado do Mato Grosso do Sul. Reconhecida como Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade, a área é uma das mais abundantes reservas naturais do Planeta. É um ótimo lugar para quem deseja entrar em contato com a fauna e a flora brasileira. O local, inclusive, já foi eleito onze vezes consecutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil.

– Jericoacoara, Ceará: A Vila de Jericoacoara esta situada entre as dunas do Parque Nacional Jericoacoara, localizado 300 km a oeste de Fortaleza, no estado do Ceará. Ao contrário do que muitos pensam, a região não tem apenas praias como atrativo. O mangue seco, as lagoas e as dunas também encantam os turistas. Por lá, existem uma série de restrições para construções e os carros são proibidos de circular dentro da vila, além de não haver pavimentação nem calçadas, o que contribui para conservar a beleza natural do cenário.

– Tibagi, Paraná: A 198 Km de Curitiba, a cidade de Tibagi é um prato cheio para os amantes do ecoturismo e do contato com a natureza. Cercadas de paisagens naturais, o município é referência no turismo de aventura com seus rios, cachoeiras e formações rochosas. Para quem gosta de aventura, vale visitar o Parque Estadual do Guartelá, praticar rafting no Rio Tibagi e arriscar o rapel nas cachoeiras Puxa Nercos e Sal de Santa Rosa.

– Lençois Maranhenses, Maranhão: Os Lençois são um dos principais atrativos naturais do Maranhão. Por lá, um ótimo programa é passar o dia no Polo Parque dos Lençóis, que está localizado no litoral oeste do estado e abrange quadro municípios. O parque é uma reserva natural e, como tal, segue leis de preservação bastante rigorosas. O difícil acesso também contribui para proteger a natureza local. Isso não quer dizer, entretanto, que os aventureiros não possam se divertir. Vale a pena conferir o mar de dunas e as lagoas da região além de percorrer as trilhas de terra que dão acesso aos riachos da região.

– Jalapão, Tocantins: Não muito longe da capital do estado de Tocantins, encontramos um dos principais destinos de ecoturismo e turismo de aventura do país. Com uma área de 34 mil quilômetros quadrados, o Parque Nacional do Jalapão é composto, em maioria, por propriedades privadas. Por lá, é possível encontrar cachoeiras exuberantes, além de dunas e corredeiras para a prática de rafting. Entre os principais atrativos, estão o Fervedouro, a Cachoeira da Velha e o Rio Novo. Ultimamente, o número de turistas que visitam a região tem aumentando bastante, o que faz com que o poder público se mobilize para tentar manter a região preservada. Apesar da popularidade, não é aconselhado se aventurar sozinho na região sem um guia especializado por perto.

– Península do Maraú, Bahia: A 180 km ao sul de Salvador, a Península do Maraú se destaca por suas praias tranquilas e mornas, areias claras e rios próximos ao mar. Com um cenário paradisíaco quase intocado, o lugar é ideal para mergulho e trilhas ecológicas, fazendo da região a opção perfeita para quem busca tranquilidade e contato com a natureza. Um ponto interessante sobre o local é que a preservação da região não é feita por orgãos e sim governamentais e sim pelos próprios moradores, que têm consciência do valor da natureza.

Cristina Lira - graduada em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB) é baiana e radicada em Natal (RN), com cidadania portuguesa. Trabalha há mais de 20 anos com o turismo e adora o que faz: escrever, viajar e prestar varios serviços no segmento. Em 2008, criou o blog www.turismocristinaliranatal.blogspot.com, um sucesso, que migrou para o site www.cristinalira.com (Turismo por Cristina Lira). "Desde 2011, organiza o Encontro dos Profissionais do turismo com Cristina Lira (RN), em Natal e que já aconteceu em 7 cidades do Brasil , em Portugal e na Itália. O evento reúne empresários, profissionais do turismo e jornalistas para um momento de aprendizado e network. O próximo pode ser em sua cidade!. Neste espaço divulga as news do turismo do Brasil e do mundo. Confira e mande sua sugestão!
Boa Viagem